Depois de um anos de 2017 com alguns altos e baixos, o Campeonato de Portugal de Drift ressurgiu este ano com bem mais vigor, e depois de se ter realizado no início de Junho um evento organizado pelo Clube Automóvel do Minho no Circuito de Guilhabreu, agora é a vez do Clube Escape Livre e Pinhel.
A solicitação da Câmara Municipal de Pinhel ao Clube Escape Livre para organizar algo que pudesse ser marcante no campo do desporto automóvel e se constituir um cartaz turístico e um motivo de visita foi recebida com grande agrado pelo Clube. Depois de já ser responsável por projectos como a criação do Museu da Miniatura Automóvel em Gouveia, do Slalom Sprint em Figueira de Castelo Rodrigo e da Cápsula do Tempo Guarda 2050, realizou em Pinhel, em 2016, a primeira Taça de Portugal de Drift, convidando alguns dos melhores pilotos da modalidade para uma demonstração ou exibição, criando um espectáculo marcante para o público.
O sucesso foi imediato, com milhares de pessoas a aderir, e ditando como vencedor da Taça o piloto Marcos Vieira. Em 2017, o Clube Escape Livre deu mais um passo além fronteira, e realizou o Drift de Pinhel – Taça Ibérica que contou também com pilotos espanhóis.
Em 2018, o Clube Escape Livre organiza o Drift de Pinhel – Taça Internacional, onde além dos pilotos portugueses e espanhóis, se juntam também os franceses e que fazem a sua exibição na noite de sábado, 25.
No seguimento de todo o sucesso e organização, e face à notoriedade conquistada nos anos anteriores, a Federação portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) convidou o Clube Escape Livre para organizar uma prova a inserir no Campeonato de Portugal de Drift, desta feita a segunda do calendário, após a prova de Guilhabreu, que decorreu em Junho.
Portanto, Pinhel conta com a segunda prova do Campeonato de Portugal de Drift que se disputa sábado de manhã e de tarde, e domingo de manhã e de tarde, com os regulamentados treinos, qualificações e batalhas. Caso fique ‘cliente’ desta espetacular disciplina, aqui fica o calendário, que terá mais três provas depois de Pinhel.
Data/Prova/Organizador
2 Jun e 3 Jun Circuito de Guilhabreu Clube Automóvel do Minho
25 Ago e 26 Ago Circuito de Pinhel – Guarda Clube Escape Livre
22 Set e 23 Set Circuito de Reguengos de Monsaraz Trial Voz Reguengos Associação
20 Out e 21 Out Circuito de Fátima Centro Cultural e Recreativo do Olival
17 Nov e 18 Nov A designar A designar











