F1: Terá Vettel recordado Monza?

Por a 30 Setembro 2019 16:40

A questão da estratégia da Ferrari tem sido amplamente debatida. Cada um terá a sua opinião, dependendo da sua “cor” e do piloto que prefere.

Pessoalmente, a questão da Ferrari foi mais um erro a juntar a muitos que aconteceram neste ano e meio. A Ferrari tem pecado por erros estratégicos e por decisões menos acertadas. Em Sochi tinham tudo para saírem por cima de novo e diminuir ainda mais a pressão, mas a polémica instalou-se na primeira voltas, isto porque talvez a Scuderia tenha tido mais olhos que barriga.

A ideia era simples… Aproveitar que Charles Leclerc saía de primeiro e “puxar” Vettel para o topo para assim tentar outra dobradinha. Leclerc ficaria com a missão de furar o ar para Vettel, que aproveitaria o cone de ar para passar. Ficou claro pela forma com Lelcerc não defendeu o interior da curva 2, o primeiro grande ponto de travagem. Mas essa ideia estava condenada à partida… porque o ego de ambos os pilotos da “casa” é demasiado grande para jogos de equipa.

E de quem é a culpa? Alguns apontarão o dedo a Vettel que não cumpriu o acordo estabelecido… mas o caso já é mais antigo e vem de Monza. Mattia Binotto pode ter perdoado Leclerc pela “esperteza” da qualificação do GP de Itália, mas Vettel certamente não se terá esquecido, e a sua opção em Sochi terá sido o “troco”.

Em Monza, Leclerc esqueceu-se de avançar para que Vettel pudesse tentar a pole. A “sua” volta já tinha sido feita, e era a vez de Vettel ter o cone de ar e tentar a pole. Leclerc ficou na confusão, a passo de caracol e Vettel não teve o cone de ar que achava que era dele por direito agradecendo o favor do colega via rádio. O que era uma relação algo fria e distante terá ficado pior, mas sem grande repercussões pois Leclerc ganhou em casa e Vettel ficou como patinho feio a levar uma volta de avanço. Os grandes campeões não gostam deste tipo de golpes no ego.

Em Sochi, fiquei com a sensação que os problemas auditivos do #5 se deveram a “inflamações” que vêm da Europa, especialmente de Monza. Em Singapura, Vettel provou-se a si próprio que ainda era capaz de vencer e em Sochi não teve problemas em repetir o cenário “Multi 21”, porque afinal eles está com a equipa desde 2015 e tem sido ele o homem a guiar a equipa nestes anos.

Leclerc tem também a razão do seu lado. Não tem, nem deve servir de súbdito do tetracampeão, pois tem sido ele o mais rápido da equipa. No Bahrein a vitória era dele e escapou por azar. Tem cometido erros, mas também o seu colega de equipa, mais experiente. Leclerc sente-se justamente legitimado a assumir o papel de nº1.

De quem a culpa? Da equipa, mais uma vez. A Ferrari não podia ter sido tão ingénua ao acreditar que o jogo de equipa iria resultar. A simples hipótese “e se Vettel largar melhor e não quiser sair da frente porque ele é o campeão da casa?” deveria ter feito pensar os responsáveis da equipa duas vezes, no mínimo. Não consigo culpar Vettel por ter tentar a vitória, por se ter agarrado ao primeiro lugar com unhas e dentes, fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida, impondo a sua lei. Não culpo Leclerc por se ter encostado à equipa e por ter seguido o plano de jogo escrupulosamente, porque lhe dava jeito e porque a volta da pole lhe dava esse “direito”. Culpo a Ferrari por ter tentado algo que é difícil e que nem sempre resulta… tentar uma dobradinha logo desde a primeira volta. Depois de uma primeira metade de época horrível, a Scuderia quer compensar o tempo perdido, mas não pode ter mais olhos que barriga, nem pode almejar afectar a imparável marcha rumo ao título da Mercedes e de Lewis Hamilton. A Ferrari deve concentrar-se em colar os cacos, e isso implica ser competitiva, tentar vencer e dar aos fãs o que eles querem (espectáculo) e pensar em 2020. As ordens de equipa, exceptuando a Mercedes na actualidade, são o primeiro motivo de azias que dão origem a mau ambiente na equipa.

Como irá Binotto justificar-se? Como explicará a Vettel as voltas a mais antes de ir as boxes, tornando mais eficaz o undercut de Leclerc? Como irá Binotto dizer que o nº1 trocou de porta quando disse com todas as letras que era Vettel o homem com a prioridade no início da época? A relação entre os pilotos ficará sempre marcada pelos dois episódios (Monza e Sochi) e a partir de agora a “guerra fria” poderá começar a subir de intensidade. Estava “escrito” que a convivência entre Vettel e Leclerc iria azedar. A surpresa é a Ferrari não ter tomado precauções para evitar isso. Não quero colocar a culpa em Binotto por completo. Se a Ferrari aguentou a tempestade foi graças à sua calma e à sua visão. Talvez sejam erros de quem passou demasiado tempo na área técnica e precise de entender um pouco melhor o ego dos pilotos. Na F1 as “traições” são lembradas durante muito tempo e interesse da equipa muitas vezes é esquecido.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
28 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado