16 mil carros ilegais na Europa com origem nos EUA e Canadá

Por a 29 Abril 2025 10:15

Uma operação conjunta das autoridades da Lituânia e da Alemanha desmantelou uma rede criminosa responsável pela importação ilegal de cerca de 16.000 veículos usados, provenientes dos Estados Unidos e do Canadá, para diversos países europeus. Desde 2020, o grupo burlou mais de 31 milhões de euros em impostos e colocou em circulação viaturas com danos estruturais graves e sérios riscos de segurança.

Segundo as autoridades lituanas, a organização criminosa operava em pelo menos dez países europeus: Alemanha, Lituânia, Letónia, Estónia, Roménia, Hungria, Ucrânia, Portugal, Países Baixos e Bélgica. A investigação, que teve início centrando-se na evasão fiscal, revelou uma teia mais vasta e perigosa de criminalidade automóvel, incluindo a adulteração de veículos sinistrados e a sua revenda com informações falsas ou ocultas.

Reparações fraudulentas e riscos graves para a segurança rodoviária

Entre as práticas denunciadas, destaca-se a reparação precária dos veículos importados, incluindo casos em que airbags foram substituídos por pedaços de tecido ou roupa. Estes automóveis eram posteriormente revendidos como estando em boas condições, muitas vezes em plataformas transfronteiriças. Alguns dos veículos já foram identificados e retirados de circulação na Alemanha, mas ainda se desconhece quantos continuam a circular por estradas europeias.

Europa de Leste: o terreno fértil para carros danificados

A situação é particularmente preocupante nos mercados da Europa de Leste, onde o poder de compra mais reduzido leva os consumidores a optar por veículos em segunda mão a preços mais acessíveis. Segundo a carVertical, a situação é particularmente preocupante nos mercados da Europa de Leste, onde o poder de compra mais reduzido leva os consumidores a optar por veículos em segunda mão a preços mais acessíveis. Segundo a Países como a Ucrânia, Letónia, Lituânia, Roménia e Estónia têm, segundo o Índice de Transparência de Mercado, níveis baixos de transparência no comércio automóvel. A incidência de fraudes, como a falsificação da quilometragem, a ocultação de danos anteriores e a venda de viaturas com muitos anos, é elevada. A incidência de fraudes, como a falsificação da quilometragem, a ocultação de danos anteriores e a venda de viaturas com muitos anos, é elevada.

De acordo com os dados da carVertical, cerca de 7,2% dos veículos importados para a Europa têm origem nos Estados Unidos. Muitos são automóveis adquiridos em leilões de seguradoras após acidentes, que são posteriormente reparados – muitas vezes de forma deficiente – e revendidos a preços atrativos em países europeus.

Quilometragem manipulada custa milhares de milhões à Europa

Para além dos danos ocultos, outro esquema recorrente, segundo a plataforma online que oferece relatórios detalhados sobre o histórico de veículos usados é a manipulação da quilometragem dos veículos usados. Em março de 2025, a plataforma estimou que esta prática causa um prejuízo anual de cerca de 5,3 mil milhões de euros às economias europeias. Este valor poderá, no entanto, ser ainda mais elevado, uma vez que muitos casos continuam por detetar.

A dificuldade no combate a estas práticas é agravada pela aplicação desigual do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), a falta de partilha de informações entre países e as barreiras ao acesso aos históricos automóveis por parte dos consumidores. Estas falhas beneficiam os revendedores desonestos e deixam os compradores mais vulneráveis.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado