CPTT, Baja de Loulé: Vitória de Tiago Reis, muita luta pelo triunfo…

Por a 30 Maio 2022 00:36

Tiago Reis/Valter Cardoso (Toyota Hilux) venceram a Baja Loulé e colocaram um ponto final na sequência vencedora de João Ferreira/David Monteiro (Mini Jonh Cooper Works Rally), mas não foi por falta de luta, já que quando tudo apontava para mais um triunfo dos homens da ARC Sport, dois furos já perto do final do segundo Setor Seletivo, levou a que as contas se alterassem.

Grande prova, esta Baja de Loulé. Tantos nos autos, como nos SSV, o triunfo esteve ‘pendurado’ até aos últimos pontos de passagem, e embora a questão tenha sido bem mais ‘dramática’ nos automóveis, nos SSV também foi muito interessante. Mais uma vez se lutou ao mais alto nível, em mais um gande fim de semana para o TT nacional, com três equipas lusas a assegurar todo o pódio na Taça da Europa de Bajas, na Grécia. Barba, cabelo e unhas…

Em Loulé, uma prova muito emotiva na estrada, onde infelizmente se tiveram que por à prova os meios de socorro, que segundo os próprios ‘maiores interessados’, os acidentados Nuno Madeira e Filipe Serra, estiveram bem: “excelente plano de emergência, e todo o acompanhamento que fizeram”. (Ler em separado).

O traçado escolhido foi duro, boa parte dele com ‘pedigree’ do Mundial de Ralis.

Mas também, variado o suficiente para que dois SSV terminassem no top 4. Lembramos quen os ano passado foi um SSV a ganhar à geral, o de Alexandre Ré.

Fazendo um exercício curioso, olhámos para os resultados do prólogo da Baja Loulé e num top 10 ‘virtual’ ficariam 5 máquinas dos SSV, e cinco T1 de topo. Interessante. Claro que nas provas, tudo depende de muita coisa. Essencialmente do tipo de traçado.

Tiago Reis, depois do acidente na Baja TT ACP, que ainda o incomodou fortemente na Baja Oeste de Portugal, desta feita, logrou vencer, recuperando ‘alguma coisa’ no campeonato. Precisamente mesmo de um grande resultado nesta prova, lutou sempre e teve o prémio no final. No intenso primeiro dia, que terminou, foi interrompido devido ao acidente de Nuno Madeira e Filipe serra, o piloto do Team Transfradelos terminou na frente, depois de ter chegado à dianteira da corrida no Inter 4, numa altura em que os três da frente rodavam muito juntos.

No segundo dia, com 71s de avanço, entrou com mais cautelas, e no Inter 2 já tinha João Ferreira a ‘morder-lhe os calcanhares’.

No Inter 3, o piloto do Mini já estava na frente ‘virtual’ da prova. Tiago Reis rodava nove segundos atrás, a margem passou para 25s no Inter 4 (na geral ‘virtual’) e para 40s no Inter 5, mas depois disso tudo mudou, mesmo já em cima da meta, com os dois furos nas rodas traseiras do Mini de João Ferreira.

São assim mesmo as corridas, nunca será só velocidade, especialmente no TT, e quando se luta a este nível, tem que se dar tudo. Tudo misturado, a vitória caiu para o lado de Tiago Reis. Merecidamente, diga-se, como seria se fosse novamente João Ferreira a vencer.

Depois do pódio nos Montes Alentejanos, o acidente da Baja TT ACP, o heróico esforço da Baja Oeste de Portugal premiado com um pódio, agora o regresso à ‘normalidade’, a luta pelos triunfos, e neste caso, a vitória. Com este resultado, reentra ainda mais na luta pelo campeoanto, agora que o CPTT vai entrar num longo hiato de verão, devido ao maior risco de incêndio.

Não foram só Tiago Reis/Valter Cardoso (Toyota Hilux) que fizeram uma grande prova, pois também João Ferreira/David Monteiro (Mini Jonh Cooper Works Rally), se tivessem vencido, teria sido um triunfo igualmente bem entregue.

Depois de um primeiro dia mais cauteloso, devido aos pisos muito difíceis, poupando pneus, no SS2, João Ferreira já tinha suplantando por alguma margem o 1m11.1s que trazia do dia anterior, para Tiago Reis, e as diferenças que tinha para Pedro Carvalho e Cristian Baumgart (2º e 3º no final do 1º dia, na frente de João Ferreira) mas tudo mudou já perto do final e Tiago Reis terminou com uma vantagem de 21.5s para o jovem de Leiria. Desta feita saiu-lhe a ‘fava’ dos furos, logo dois nos pneus traseiros, mas isto na sequência de mais uma grande exibição.

Depois de terminarem o 1º dia no quinto posto e já na frente do T3, João Dias/João Miranda (BRP-Can Am Maverick X3) terminaram no pódio e confirmaram a vitória no T3, concluindo a prova apenas a 6.0s de de João Ferreira e David Monteiro. Uma grande prova de um piloto que já tem mostrado ser capaz de andar nas lutas na frente, desta feita, com um percurso um pouco mais ‘amigo’, fez pela vida e terminou no pódio

Quarto posto para Pedro Carvalho/Desidério Guerreiro (Can Am Maverick XRC), que depois de ter finalizado o 1º dia em segundo a 50.1s do líder, cederam duas posições neste SS2, mas andaram sempre nos primeiros lugares no tempos intermédios. Fizeram uma grande prova, especialmente o primeiro dia que terminaram em segundo da geral. Notável.

Quinto posto para Cristian Baumgart/Alberto Andreotti (Toyota), que tiveram problemas neste SS2, terminando a 5:39.5 da frente bem mais longe do que estavam no final do SS1. Têm claramente andamento para as lutas na frente, mas sem conhecer tão bem quanto os adversários os tipos de percurso das diversas provas, isso, que é absolutamente natural, causa-lhes mais dificuldades, mas ainda assim têm mostrado grande andamento.

Boa surpresa o sexto posto de Francisco Guedes/Gonçalo Branquinho (BRP-Can Am Maverick X3). Terminaram o primeiro dia na sexta posição, e isso já indiciava um bom resultado. Confirmaram-no no segundo dia ganhando uma posição.

Alejandro Martins/José Marques (Mini John Cooper Works Rally) terminaram no sétimo lugar da geral. Na SS1 tiveram dois furos na parte final do longo e duro setor seletivo e por isso terminaram a quase oito minutos da frente. No segundo, andaram bem até que os pneus começaram a ‘fraquejar’ pelo que tiveram de gerir para terminar o melhor possível a prova, o que conseguiram.

Depois de um prólogo menos conseguido, Edgar Reis/Filipe Martins (Toyota Hilux) saíram mais atrás do que esperava e termianram a prova no oitavo lugar, na frente dos vencedores do T4, Alexandre Pinto/Fausto Mota (Bombardier Can Am Maverick X3).

Depois de três triunfos de Nuno Tordo, desta feita o T8 foi ganho por Michael Braun/Ivo Santos (Porsche Cayenne Proto), terminando no 10º lugar da geral.

No 11º lugar ficaram Rui Oliveira/Pedro Oliveira (BRP Maverick X3), segundos do T4. Manuel Correia/Jorge Carvalho (Mitsubishi HRX Ford) foram 12º na frente dos líder do campeonato de T8, Nuno Tordo/Nelson Ramos (Nissan Navara), que com o segundo lugar no T8 teve impacto mínimo nas contas do ‘seu’ campeonato.

A prova ficou ainda marcada por um número elevado de abandonos. No primeiro dia cedo ficaram de fora João Ramos/Filipe Palmeiro (Toyota Hilux) devido a problemas com a caixa de velocidades, que cedeu. Luis Recuenco/Sergio Peinado (Mini) também desistiram na SS1. Francisco Barreto/Carlos Silva (Ford Ranger) terminaram o 1º dia em sexto, mas não chegaram ao fim da prova.

De fora ficaram ainda Lino Carapeta/Rui António (Land Rover Proto Bowler), Ricardo Nascimento/Ricardo Brito (BMW X5), Nuno Matos/Joel Lutas (Opel Mokka Proto),

Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Toyota Hilux) tiveram uma prova abaixo das possibilidades, também abandonaram o mesmo sucedendo com José Faria/José Janela (Ford Ranger Proto), Filipe Carvalho/Maria Carvalho (DPR By Prk Sport), Georgino Pedroso/Sérgio Cerveira (Nissan Navara), e também o vencedor do ano passado,

Alexandre Ré/João Ré (BRP Can-Am Maverick X3).

As classificações do campeonato estão agora penduradas pelo protesto de João Ramos relativamente aos acontecimentos da Baja Oeste de Portugal, sendo que a classificação da prova aguarda decisão do TAN, Tribunal de Apelo Nacional. O CPTT entra agora num longo período de ‘férias’, devido ao período de incêndias, regressando com a Baja TT Sharish Reguengos Monsaraz, que se realiza de 23 a 25 de setembro.

Classificação

Pos. Nº Piloto Navegador Carro Tempo/Dif. Clas/Grupo

1 511 Tiago Reis Valter Cardoso TOYOTA HILUX 4:56:38.1 1/T1

2 540 João Ferreira David Monteiro MINI JCW RALLY +21.5 2/T1

3 529 João Dias João Miranda BRP-CANAM MAVERICK X3 +27.5 1/T3

4 581 Pedro Carvalho Desidério Guerreiro CAN-AM MAVERICK XRC MY2021 +56.8 2/T3

5 525 Cristian Baumgart Alberto Andreotti TOYOTA HILUX +5:39.5 3/T1

6 599 Francisco Guedes Gonçalo Branquinho BRP-CANAM MAVERICK X3 +10:14.8 3/T3

7 548 Alejandro Martins José Marques MINI JCW RALLY +10:35.7 4/T1

8 535 Edgar Reis Filipe Martins TOYOTA HILUX +13:24.8 5/T1

9 543 Alexandre Pinto Fausto Mota BOMBARDIER CANAM MAVERICK X3 +18:25.3 1/T4

10 536 Michael Braun Ivo Santos PORSCHE CAYENE PROTO +19:00.8 1/T8

11 550 Rui Oliveira Pedro Oliveira BRP MAVERICK X3 +20:18.4 2/T4

12 513 Manuel Correia Jorge Carvalho MITSUBISHI HRX FORD +21:01.5 6/T1

13 555 Nuno Tordo Nelson Ramos NISSAN NAVARA +23:20.0 2/T8

14 537 Gualter Barros Francisco Esperto BRP-CANAM MAVERICK X3 +26:06.2 3/T4

15 521 Filipe Barreiros Pedro Cardoso CANAM MAVERICK X3 +26:12.8 4/T4

16 516 Jorge Cardoso André Barras MERCEDES A 140 PROTO +29:33.6 7/T1

17 582 Luis Dias Pedro Rêgo NISSAN PICKUP PROTO +30:43.3 8/T1

18 569 Johannes Senders Luís Bento NISSAN NAVARA +38:06.8 3/T8

19 519 Joao Franco Pedro Inácio NISSAN NAVARA D22 +41:50.2 1/T2

20 578 Alexandre Mota João Gomes NISSAN NAVARA +43:00.1 4/T8

21 508 Fernando Barreiros Ruben Pedroso ISUZU D-MAX (TFS85) +45:58.5 2/T2

22 594 João Paula Nuno M. Ribeiro BRP-CAMAM MAVERICK X3 +48:00.0 5/T4

23 592 Francisco Dias Mário Feio NISSAN PICK-UP 2.5 +58:23.8 3/T2

24 510 Joel Marrazes José Motaco NISSAN NAVARA +1:02:26.1 4/T2

25 583 João Lourenço Ricardo Sobral NISSAN NAVARA D22 +1:27:32.6 5/T2

26 590 Rui Costa Fernando Miguel BOMBARDIER CANAM X3 XRS +3:11:07.3 4/T3

FOTOS AIFA/Albano Loureiro

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