F1, Túnel de vento da ‘guerra fria’ trama Red Bull: correlação de dados errada!
Christian Horner, Chefe de Equipa da Red Bull Racing, atribui as dificuldades do RB21 à falta de correlação de dados entre o túnel de vento da equipa e o desempenho na pista. Horner descreve as instalações atuais do túnel de vento como uma “relíquia da Guerra Fria”, e para piorar as coisas, um novo túnel de vento só estará operacional em 2027.
Apesar da vitória de Max Verstappen no Japão, um triunfo onde o piloto neerlandês aproveitou bem o momento menos bom dos homens da McLaren na qualificação, mas depois, no Bahrein enfrentou muito problemas, pois a pista é bem diferente, percebendo-se bem cedo que seria quase impossível repetir o feito. Terminou em sexto lugar devido a um RB21 muito pouco competitivo, em que nem mesmo um piloto como Verstappen consegue fazer milagres.
Horner afirma que a equipa compreende os problemas, mas a implementação das soluções levam tempo. O principal problema reside no facto de as soluções identificadas nas ferramentas da equipa não se refletirem no desempenho na pista. Essa desconexão entre as ferramentas de simulação e a realidade da pista está a ser investigada, mas isso leva tempo e das duas, uma: ou encontram rapidamente a solução, ou é melhor concentrarem-se em 2026….
Uma situação semelhante ocorreu em 2024, quando os dados do túnel de vento levaram a equipa a um caminho errado. Atualmente, a equipa está a utilizar os dados da pista para encontrar soluções.
O problema específico a ser resolvido é a fase de entrada nas curvas, para dar a Verstappen mais aderência e confiança para manter a velocidade. Isto é fundamentalmente um problema aerodinâmico. Os ganhos de desempenho são marginais no final do ciclo regulamentar atual, o que expõe as limitações do túnel de vento atual.
O novo túnel de vento está previsto para 2027, o que significa que a equipa terá de usar o atual por mais cerca de 18 meses. Apesar dos problemas, o objetivo é somar pontos, já que o campeonato é longo (24 corridas). Max Verstappen está atualmente em terceiro no campeonato de pilotos de 2025, oito pontos atrás do líder Lando Norris.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Cágado1
17 Abril, 2025 at 10:42
O túnel que produziu carros absolutamente dominadores, na altura em que o CFD era muito menos desenvolvido, de repente passou a estar errado?…🤔
Patucho10
17 Abril, 2025 at 20:09
Só o Adrian Newey é que entendia o velho tunel de vento da Red Bull da guerra fria.
Porque após a saída do Adrian que os problemas de correlação começaram.