Por a 7 Janeiro 2020 00:59

IMSA: Mazda mais forte no ROAR, portugueses em bom plano

Já tivemos a primeira amostra do que poderá ser a edição 2020 das 24h de Daytona. A Mazda assumiu o papel de protagonista no ensaio geral antes do grande espetáculo e foi a mais rápida. Mais uma vez, a bandeira portuguesa esteve muito bem representada.

Foram 40 as máquinas inscritas para o ROAR before the Rolex 24 no Circuito de Daytona para preparar as míticas 24h de Daytona. Foram 8 DPi, 7 LMP2, 7 GTLM e 18 GTD.

Destaques para as presenças portuguesas de João Barbosa no Cadillac #5 da JDC-Miller MotorSports com Sebastien Bourdais, Loic Duval e Tristan Vautier, enquanto Filipe Albuquerque estreou-se ao volante do Cadillac #31 da Action Express com Felipe Nasr, Pipo Derani e Mike Conway.

Nos GTD o contingente luso ficou completo com Álvaro Parente, no Acura #57 da Heinricher Racing com a companhia de Misha Goikhberg, Trent Hindman, AJ Allmendinger enquanto Pedro Lamy regressou a Daytona com o Aston Martin #98 da Aston Martin Racing com Paul Dalla Lana, Ross Gunn e Mattias Lauda.

Para Lamy o fim-de-semana não começou com as melhores notícias pois Dalla Lana, que financia toda a operação, sofreu uma lesão que o impossibilita de estar apto para a prova. O carro #98 esteve parado a maior parte do tempo tendo completado apenas 78 voltas. A Aston Martin Racing ainda não confirmou se o carro irá participar na prova, estando à procura de um gentleman driver que possa substituir o canadiano.

Foram sete as sessões de testes que decorreram em Daytona mais uma sessão de qualificação para os DPi e GTLM e outra para os LMP2 e GTD, que decidiram apenas os lugares das equipas nas boxes do circuito, mas que servem como uma amostra do que podemos esperar de 25 a 26 de Janeiro.

Tal como no ano passado, a Mazda/Team Joest foi o grande destaque do ROAR liderando a tabela de tempos em quatro das sete sessões, assim como na qualificação, ficando com o recorde não oficial da pista, assinado por Olivier Pla, com o registo de 1.33.324, melhorando a marca que pertencia a Oliver Jarvis (1.33.398, feito no ano passado).

A armada da Cadillac andou por perto e as três equipas com máquinas americanas sucederam-se no papel de segundas melhores, até que na sessão quatro, Filipe Albuquerque tratou de fazer o melhor tempo colocando o “caddy” #31 da Whelen Engineering Racing pela primeira vez no topo da tabela. Na sessão seis, foi a vez dos Acura mostrarem finalmente algum andamento, liderando a tabela depois de dificuldades iniciais e na última sessão foi o Cadillac #10 Konica Minolta Cadillac a terminar no topo, O #5 de João Barbosa também não rodou longe dos melhores tempos.

Na qualificação, foi a Mazda a fazer o melhor tempo com o carro #77 (O. Jarvis / T. Nunez / O. Pla ), seguido dos dois Acura (#7 e #6, respetivamente), com o melhor Cadillac a ser o #31 (pilotado por Felipe Nasr). O #5 de Barbosa fez o sétimo tempo, a pouco mais de 0,6 seg da referência

Nos GTLM a Porsche pareceu ter algum ascendente nas sessões de testes, embora o BMW #25(B. Spengler / C. De Phillippi / P. Eng/ C. Herta) tenha liderado duas sessões e o Ferrari #62 (D. Serra/J. Calado) uma das últimas sessões do fim de semana. Na qualificação foi mesmo o Ferrari da Risi Competizione a fazer o melhor tempo (1:42.685) com o Porsche #911(N. Tandy / F. Makowiecki / M. Campbell) a ficar 0,001 seg. Do melhor registo e em terceiro ficou o Corvette #3 (O. Gavin / T. Milner / M. Fassler ) a pouco mais de 0,1seg. numa boa estreia do novo C8.R. Como habitualmente o equilíbrio foi nota dominante nesta classe com os sete carros a caberem em menos de 0,5 seg.

Na classe LMP2 os holofotes voltaram-se para o #52 da PR1 Mathiasen Motorsports (Nick Boulle / Gabriel Aubry / Ben Keating / Simon Trummer ) e para o #81 da DragonSpeed USA (Ben Hanley / Henrik Hedman / Colin Braun / Harrison Newey ). As duas máquinas foram-se sucedendo no topo da tabela, sendo que na qualificação foi mesmo o #52 a fazer o melhor registo (1:38.056). O carro #8 da Tower Motorsport by Starworks também foi dos que mais perto andou dos melhores tempos.

Em GTD foram os Lamborghini a liderar a maioria das sessões com os carros da GRT Grasser Racing Team, GRT Magnus e da Paul Miller Racing a destacarem-se, tal como os Lexus da AIM VASSER SULLIVAN. Mas as boas notícias para nós chegaram do Acura #57 de Álvaro Parente que foi melhorando ao longo do fim de semana, tendo conseguido o quinto melhor tempo na qualificação e terminando o ROAR de forma muito positiva com o melhor tempo da última sessão. Na qualificação foi mesmo o Lexus #12 a fazer o melhor tempo (1:46.873) com o #57 a ficar a pouco menos de 0,2 segundos, o que mostra bem o equilíbrio nesta classe.

O Aston Martin #98 de Pedro Lamy fez apenas as três últimas sessões mas as primeiras impressões não foram más com Lamy a fazer o melhor registo do carro, que valeu o sétimo tempo na última sessão.

Boas indicações para os portugueses

O balanço é positivo para as cores lusas. Albuquerque mostrou-se satisfeito com o andamento do #31 e normalmente os Cadillac não mostram tudo no ROAR. Além disso o ponto forte dos “caddy” é a fiabilidade pelo que se tudo correr normalmente, o português é candidato à vitória. Também Barbosa, embora um pouco mais longe da frente tem argumentos para lutar pela vitória, com um carro que conhece bem e com colegas de equipa de alto nível.

Álvaro Parente esteve ao seu nível e o NSX #57 tem andamento para estar na frente. Já Lamy está ainda na incerteza mas pelas poucas voltas, o Aston tem potencial. O facto de não terem testado o mesmo que os restantes será sempre um handicap.

FOTOS IMSA/J. Galstad; R. Dole

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