F1: Aston Martin explica o cancelamento dos planos da F1

Por a 30 Novembro 2018 12:45

Não se pode dizer que o desinteresse da Aston Martin na F1 seja uma surpresa. Depois de ter sido a marca que mais falou sobre a possível entrada no Grande Circo, o cenário é agora diametralmente oposto.

A Aston quis entrar na F1 como fornecedora de motores, desde que os motores fossem diferentes… mais simples e mais ruidosos. As mudanças não agradaram aos fornecedores atuais e a Liberty teve de ponderar melhor se a mudança era realmente desejada. Tudo indica agora que a mudança será esquecida e assim a Aston saiu de jogo:

Quando parecia que as regras iam mudar, nós analisamos se deveríamos fazer nosso próprio motor para a F1″, disse o presidente-executivo da Aston Martin, Andy Palmer, à Reuters. “Mas a Liberty mudou de ideias e continuou com o motor atual, por isso cancelamos esses planos.”

Quanto à mudança da Red Bull para a Honda, Palmer acredita que é uma boa mudança.

“A Red Bull toma sua própria decisão, eu certamente estou de acordo com essa decisão”, disse ele. “É um bom caminho a percorrer.” De relembrar que a Aston Martin é patrocinadora da Red Bull e pelos vistos esse continuará a ser apenas a sua única ligação com a F1, tendo iniciado a aposta noutros campos, como o DTM.

A mudança de motores, por muito que agradasse a outros fabricantes, iria sempre contra a vontade dos quatro fornecedores que se têm mantido fiéis à F1. Além disso, um “downgrade” na tecnologia talvez não fosse o passo mais indicado. É verdade que as competições que mais têm crescido ultimamente são competições mais simples tecnologicamente e mais baratas, mas não é menos verdade que a F1 não pode seguir esse caminho, indo contra a sua própria essência (isto, claro, na opinião de quem escreve). Num mundo que olha cada vez mais seriamente para a eletrificação, diminuir a vertente híbrida do motor, em especial a solução mais interessante, seria um retrocesso.

A F1 precisa de olhar para o futuro e decidir o que vai ser. Com o mundo do automóvel a mudar cada vez mais rapidamente, uma nova revolução nos motores da F1 em 2021 talvez não fosse o indicado pois a regulamentação seguinte pode ter uma importância acrescida. Manter os motores como estão é uma boa solução, com uma tecnologia que ainda tem muito para dar.

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado