Dakar: Novo limite de velocidade agrada à Toyota
A FIA impôs um limite de velocidade para as provas de TT, que será colocado já em prática nesta edição do Dakar.
Os regulamentos revistos da FIA para as provas de TT em 2021 restringem os concorrentes nas classes T1 (que inclui Toyota, X-raid e Prodrive) e T2 a 180km/h, enquanto que os veículos T3, T4 e T5 têm de se ficar pelos 130km/h.
No ano passado Carlos Sainz venceu num Mini X-raid mas Nasser Al-Attiyah considerou que a diferença de potência era injusta, com os Mini a evidenciar-se nas etapas mais rápidas.
O chefe da Toyota Gazoo Racing South Africa, Glyn Hall, está convencido de que a nova regra ajudará os Toyota a acompanhar Sainz e Stephane Peterhansel nos buggies X-raid, embora esperasse que o limite fosse ainda mais baixo.
“Uma das grandes vantagens dos Mini no ano passado foi a grande diferença na velocidade máxima”, disse Hall à Motorsport.com. “A FIA desceu um degrau para 180km/h; esperávamos que descesse mais. Isto irá impedi-los de fugir em algumas das etapas mais rápidas e lembrar que o facto de Nasser ter conseguido manter-se à frente deles [Sainz e Peterhansel] significou que o risco era muito maior do que o assumido pelos Mini buggies. Quando se está a correr tantos riscos, é possível arranjar problemas”.
Pela sua parte, o chefe dos X-raid Sven Quandt diz que a equipa não tem outra escolha senão aceitar o limite de velocidade, que afirma ter sido introduzido após intenso lobbying da Toyota.
“A Toyota estava a pressionar muito por isto”, disse Quandt à Motorsport.com. “Eles receavam que os carros com tração às duas rodas fossem mais rápidos, mas se olharmos, a tração às duas rodas é mais rápida nas partes rápidas do percurso, mas não nas lentas. Se é justo ou não é discutível, mas com certeza foi algo que foi posto em prática porque a Toyota estava realmente a forçar muito por isso. A ideia não foi nossa.“
“Somos um pouco mais rápidos com o buggy, é verdade, mas Glyn nunca está contente mesmo que ganhe o Dakar. Ele pensa sempre que somos demasiado rápidos. É algo com que ele nunca ficará feliz, ele queixa-se sempre e eu disse-lhe isso nas reuniões, mas temos de o aceitar”.
“A Prodrive com certeza será muito rápida”, disse Quandt. “Em termos de potência do motor, eles têm mais. Mas a Toyota também fez uma grande melhoria. Como vimos na Baja Ha’il, são muito rápidos e temos de ser muito fiáveis para lutar contra eles”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






