Rali da minha vida: No circo com as feras Panizzi e Delecour | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Rali da minha vida: No circo com as feras Panizzi e Delecour

José Luis Abreu by José Luis Abreu
23 Junho, 2025
in AutoSport Histórico, pv2, Ralis, WRC
A A
Rali da minha vida: No circo com as feras Panizzi e Delecour

Share on FacebookShare on Twitter

Entre as centenas de ralis que disputou ao longo da sua carreira, nenhum marcou tanto Adruzilo Lopes como o Monte Carlo em 1998, disputado com o Peugeot 306 Maxi oficial.

À semelhança de muitos outros, Adruzilo Lopes não tem dúvidas: “É o rali mais difícil do Mundo. Só participei uma vez em Monte Carlo mas trouxe ‘milhões’ de coisas para contar.” A primeira foi o facto de ter integrado a equipa oficial da Peugeot, liderada por Jean-Pierre Nicholas e que inscrevia na altura os espetaculares 306 Maxi. Como pilotos oficiais, a dupla francesa Gilles Panizzi e François Delecour, que já aí protagonizava uma intensa e visceral rivalidade que Adruzilo pôde acompanhar na ‘primeira fila’.

“Aquilo chegava mesmo a ‘chispar’”, conta o piloto de Regilde. “Nesse ano a FIA acabou com os reconhecimentos livres e introduziu três passagens antes de cada troço. Só que o Delecour soube que o Panizzi fazia reconhecimentos ilegais… e o Panizzi acusava-o do mesmo. Nós ficávamos todos no mesmo hotel mas depois de saber aquilo, o Delecour, com o feitio que todos conhecemos, tornou-se insuportável.”

Artigos relacionados

WRC: Paraguai com 10 Rally1 inscritos

WRC: Paraguai com 10 Rally1 inscritos

5 Agosto, 2026
Rali de Portugal, Kalle Rovanperä: “O equilíbrio em terra ainda não é muito bom”

Kalle Rovanperä sem vontade de regressar ao WRC

5 Agosto, 2026

As coisas haveriam mesmo de extremar-se dois anos depois, no Rali de San Remo, quando Delecour foi filmado de cabeça perdida a interromper uma reunião entre Nicolas e Panizzi, com o patrão da Peugeot a pedir-lhe para sair dali e Delecour mais tarde a desfazer-se em lágrimas na TV por ser alegadamente preterido face ao compatriota.

“Mas Monte Carlo é realmente incrível pelas mudanças no estado do piso durante o mesmo rali, até durante o mesmo troço”, conta Adruzilo. “Com apenas três passagens nos reconhecimentos – quando as conseguíamos fazer todas! – eu estava perdido sobre as melhores escolhas de pneus. O Jean-Pierre veio ter comigo e perguntou-me que pneus eu queria. ‘Sei lá, não faço a mínima! Por mim levo os mesmos do Delecour’, respondi. Ele disse, ‘Lopes, então vamos apostar no joker. Levas pneus diferentes dos deles. Se acertarmos vais fazer um tempo-canhão, se não acertarmos vais penar como nunca penaste na vida. E foi assim que parti para o troço do Turini com pneus ‘slicks’. No início do troço, tinha de ir com calma para não derreter os pneus. A meio do troço, com gelo e neve, ia ‘parado’. Só depois de passar o Col du Turini, nos últimos 8 quilómetros, a descer, é que pude atacar. Mas era a loucura…”, conta. “Apanhava mais sustos a andar a 20 km/h sobre o gelo, com ravinas de 300 metros ali ao lado, do que a 200 km/h a fundo no asfalto seco!”.

Outro episódio para mais tarde recordar “foi quando perdi três minutos num troço onde fiz um pião. Aquilo era tão estreito que não tinha espaço para dar a volta e regressar ao sentido do troço! Devia ser algo tão normal ali que de repente vejo um miúdo a correr em direção ao carro e a gesticular para o seguirmos. Andamos para aí 100 metros em sentido contrário e o miúdo lá nos mostrou uma pequena entrada onde tínhamos espaço para dar a volta!”. Mas foi na última classificativa que Adruzilo e o navegador Luís Lisboa perceberam o valor da experiência no Monte Carlo. “Não tínhamos nem a noção de como usar os batedores. Quando estávamos parados na entrada para o último troço, numa estância de inverno, começamos a ouvir as comunicações dos batedores da Peugeot para o Delecour.
Eles descreviam tudo ao detalhe, tipo ‘Naquela reta de 200 metros tens gelo a começar aos 180 metros, até podes ir a fundo, depois do gelo a travagem está boa’, e assim sucessivamente, em cada parte de cada troço. Quando ouvimos aquele nível de detalhe, eu e o Luís virámos-nos um para o outro e dissemos ‘Somos mesmo ‘patinhos’…”. Ah, e o resultado final? Um quarto lugar entre os duas rodas motrizes (Panizzi foi o primeiro na frente de Delecour e do SEAT de Rovanpera), e o 12º à geral num rali ganho pelo Toyota Corolla WRC de Carlos Sainz.

José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

WRC: Paraguai com 10 Rally1 inscritos
Ralis

WRC: Paraguai com 10 Rally1 inscritos

by Fábio Mendes
5 Agosto, 2026
Rali de Portugal, Kalle Rovanperä: “O equilíbrio em terra ainda não é muito bom”
Ralis

Kalle Rovanperä sem vontade de regressar ao WRC

by Fábio Mendes
5 Agosto, 2026
Next Post
CPTT, Gonçalo Guerreiro: “estar a competir com os T1+ é muito gratificante”

João Ferreira sai da X-Raid: “chegou a hora de dizer adeus à família”, futuro em aberto…

24h Spa: Horários e representação portuguesa

24h Spa: Horários e representação portuguesa

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários

F1: Honda entendeu a dimensão dos problemas apenas em janeiro

5 Agosto, 2026

F1: Emerson Fittipaldi elogia Antonelli e deixa voto de confiança a Russell

5 Agosto, 2026
WRC: Paraguai com 10 Rally1 inscritos

WRC: Paraguai com 10 Rally1 inscritos

5 Agosto, 2026
F1: Malásia confirmada como palco do… GP do Bahrein

F1: Horário da corrida da Malásia confirmado

5 Agosto, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright