F1, Toto Wolff: “Não provoquem Sergio Marchionne!”

Por a 15 Março 2018 11:11

Toto Wolff lançou um aviso em relação ao patrão da Ferrari, que já por várias vezes manifestou a sua vontade de sair caso os novo regulamentos não se enquadrem com aquilo que é a visão da Ferrari para o futuro. Wolff, afirmou que as ameaças não são bluff e que a Ferrari poderá mesmo sair:

” Acho que a F1 precisa da Ferrari mais do que a Ferrari precisa da F1. Ele tem uma visão do que a  F1 precisa representar. Se ele não vir que as mudanças acrescentam valor à sua marca, irá sair da competição. Muito fácil e sem arrependimentos. E melhor não se meterem com ele.”

Estas declarações chegam depois de Jean Todt ter dito que gostaria que todas as equipas se mantivessem na competição, desvalorizando no entanto a possível saída ad Ferrari: “Já tivemos grandes nomes a sair e outros a entrar”. E se a questão financeira  não levanta problemas para Todt, que é apologista de que a Ferrari deva receber mais, a questão do veto é para o presidente da FIA algo que já deveria ter sido acabado.

Interessa então pensar na primeira questão colocada por Wolff, que claramente mostrou que a aliança com a Ferrari está de boa saude. Será que a F1 precisa mais da Ferrari do que o contrário? Estamos a falar de uma equipa com uma história inigualável, que andou de mão dada desde início com a F1. Uma marca global que acrescenta um valor tremendo à competição. Uma marca com uma legião de fãs pelo mundo fora, com uma paixão que dificilmente se vê nos fãs de outras marcas. Uma equipa de F1 onde todos os pilotos querem estar. Basta ver o GP de Monza para entender a importância do  cavallino rampante. A saída da Ferrari seria um golpe muito duro para a F1.

Mas por outro lado, estamos a falar de uma equipa que tem um acordo comercial muito melhor que os restantes e que apenas precisa de se mostrar em pista para começar a receber (muito) dinheiro. Além disso,  o poder de veto que actualmente tem, permite que aceite apenas as mudanças que mais lhe agradam, colocando outras equipas num patamar inferior de forma algo injusta, pois há 10 anos que a Ferrari tem estado abaixo dos seus adversários a nível desportivo. E se a Ferrari pode dar-se ao luxo de sair da F1 sem que perca ao nível da visibilidade global, o grande circo é sem dúvida o melhor palco para se mostrar e talvez o único com a grandeza suficiente para ter o impacto que a marca pretende.

Em 2015 Marchionne dizia “”Somos únicos e definidos pelas corridas. Quando a Ferrari perde, não é bom. A competição está no cerne do que fazemos. Toda a tecnologia nos carros da estrada têm como base as corridas”. E sim, um carro com tecnologia igual à que Vettel usa em pista é muito mais apelativo para quem é afortunado o suficiente para comprar uma máquina italiana. Se a Ferrari, com a F1, é alvo de paixão por parte de milhões em todo o mundo, sem F1 seria apenas mais uma marca de super-desportivos.

Em conclusão, a saída da Ferrari da F1 seria provavelmente a única solução em que ambos os lados perdem. Um mau negócio para todos. Será que num mundo onde os maus negócios são evitados a todo o custo, tal poderá acontecer?

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
so23101706
so23101706
6 anos atrás

Sou ferrarista – não ‘tifoso’ – desde que comecei a ver GP’s em 1981. Não há nenhuma equipa que a iguale em prestígio e paixão, nem – o que é importante – em palmarés. Concordo que a Ferrari é imprescindível à F1 e esta nunca se recomporia da saída da Scuderia, mas não tenho problemas em reconhecer que também é verdade que a Ferrari precisa da F1. Dito isto, não concordo que a Ferrari tenha direito de veto nem que tenha vantagens patrimoniais excessivas em comparação com outras equipas. A F1 nunca será socialista, mas deve haver mais equidade na… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Desta vez estou de acordo consigo. Gostei da bem construída explicação do seu ponto de vista, no entanto não acredito que a Ferrari saia da F1, sem ser numa situação extrema. Hoje dou-lhe os meus cumprimentos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Nem mais, esta conversa de que a Ferrari não precisa da F1 mas a F1 precisa dela são balelas. Precisam uma da outra, simples. A Ferrari traz adeptos e consequentemente dinheiro e patrocínios. Mas a Ferrari não estando na F1 também iria viver com problemas, não é só o prestígio de estar na competição, onde são uma histórica e a com maior palmarés, mas como isso afectaria os carros de estrada, que vivem desse DNA F1. Quem compra um Ferrari compra a história que eles construiram na F1, é isso que eles querem, não só um super carro de alta… Ler mais »

can-am
can-am
6 anos atrás

Esta atitude histórica de sobranceria da Ferrari acaba por revelar sim um complexo de inferuoridade face aos outros.
Porque ganhar assim, com regulamentos feitos à medida e muletas a amparar por tudo quanto é sitio é um ganharzito muito fraquito.
Falta classe a esta equipa, que é uma coisa que o dinheiro não compra (felizmente).

ernie
ernie
6 anos atrás

Os meus parabéns senhor Fábio Mendes. Há muito tempo que não nos brindava com uma análise tão boa. De facto a Ferrari precisa de estar na competição ao mais alto nível e a F1 é a sua tradição, foi onde nasceu a marca, foi onde criou 90% do seu nome e imagem e sabe que os seus clientes não querem andar na rua com um super-desportivo “qualquer”, porque usam o carro como um estandarte, estandarte que a Ferrari é também para todo o Grupo FIAT, e é por isso que eu acho que a Ferrari não sai da F1, a… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
6 anos atrás

acho que não estão a ver a coisa bem… pelo discurso do Toto é evidente que a Mercedes e a Ferrari partilham de ideias semelhantes para o futuro da F1 (e se isso acontece é porque estão a pensar na competição em si e não em interesses subterraneos, os tugas é que são muito dados a esquemas desses e depois pensam que os outros são iguais…). O mêdo de ambas (Ferrari e Mercedes) deverá ser idêntico, mêdo que os novos patrões transformem a competição num entretenimento à moda americana… A Ferrari saindo leva a Mercedes consigo, e, se ambas se… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  RedDevil
6 anos atrás

Todos os cenários são imagináveis e imaginados, dá para tudo. Soube-se agora, e repare nesta sequência : 1.Há dias, no Salão de Genebra, o Marchionne além de voltar a ameaçar que podiam sair da F.1, fartou-se de elogiar o Eng. Dallara 2. Caso a Ferrari tivesse ido a Indianapolis nos anos 80, o parceiro já estava escolhido: Bobby Rahal 3. A Scuderia Corsa anunciou que vai participar este ano nas 500 Milhas com um Dallara, em parceria (simplificando) com… a equipa do Bobby Rahal. 4. A Scuderia Corsa pertence a um bisneto do Enzo Ferrari, cujo pai é dono da… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

E já agora: Nos intervalos da 1ª corrida Indy de 2018 em S. Petesburgo, Florida, passava sempre na TV publicidade da Alfa Romeo ( título:”wicked game”).
É muita estranho !

Kimi Iceman
Kimi Iceman
6 anos atrás

E não me provoquem a mim, que pego numa motoserra e corto-vos todos!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado