Indy500: Josef Newgarden venceu prova decidida na última volta

Por a 28 Maio 2023 22:50

Josef Newgarden foi o vencedor da 107ª edição da Indy 500. Uma corrida que ficou marcada pelas bandeiras vermelhas perto do fim da prova, com incidentes violentos. 

Alex Palou largou da pole e manteve-se nos lugares da frente na primeira metade da corrida, com Rinus VeeKey Félix Rosenqvist,  Scott Dixon,  Santino Ferrucci, Alexander Rossi  e Pato O’Ward a serem os principais favoritos nesta fase.

O primeiro incidente com Sting Ray Robb a perder o controlo do seu monolugar levou os carros para as boxes e a confusão instalou-se. Na saída da via das boxes, VeeKey fez um burnout e perdeu o controlo do seu carro, embatendo em Palou que ficou com a asa dianteira danificada, perdendo muitas posições.

 

A corrida foi-se desenvolvendo com Rosenqvist e O’Ward  na frente, com Newgarden, Marcus Ericsson e Colton Herta a aproximarem-se dos lugares da frente.

O drama chegou a 14 voltas do fim em que Rosenqvist  perdeu o controlo do seu carro e Kyle Kirkwood, que também estava na luta pelos lugares da frente, não evitou o contacto e embateu com violência nas proteções, com um pneu a voar para fora do circuito, embatendo num carro do lado de fora. A corrida foi interrompida e no recomeço, era O´Ward na liderança. Newgarden passou para a frente e O ‘Ward caiu para terceiro atrás de Ericsson. Mas o mexicano tratou de tentar passar o sueco, não evitando o toque que o atirou contra as barreiras, acabando com a sua candidatura à vitória. Faltavam quatro voltas para o fim.

Ainda tivemos mais um incidente, o que significou uma disputa na última volta. Ericsson liderou na largada logo no início, mas Newgarden conseguiu uma grande ultrapassagem a Ericsson, mantendo-o atrás até cruzar a linha de meta por 0,0974s. Ferrucci terminou em terceiro, à frente de Palou. Alex Rossi,Scott  Dixon, Takuma Sato, Connor Daly, Colton Herta e Rinus VeeKay completaram o top 10. 

Pos Piloto CAR NO. voltas Tempo Voltas lideradas Pontos PIT STOP
1 Josef Newgarden 2 200 02:58:21.9611 5 51 9
2 Marcus Ericsson 8 200 02:58:22.0585 30 44 9
3 Santino Ferrucci 14 200 02:58:22.4884 11 45 9
4 Alex Palou 10 200 02:58:22.7249 36 45 10
5 Alexander Rossi 7 200 02:58:22.9545 4 37 9
6 Scott Dixon 9 200 02:58:23.3927 35 9
7 Takuma Sato 11 200 02:58:23.5381 2 32 10
8 Conor Daly 20 200 02:58:23.8466 24 9
9 Colton Herta 26 200 02:58:24.1859 1 23 11
10 Rinus VeeKay 21 200 02:58:25.2259 24 32 11
11 Ryan Hunter-Reay 23 200 02:58:25.3834 8 20 9
12 Callum Ilott 77 200 02:58:26.0081 5 19 9
13 Devlin DeFrancesco 29 200 02:58:26.7043 17 9
14 Scott McLaughlin 3 200 02:58:26.9656 16 10
15 Helio Castroneves 6 200 02:58:27.4242 1 16 10
16 Tony Kanaan 66 200 02:58:27.6769 18 11
17 Marco Andretti 98 200 02:58:30.9411 13 9
18 Jack Harvey 30 199 02:58:30.3550 12 10
19 Christian Lundgaard 45 198 02:58:30.7177 11 13
20 Ed Carpenter 33 197 02:55:00.2474 10 9
21 Benjamin Pedersen 55 196 02:52:20.4559 11 10
22 Graham Rahal 24 195 02:52:16.7176 8 9
23 Will Power 12 195 02:58:34.1167 1 9 9
24 Pato O’Ward 5 192 02:45:31.1750 39 17 8
25 Simon Pagenaud 60 192 02:45:32.4536 5 7
26 Agustin Canapino 78 192 02:45:32.7600 5 7
27 Felix Rosenqvist 6 183 02:22:00.7768 33 16 5
28 Kyle Kirkwood 27 183 02:22:02.4174 5 5
29 David Malukas 18 160 02:10:02.4490 5 7
30 Romain Grosjean 28 149 01:52:57.3928 5 4
31 Sting Ray Robb 51 90 01:04:01.1077 5 2
32 RC Enerson 50 75 01:00:08.6857 5 3
33 Katherine Legge 44 41 00:46:34.9554 5 4

Foto: MPS Agency

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Scb
Scb
10 meses atrás

Ninguém fala do final à Abu Dhabi 2021?
Se fosse como em todos os restarts, não haveria tempo e a corrida teria terminado em bandeira amarela. Só que a direção de corrida decidiu fazer uma volta em bandeira verde logo após a saída das boxes, sem voltas em bandeira amarela para aquecer os pneus.
A maior parte do pessoal, eu incluído estavam satisfeitos. O Ericsson obviamente não. Mas de certeza não existirá o mimimi durante 1 ano

F1 FOR FUN
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Reply to  Scb
10 meses atrás

Podiam ter mostrado mais cedo a bandeira vermelha e ter poupado uma volta. Estas bandeiras vermelhas o que causaram foi mais acidentes, já parecem as corridas da NASCAR, ganha quem sobreviver aos acidentes das últimas voltas, com aconteceu com a F1 na Austrália.

canam
canam
10 meses atrás

Nunca se viu também aqui fazer uma largada a 2 voltas do fim. Como aconteceu imensas vezes no passado a corrida deveria ter terminado sob bandeiras amarelas e o vencedor teria sido novamente o Marcus Ericksson.
Razão tinha ele em dizer que a vitória tinha-lhe sido tirada…para dar a um americano que corre pela equipa do dono do circuito e do campeonato. Meras coincidências. Mas foi uma grande corrida…com tudo!
Nota – substituam estes Dallaras antigos e feios por uma coisa mais moderna e actual.

Last edited 10 meses atrás by Canam
F1 FOR FUN
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Reply to  canam
10 meses atrás

Seria perfeito o carro de Super fórmula (4cilindros) com o motor da indy (V6turbo). Deve ser engraçado ver estes carros lado juntos com os “barcos” de F1, as diferenças de dimensões para um F1 são gritantes.

Last edited 10 meses atrás by F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
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10 meses atrás

O momento de sorte desta corrida, foi a roda que saiu disparada do carro do Kyle Kirkwood, ter passado miraculosamente pelo pequeno espaço entre duas bancadas repletas de espectadores. Ir ver corridas de automóveis não é isento de riscos, acidentes como o de Le Mans de 1955, não se limitam ao passado, mesmo com toda a segurança de hoje em dia, uma grande coincidência de eventos podem levar carros ou rodas às bancadas.

Lagaffe
Lagaffe
10 meses atrás

Foi uma super corrida. Muito melhor que o GP do Mónaco. Foi pena que o O’Ward e o Rosenqvist tenham batido. Fizeram excelentes provas.

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