O motard luso foi recebido de forma afectuosa no Aeroporto da Portela, onde foi recebido por familiares, membros da equipa, amigos e simpatizantes, bem como pela comunicação social. No entanto, Rodrigues pensa já no futuro.
“Estou muito feliz por ter conseguido este resultado e ter vencido uma etapa. Para mim foi excelente e agora é tempo para pensar no futuro e não tempo para parar a pensar numa vitória em etapa. Quero chegar a melhores resultados. Felizmente tenho o Lagos Team, a TMN e a Red Bull que me ajudam, mas de resto é preciso ainda mais ajuda para fazer melhor que um 5º lugar. Também o facto do Ruben não ter participado fez com que a responsabilidade recaísse sobre mim”, começou por referir o piloto de Sintra.
“É preciso ter a noção que lutar contra equipas de fábrica é impossível com as condições que nos proporcionaram. Fizemos um esforço enorme para estar aqui, a equipa está de parabéns porque fazer melhor era impossível.” Referiu Hélder Rodrigues, acrescentando que “é precisa mais ajuda e essa também começa pelo apoio da comunicação social”.
Em relação ao Dakar na América do Sul e à organização, o piloto é da opinião de que: “O rali nem sequer foi duro, mas foi principalmente perigoso, com muito pó. Penso que no geral a organização se portou bem.” No entanto Hélder Rodrigues apontou algumas críticas: “Faltou um deserto a sério. Não se pode andar no meio de aldeias e vilas porque é muito perigoso para nós, é muito pó, é muita pista só com uma trajectória… que se torna muito arriscado.”
Sobre o seu futuro, o piloto que completa em breve 30 anos, sente-se “pronto para começar a trabalhar já amanhã. Tenho uma prova já este fim-de-semana no Nacional de Enduro e estou preparado para iniciar 2009 com novos objectivos e com um programa mais intenso. Depois do meu acidente no Rali da Patagónia, a minha recuperação foi complicada e também foi duro não termos conseguido todos os patrocinadores que precisávamos. Espero que este ano seja melhor que 2008”, asseverou o piloto, agradecendo ainda aos seus patrocinadores e à sua equipa.











