WTCC: Carros do DTM na calha para 2019

Por a 21 Outubro 2016 12:03

O WTCC poderá mudar completamente o seu regulamento técnico, mais provavelmente em 2019 mas possivelmente até um ano antes, dependendo do interesse das marcas. Mas o mais interessante é que o Mundial de Carros de Turismo poderá substituir os atuais TC1 pelos regulamentos Classe One. François Ribeiro, responsável méximo do campeonato, já apresentou a proposta aos construtores e à FIA.

A Class One foi desenvolvida em conjunto pela ITR, organizadora do DTM, e pela GT-A, organizadora do Super GT (a Grand-Am esteve envolvida mas desinteressou-se), com o objetivo de unificar os regulamentos dos dois campeonatos e permitir ao mesmo tipo de carros correr em vários pontos do mundo. No entanto, ambos os campeonatos têm atrasado constantemente à implantação total do regulamento conjunto, mantendo os carros atuais, que têm pontos em comum.

A ideia é usar carros com uma monocoque e célula de segurança idênticas para todos os carros, maior número de componentes partilhados, baixo peso, aerodinâmica controlada e motores 2.0 turbo com cerca de 600 cv. Dos construtores envolvidos atualmente (Citroën, Volvo, Lada e Honda), apenas a marca japonesa tem um carro mais ou menos pronto para o regulamento, mas é um GT e não um carro de turismo. A Honda não confirmou a sua manutenção no WTCC após 2017.

Uma das razões que motivou a criação da Class One é o desejo da BMW vender carros a privados, algo que não existe no DTM. Se a Class One fosse introduzida no DTM, com a existência do Troféu de Independentes, a marca alemã poderia fornecer carros a outras equipas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
7 anos atrás

Cada macaco no seu galho. Gosto muito do DTM e do WTCC. Acho que há lugar para os dois. Espero continuar a ver carros mais próximos dos de estrada a competir.

dumberdog
dumberdog
Reply to  Cágado1
7 anos atrás

Concordo. Quem não gosta dos V8 Supercar Australia?

dumberdog
dumberdog
7 anos atrás

Acho que o DTM pós-2000 foi criado como showcase das marcas premium alemãs à excepção da Opel, logo será muito difícil acontecer essa uniformização de regras.

ze-do-pipo
ze-do-pipo
7 anos atrás

Não tenho nada contra os carros do DTM em si, devo dizer que são espetaculares, mas tenho contra o modo como o campeonato DTM “funciona”. Se essas marcas vierem com essa maneira de estar para o WTCC, então este será destruído. Aliás, preferia o antigo WTCC com verdadeiros carros de produção corrente ao actual com carros “inchados”.

zbranco
zbranco
7 anos atrás

Um campeonato de turismos deve ter como base carros de turismo com preparação para competição e não protótipos silhuetas em carbono com 600cv. Olhem para o campeonato inglês de turismos teriam ai muito mais em que se inspirar.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado