Fórmula 3: Foco na preparação para 2026 com testes pós-temporada em Jerez
Alessandro Giusti mostrou confiança e rapidez ao liderar o primeiro dia de testes pós-temporada da FIA Formula 3 em Jerez, colocando o seu nome em evidência logo no regresso das equipas ao circuito espanhol. O piloto francês, ao serviço da MP Motorsport, fechou a manhã com o tempo mais rápido do dia — um impressionante 1:30.732 — impondo-se à concorrência e demonstrando potencial para a nova época.
“O objetivo era manter a consistência em pista”
Logo após as primeiras voltas de instalação e as tentativas iniciais dos adversários, Giusti destacou-se com uma volta perfeita já na segunda hora do teste matinal: “O objetivo era manter a consistência em pista e procurar os limites do carro. O trabalho da equipa foi fundamental para encontrar a melhor afinação desde cedo”, referiu o francês, que terminou a manhã à frente de Freddie Slater (Trident) e Mattia Colnaghi (teammate).
A meio da sessão, Slater chegou a aproximar-se dos tempos de Giusti, mas ficou a mais de dois décimos do líder, que manteve a dianteira sem novos contratempos até ao final do segmento. Jesse Carrasquedo e Tuukka Taponen completaram o top cinco.
“É importante testar diferentes configurações para evoluir”
Na parte da tarde, o enfoque passou para os treinos longos e trabalho estratégico das equipas, com Campos Racing a dominar os primeiros minutos. Giusti, depois de nova série de voltas rápidas, garantiu o segundo posto na tabela vespertina, com 1:32.101 — apenas batido pelo colega Tuukka Taponen. “É importante testar diferentes configurações para evoluir em ritmo de corrida e identificar onde podemos ganhar”, salientou Giusti, satisfeito pela solidez dos resultados.
O francês sublinhou ainda o bom ambiente na estrutura da MP Motorsport: “A troca de informações entre os pilotos e engenheiros está a ser decisiva nesta fase. Sentimos que podemos chegar competitivos à nova temporada”.
MP Motorsport dominou
A manhã foi marcada pela superioridade da dupla Giusti-Taponen, que terminou ambos os segmentos entre os mais rápidos. Slater e Ugochukwu também estiveram entre os protagonistas, tal como Gerrard Xie, Christian Ho e Jesse Carrasquedo, que se mantiveram no top 5 em vários momentos do dia.
Foco na preparação para 2026
Os testes continuam amanhã, mas Giusti já aponta ao futuro: “Estes dias em Jerez são cruciais para nos adaptarmos a todas as variáveis e prepararmos a época 2026 com confiança.” O francês fecha o dia como o mais rápido na manhã e segundo à tarde — posição que lhe garante o estatuto de revelação neste ciclo inicial dos treinos pós-temporada da FIA Formula 3.
FOTO Facebook Circuito de Jerez


O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






