Coulthard e Lotterer ‘pegaram-se’ no Twitter: quem é melhor, F1 ou WEC?
David Coulthard envolveu-se em polémica depois de ter colocado na sua conta do Twitter: “Respeito as corridas de 24 Horas mas entre os pilotos não é a mesma coisa o estilo sprint da F1”. Uma opinião que levou a uma resposta curiosa de André Lotterer, campeão do mundo do WEC e triplo vencedor das 24 Horas de Le Mans com a Audi: “Estás certo, não é o mesmo. Nós fazemos um sprint de 24h. O Lewis não faz só hora e meia?” Coulthard respondeu dizendo: “Deixo que digas isso ao Lewis. Mas tu sabes o que quero dizer. F1 DEVE ser disputada a fundo e nas 24 Horas de Le Mans há mais contingências” , disse David Coulthard. Trata-se da ‘velha’ questão que existe há muito entre os dois lados da barricada da endurance e da F1, cada um defende o seu ‘lado’, ambas as competições têm os seus argumentos, e a verdade é que continuando a ser a F1 o que a grande maioria considera o pináculo do desporto automóvel, também é cada vez mais verdade que há muito as atenções de muitos dos pilotos deixaram de ser a F1, e olham para a endurance como a sua ‘saída’. De resto, é inegável que a Fórmula 1 passa por momentos complicados, e sendo verdade que pode estar a perder adeptos para outras disciplinas, a diferença continua a ser abismal.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Frenando_Afondo
28 Fevereiro, 2016 at 19:12
Isto é tão fácil de resolver… Mtere o Lotterer a fazer uma corrida num F1 (metam-no num mercedes para não haver dúvidas, leva logo com o melhor carro). Depois meter o Hamilton num Porsche a fazer as mesmas horas que o Lotterer faria. Pronto, depois logo veremos quem se safa melhor. Mas acho que a nível de preparação física, um F1 é mais exigente que o carro de WEC, tal como a aerodinâmica e num F1 não podes cometer erros de queimar pneu numa travagem, sair da pista porque podes partir algum componente ou gastar a placa no fundo do monolugar, tem de haver um preaparação a nível de afinações muito mais “picuínhas” que no WEC, devido a sua natureza de extrair o máximo possível do carro em cada pista. No WEC também tens de andar a fundo, claro, mas a nível de afinações não precisas (nem consegues, especialmente a nível aerodinâmico) extrari tudo do carro, afinal ali o que conta é conseguir fazer uma boa média de tempos por volta, não fazer a melhor volta durante 24h (é certo que na F1 também há várias voltas que metem em modo poupança, mas é uma poupança diferente e em que se perde menos tempo, imo). Mas como disse, a prova dos nove era os pilotos trocarem de assento durante uma corrida.
Mário
29 Fevereiro, 2016 at 10:54
O Loterer também faz super fórmula, que são mais rápidos em curva que os F1 actuais. Não parece que tenha problemas físicos para conduzir um F1. A fórmula 1 de hoje em dia é uma nódoa, o WEC reduziu a sua performance se tal não acontecesse, a tecnologia híbrida superior dos WEC estava no caminho para bater estes F1. Estes F1 não estão à altura dos melhores carros criados pelo homem. Os carros mais rápidos do mundo ainda são os F1 de 2004 com os seus V10.
Pedro Mercedes
29 Fevereiro, 2016 at 14:04
“a tecnologia híbrida superior dos WEC”…morri
EPJRacing
28 Fevereiro, 2016 at 19:58
São 2 disciplinas completamente distintas. Pessoalmente, gosto mais de Endurance.Os carros são bem mais espetaculares e evoluidos dos que na F1 que parecem todos iguais.Já não sigo a F1 desde 2009 e não sinto saudades nenhumas. A F1 são guerras politicas e de interesses duvidosos. Até fiquei espantado que a Renault tivesse regressado. A WEC por enquanto não tem desses problemas. A WEC tem corridas infinitivamente mais interessantes. Os pilotos de F1 são melhores? Tirando 5 ou 6 pilotos da F1 atual, posso dizer que os restantes são perfeitamente “comuns”. E sem nenhuma personalidade, carater. Vejam a historia do WEC. Basta ir ao You Tube. Simplesmente fabuloso.
assunção
28 Fevereiro, 2016 at 22:18
Amigos tanta discussão com o nome da formula 1 pois amigos isso já faz tempo que deixou de existir amigos agora são corridas de balneários os pilotos fazem de bonecos porque ainda não a manequins robotizados para fazerem o papel deles com as ajudas que eles tem do exterior que lhes resolvem sempre tudo deixou de ter qualquer piada que deixem de ter essas ajudas pois nem metade chegam au fim de uma corrida que os pilotos ditos decidam por eles isso a que era a formula 1 agora e só corridas de bastidores ate querem por um cockpit fechado deve ser para não levarem com os mosquitos vem com a estoira da segurança as corridas de motas não devem ser perigosas só andam a 100km por hora não estraguem mais esse desporto já deixou de alguma piada com essas regas todas vai e acabar e venha as corridas de endurance tem mais emoção ver uma corrida dessas duque essa formula 1
Macedo
28 Fevereiro, 2016 at 23:45
É das coisas mais ridículas que já vi. Comparar Fórmula 1 com qualquer outra categoria do desporto motorizado não faz sentido, a Fórmula 1 é estupidamente superior e toda a gente, no fundo e no subconsciente, sabe perfeitamente disso. Dizem coisas feias sobre a F1 porque é bonito, está na moda e porque a F1 realmente tem problemas (não tão profundos como proclamam, mas enfim). MotoGP, WEC, Fórmula E, WRC… esqueçam, não vale a pena.
1 – Que categoria é e sempre foi considerada ‘o pináculo do desporto motorizado’? Eu só ouço uma categoria ser chamada disso, mas se calhar tenho que lavar melhor os ouvidos.
2 – É ou não é verdade que o sonho da esmagadora maioria dos pilotos é de chegar à Fórmula 1? É alguma mentira? Já não foi dito inúmeras vezes por inúmeros pilotos? Eu nunca ouvi um piloto a dizer algo como “gostava de estar no WEC, mas o melhor que consegui foi a Fórmula 1”. Porra, até a escrever soa mal.
3 – Onde estão os melhores pilotos do mundo? Onde sempre estiveram os melhores pilotos do mundo? Schumacher, Senna, Prost, Lauda, Hunt, Ascari, Clark, Stewart, Fangio, Vettel, Hamilton, Alonso? Conhecem alguma categoria que consiga nos presentear metade de nomes como estes? Eu não. Nem ninguém, na verdade.
4 – Os tempos! Coloquem à volta de uma pista um carro de WEC, outro de F1, outro de FE… enfim, tudo o que quiserem. Tragam até as motas do MotoGP. Se não admitem o poderio da Fórmula 1, ficarão surpreendidos com o primeiro deles a cruzar a meta de chegada…
5 – Qual é a categoria com os carros mais exigentes fisicamente? Qual é a categoria com os carros mais exigentes na afinação? Qual é a categoria com os carros mais avançados em termos de motorização?
Deixem-se de tretas, não brinquem com a cara das pessoas. Discutir, discute-se quando há argumentos válidos de ambos os lados. Aqui, tudo o que vejo é um piloto que teve uma muito breve passagem pela F1 numa equipa fraquíssima com dores de cotovelo porque nunca conseguiu sair do WEC. É a vida, parceiro.
Pedro Mercedes
29 Fevereiro, 2016 at 8:35
Eu nem queria ir tao longe,mas subscrevo.
Pedro Mercedes
29 Fevereiro, 2016 at 0:18
A todos aqueles que defendem que o WEC é melhor que a F1:
VOCÊS NÃO PERCEBEM NADA DE AUTOMOBILISMO!
wrcf1
29 Fevereiro, 2016 at 7:27
O melhor é mesmo os ralis, seja ele regional , nacional, ou mundial.
Pedro Mercedes
29 Fevereiro, 2016 at 7:50
O melhor mesmo era estares caladinho
NOTEAM
29 Fevereiro, 2016 at 8:34
É como diz o artigo,a F1 é o Top mas ano após ano vai perdendo gás.Há uma geração mais jovem que não tem uma imagem tão romantizada da f1,se calhar se perguntar-mos a um puto com 10 anos se acha mais piada ver uma corrida de moto gp ou de f1,eventualmente 40 em 50 vão responder moto gp.Entre o WEC e F1 a diferença é abismal,até mesmo pela natureza competiva do Wec com as corridas mais longas e etc,tem mais dificuldade em agarrar o público.No entanto,o WEC tem tudo para promover melhor o seu produto e com isso chegar ainda a mais gente,ainda este ano bastou ter um piloto de F1 a pilotar em Le mans,e estamos a falar de um piloto com impacto médio para que existisse um interesse e uma cobertura muito mais ampla e mediática da corrida, não é por acaso que muitos pilotos de f1 já demonstraram ter vontade de correr em Le Mans,pois não tenho dúvidas que meramente por uma questão de pilotagem o WEC seja mais aliciante nos dias que correm,há anos atrás nenhum piloto de f1 teria grande interesse em experimentar porque sabia que melhor que aquilo não havia,mas o tempos mudam.
Pedro Mercedes
29 Fevereiro, 2016 at 8:39
E o que disse o Hulk sobre a pilotagem do seu Force India e do seu Porsche,se quiser eu relembro-lhe ;).Para o Hulk foi um fds de ir brincar com os sobrinhos,e trouxe uma taça.
NOTEAM
29 Fevereiro, 2016 at 13:20
O que Hulk explicou que existem diferenças entre uma e outra competição.Eu também prefiro a f1 e assim vou continuar,mas é claro que esta se tem tornado menos e menos atractiva ao longo do tempo.A f1 até pode ser mais exigente em termos de pilotagem para um piloto,mas se a maior parte do tempo estás preocupado e concentrado no que tens de fazer com os pneus,combustível e afins afastas-te do que realmente dá pica a um piloto,que é conduzir no limite a tempo inteiro.
Pedro Mercedes
29 Fevereiro, 2016 at 14:07
Até aí de acordo,e o endurance não é mesmo isso?Percorrer a distância.Alguma vez eles andam a rasgar as 24/12/6 horas…nunca na vida,por aí estão iguais.
Mário
29 Fevereiro, 2016 at 10:58
Dificuldade em agarrar o público está a ter a F1. F1 paga em canais de futebol, em Portugal, em Inglaterra só estão a matar a F1. Depois vem o Velho com qualificações da treta e DRS. Agora o Halo…
Pedro Mercedes
29 Fevereiro, 2016 at 14:11
Quanto aos canais,isso não interessa para nada no que se está a discutir.Depois,o DRS nasceu por culpa do Alonso e do Button que não ultrapassam nada e era preciso ajudar os mininos,pelo Hamilton,Perez,Raikkonen essa treta era desnecessária.Qualificação concordo a 100%,está muito bem assim,mexer é estragar.O halo,tipo é aquela posição ingrata,infelizmente faleceu o Jules Bianchi por culpa apenas dele,mas alguma coisa tem de ser feita,nem que seja por fazer (acho que o VSC funciona bem).Mesmo assim a F1 ainda não está tão mal que se possa sequer comparar ao Wec..
Mário
1 Março, 2016 at 13:45
As equipas são as culpadas, se tivessem criado o campeonato de F1 alternativo à revelia da FIA não estávamos agora nesta situação, teriam mais dinheiro e não engoliriam sapos.
A única coisa que vai salvar a F1 em Portugal será a Eurosport. No dia que isso não existir e não for possível ver na net, ou na RTL via satélite, de certeza que ao fim de quase 30 a seguir todas as corridas terei de ver outra coisa. Nós ainda somos os últimos adeptos de F1 que restam neste país e não acredito que um miúdo de 15 anos queira seguir a F1 nas condições actuais.
ligier
29 Fevereiro, 2016 at 21:00
Bom a Fórmula 1 e o WEC são imcomparáveis, sempre foram e sempre serão. Nasceram sobre signos diferentes. O Mundial de Sport nasceu e cresceu á conta da necessidade de várias marcas de promoverem os seus carros de produção, e de ganhar provas que exigissem resistência mecânica e consequentemente fiabilidade. Antigamente carros de rodas descobertas pouco diziam ao potencial comprador de um carro. Nos anos Setenta a Porsche e a Ferrari fartaram-se de vender carros graças ás vitórias de carros como o 917 em Le Mans, que foi cronometrado a mais de 370 khm na Hunaudieres. Os pilotos de fórmula 1 corriam tanto em Sport como em Fórmula, alguns com destino aziago como Winckelock ou Bellof que morreu em Spa. Hoje alguém sente predisposição em Alonso ou Hamilton para correr em Le Mans? Claro que não. Os pilotos estão muito mais especializados, a pressão é enorme e os contratos também não o permitem por causa dos interesses comerciais. Comparar ambas as categorias é uma perfeita loucura. Evoluíram em sentidos totalmente diferentes e de qualquer forma A FIA nunca gostou dos protótipos, com receio que eles ofuscassem a Fórmula 1. A Peugeot ganhou Le Mans nos anos 90 quase sem oposição, porque com mudança de regras e fim dos turbos as marcas retiraram-se – até a Jaguar – e a Peugeot ficou sozinha.
Deixemos de procurar um vencedor entre ambas. A F1 é mais popular até porque permite corridas em directo e na integra, mas ambas são necessárias e insubstituíveis. Mansell em Siverstone em ´92 com aquela suspensão activa ou Wolleck a acelerar o 962 C em Le Mans – venha o Diabo e escolha.
A F1 são os cem metros, O WEC a maratona.
claude
1 Março, 2016 at 20:17
O melhor comentário sobre este tema. Parabéns.