CPV /IS, Jerez: Mora e Abreu vencem corrida 1, título do Supercars España entregue a Mathieu Martins

Por a 2 Novembro 2025 11:50

Foi uma Corrida 1 particularmente movimentada em Jerez, marcada por incidentes, mudanças de liderança e um Safety Car que baralhou por completo as contas. No final, Francisco Mora e Francisco Abreu, ao volante do Toyota GR Supra GT4 EVO 2 (TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal), emergiram como vencedores da atribulada prova. César Machado e Adrián Ferrer, no Toyota GR Supra da S+eedy Motorsport, terminaram em segundo, enquanto Mathieu Martins e Henrique Oliveira, no Aston Martin Vantage AMR GT4 da RACAR Motorsport, completaram o pódio. Com este resultado, Martins assegurou o título de GT4 Absoluto no Supercars España.

Largada intensa

Na largada, Mathieu Martins manteve-se firme na frente, seguido de César Machado e Francisco Abreu, num arranque em que as disputas se multiplicaram nas posições intermédias. Logo na primeira volta, o Toyota da Gianfranco Motorsport, conduzido por Nuno Afonso e Alexandre Areia, saiu de pista. A dupla, uma das principais candidatas ao título nos GT4 Pro Bronze, foi forçada a regressar às boxes, perdendo tempo precioso e comprometendo qualquer ambição de vitória.

O trio da frente manteve-se estável nas voltas seguintes, mas atrás o ritmo era intenso. Álvaro Lobera / Gonzalo de Andrés (McLaren Artura GT4), Luís Tavares / João Aguiar Branco (Porsche Cayman RS CS) e José Carlos Pires / Tomás Guedes (Toyota GR Supra GT4 EVO 2) lutavam animadamente pelo quarto lugar. Também José Cautela / Lourenço Monteiro (McLaren Artura GT4) e Tomás Granzella / Max Huber (Mercedes-AMG GT4) se juntaram à batalha, num pelotão compacto e repleto de trocas de posição.

Safety car trouxe confusão

A corrida decorria sem sobressaltos até à janela de trocas de pilotos, altura em que o segundo Toyota da Gianfranco Motorsport, tripulado por Miguel e André Nabais, sofreu danos significativos. O incidente provocou a entrada do Safety Car, que, por ter entrado na pista fora de posição, causou alguma confusão entre as equipas e pilotos.

No recomeço, Tomás Granzella assumiu a liderança, seguido por Henrique Oliveira (no lugar de Mathieu Martins) e Francisco Mora (no lugar de Francisco Abreu). Logo atrás surgiam Adrián Ferrer (substituindo César Machado) e o Porsche de Luís Tavares / João Aguiar Branco. Pouco depois, com o Mercedes de Granzella / Huber a entrar nas boxes, Oliveira herdou o comando, mas Abreu lançou um ataque decidido. O Toyota número 26 não demorou a recuperar a dianteira, com Ferrer atento a qualquer erro que pudesse explorar.

Mora agarrou a liderança

À medida que as voltas avançavam, as posições na frente estabilizaram, mas o grupo perseguidor manteve a luta viva. Tavares e Aguiar Branco seguravam o Porsche na frente de Cautela e Monteiro, Pires e Guedes, e de Andrés e Lobera, todos separados por escassos segundos.

Já perto do final, a dois minutos da bandeira de xadrez, Henrique Oliveira cometeu um ligeiro erro que Ferrer aproveitou para subir ao segundo posto. Francisco Mora cruzou a linha de meta em primeiro, celebrando com Francisco Abreu uma vitória trabalhada e merecida. Machado e Ferrer terminaram em segundo, seguidos de Martins e Oliveira, com o francês a festejar o título espanhol em grande estilo.

Nas contas das divisões. Mora e Abreu venceram nos GT4 Pro, Cautela e Monteiro (a fazer um excelente fim de semana) triunfaram nos Pro Bronze (Monteiro passou Aguiar-Branco já perto do fim), tal como a dupla de Andrés /Lobera nos Bronze. Nos AM, vitória para Rúben Vaquinhas / Pedro Bastos Rezende (Aston Martin Vantage AMR GT4).

Foto: Zoom Motorsport

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado