WEC: Pechito Lopez em risco na Toyota
O piloto argentino que arrasou por completo a concorrência no WTCC, teve um ano pouco conseguido no WEC e o seu lugar parece estar em risco para a próxima época. Lopez tem tido prestações algo discretas, para quem habituou o público a estar nos destaques do WTCC.
Jose Maria Lopez está longe de ser um caso de sucesso pontual e a sua carreira, assim como o seu talento não deixam dúvidas. Sagrou-se campeão de Formula Renault 2.0 na Itália e na Eurocup series, foi piloto de testes da Renault e esteve às portas da F1, quando assegurou um acordo com a USF1, projeto que como se sabe não correu nada bem. O argentino ainda tentou ficar com o lugar na Hispânia, mas Karun Chandhok levou a melhor e ficou com a vaga.
Sem lugar na F1, viu-se obrigado a voltar definitivamente ao país Natal e competir nos TC2000 onde já tinha tido sucesso em 2008 e 2009, quando se sagrou bi-campeão. Começou a cimentar o seu lugar no competitivo campeonato argentino e em 2012 regressou aos títulos no Super TC2000.
Em 2013 deu-se o ponto de viragem na sua carreira… Fez a ronda argentina no WTCC onde deu nas vistas e venceu uma corrida. O seu desempenho foi tão bom que interessou aos responsáveis da Citroen, conseguindo ficar com a 3ª vaga da equipa francesa que se estreou em 2014 no mundial de turismos. Com Muller e Loeb na equipa, muitos pensaram que Lopez iria ser apenas o 3º piloto, ao qual caberia um papel de apoio, mas as suas prestações foram espantosas e de ator secundário, passou a estrela da companhia. No total foram 28 vitórias, 21 poles, 3 títulos consecutivos e exibições absolutamente fantásticas. Lopez chegou de uma realidade diferente e suplantou grandes nomes do desporto motorizado no seu “habitat natural” e conquistou o respeito dos adversários e dos fãs.
Com a saída de cena da Citroen, era mais que previsível que o argentino rumasse a outras paragens, pois o WTCC tornou-se demasiado pequeno para ele. Entrou na Formula E, pela DS Virgin Racing, continuando ligado à Citroen e juntou-se aos homens da Toyota nos LMP1. Na Formula E conseguiu 2 pódios e no WEC outros 2, mas as prestações não foram tão brilhantes quanto se esperava (a fasquia estava alta). Um dos pontos mais baixos da época terá sido o incidente em Silverstone que despoletou a sua despromoção para o 3º carro da equipa em Le Mans. Os toques não se ficaram por aqui e em Shangai voltou a borrar a pintura, com um toque que acabou com as esperanças de uma dobradinha da marca nipónica nessa prova.
Com outros nomes na calha, nomeadamente um tal de Alonso, o lugar de Pechito não está seguro na estrutura japonesa, tal como o de Anthony Davidson. As dúvidas apenas serão elucidadas em janeiro e até lá teremos de esperar para ver se o piloto que mais se destacou no WTCC nos últimos anos irá sofrer uma dispensa algo dolorosa em 2018.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Sempre achei algo estranho a contratação dele para a Toyota, passar de carros de turismo directamente para os LMP1 HY, sem sequer uma passagem pelos GTE ou LMP2, parece-me um passo muito largo. Terá que procurar nas novas equipas de LMP1 ou nos LMP2. Talvez seja possível alguma coisa na IMSA.