VW lidera vendas europeias de elétricos
A Volkswagen liderou as vendas europeias (a 28 países) de veículos elétricos no primeiro semestre, com a marca alemã a beneficiar da popularidade da sua gama ID e do declínio da Tesla. Dados da JATO Dynamics apontam para uma quebra da marca americana em 33% nos primeiros seis meses do ano.
Com os veículos 100% elétricos a representarem 17,4% do total das vendas de automóveis novos na Europa no primeiro semestre (crescendo 3,6% face ao período homólogo), a Volkswagen assume vantagem como a marca mais vendida no continente, de acordo com os dados mais recentes divulgados pela JATO Dynamics.
Com 135.427 unidades registadas, a Volkswagen cresceu 78% no primeiro semestre e assume o comando da tabela de vendas europeia, com a sua gama ID a destacar-se em vários mercados. Por seu turno, a quebra nas vendas da Tesla – seja pelo efeito da renovação do Model Y (o seu “bestseller”), seja pela chegada de rivais cada vez mais competentes e fortes – foi um dos dados mais se destacou no primeiro semestre.
A marca de Elon Musk caiu 33% e foi a marca que mais desceu nas vendas dos primeiros seis meses, embora seguida de perto pela Volvo, que caiu 32% face ao mesmo período do ano passado, com 49.219 unidades vendidas.
Voltando ao “pódio” de vendas, a BMW assume o terceiro lugar, com 94.658 unidades, subindo 15%, ao passo que a Audi e a Skoda (também do Grupo Volkswagen) surgem em quarto e quinto lugares, respetivamente. A marca dos quatro anéis vendeu 74.561 unidases (+53%), mas em valor de crescimento foi batida pela sua congénere checa, que matriculou 71.789 unidades (+147%), fruto da chegada do Elroq, sobretudo.
Também a Renault teve um primeiro semestre muito competitivo, muito por “culpa” do 5 E-Tech, que tem sido um dos modelos de proa da gama. A marca francesa matriculou 64.402 unidades (+58%), ficando à frente da Kia (55.915 unidades; +60%) e da Mercedes (55.428 unidades; +5%).
Mais abaixo na tabela, destaque ainda para os aumentos registados por BYD (41.270 unidades; +143%), Cupra (31.372 unidades; +109%), Ford (35.239 unidades; +223%), Citroën (33.557 unidades; +185%), Mini (27.627 unidades; +204%), Porsche (18.192 unidades; +318%) e Xpeng (8.346 unidades; +273%).
Model Y retém liderança
Porém, se a Tesla caiu do topo da tabela das marcas mais vendidas no primeiro semestre, o Model Y, mesmo com a sua fase de renovação, conseguiu manter-se como o elétrico mais vendido dos primeiros seis meses. Mas, fá-lo assistindo-se a uma queda de 33% nas unidades vendidas, matriculando-se 68.801 unidades, ainda assim à frente do Volkswagen ID.4, do qual foram matriculadas 40.335 unidades (+38%).
O terceiro lugar é ocupado por outro Tesla, neste caso o Model 3, com 39.864 unidades (-33%), não havendo, no caso deste, mudança de gama que possa justificar a quebra nas vendas. Mas é depois que surgem mais dois modelos de destaque para a Volkswagen, com os ID.7 e ID.3 a venderem 38.113 unidades e 37.421 unidades, respetivamente, contribuindo então para o primeiro lugar da marca de Wolfsburgo.
Novidades chegadas ao mercado mais recentemente, os Kia EV3 (35.023 unidades), Renault 5 E-Tech (34.206 unidades) e Skoda Elroq (34.076 unidades) ocupam as três posições seguintes,
valendo a pena notar que, no “top 10”, cinco dos modelos pertencem ao Grupo Volkswagen e a modelos com base na plataforma MEB.
Sandero dita leis
Abordando o mercado de forma mais geral, contabilizando todo o tipo de motorizações, o cenário é bem diferente, cabendo ao Dacia Sandero a liderança geral, graças às 128.842 unidades matriculadas no primeiro semestre – ainda assim, uma descida de 11% face ao mesmo período do ano passado.
O Renault Clio apresenta-se na segunda posição, com 122.489 unidades vendidas, crescendo 7%, ao passo que o terceiro lugar é ocupado pelo Peugeot 208, com 109.146 unidades, para um aumento de 2%.
O “português” Volkswagen T-Roc (é fabricado em Palmela, na Autoeuropa) surge na quarta posição, com 106.118 unidades, descendo 5%, e está à frente de outro modelo da marca, o Golf, do qual se venderam 104.162 unidades, uma quebra de 17%.
| VENDAS POR MARCA NA EUROPA (1.º SEMESTRE) | ||
| MARCA | UNIDADES | VARIAÇÃO |
| Volkswagen | 135.427 | +78% |
| Tesla | 109.262 | -33% |
| BMW | 94.658 | 15% |
| Audi | 74.561 | 53% |
| Skoda | 73.789 | 147% |
| Renault | 64.402 | 58% |
| Kia | 55.915 | 60% |
| Mercedes | 55.428 | 5% |
| Volvo | 49.219 | -32% |
| Hyundai | 46.380 | 33% |
| Peugeot | 43.679 | -2% |
| BYD | 41.270 | 143% |
| Cupra | 37.372 | 109% |
| Ford | 35.239 | 223% |
| Citroen | 33.557 | 185% |
| Opel/Vauxhall | 28.095 | 24% |
| Mini | 27.617 | 204% |
| MG | 24.744 | -45% |
| Polestar | 22.744 | 79% |
| Toyota | 19.432 | 33% |
| VENDAS EUROPA (28) PRIMEIRO SEMESTRE 2025 | ||
| MODELOS | UNIDADES | VARIAÇÃO |
| Tesla ModelY | 68.801 | -33% |
| Volkswagen ID.4 | 40.335 | +38% |
| Tesla Model3 | 39.864 | -33% |
| Volkswagen ID.7 | 38.113 | +573% |
| Volkswagen ID.3 | 37.421 | +29% |
| Kia EV3 | 35.023 | novo |
| Renault 5 E-Tech | 34.206 | novo |
| Skoda Elroq | 34.076 | novo |
| Skoda Enyaq | 32.806 | +38% |
| BMW iX1 | 31.337 | +27% |
| Audi Q6e-tron | 25.802 | s/ indic. |
| Volvo EX30 | 23.927 | -40% |
| BMW i4 | 23.712 | -1% |
| Citroen C3 | 22.664 | s/ indic. |
| Cupra Born | 22.024 | 24% |
| Audi Q4 e-tron | 21.760 | -9% |
| Mercedes EQA | 20.647 | +9% |
| Renault Scenic | 18.963 | 282% |
| Dacia Spring | 18.939 | 72% |
| Ford Explorer EV | 18.822 | s/ indic. |
| Dados JATO Dynamics | ||
Por Pedro Junceiro
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






