“Formato atual” do WTCR termina no final desta época
O promotor da Taça do Mundo FIA de Carros de Carros Turismo (WTCR), a Discovery Sports Events (DSE), anunciou que o “formato atual” da competição vai terminar no final da corrente temporada, estando a trabalhar, juntamente com a World Sporting Consulting (WSC) – detentora dos direitos e regulamentos dos carros TCR – num novo formato de evento único que mostrará a categoria, promovendo ao mesmo tempo uma maior sustentabilidade.
A competição tem passado por um período negro após os anos marcados pela pandemia e em 2022 apresentou uma grelha mais curta e um calendário que sofreu bastantes alterações e com dificuldades em garantir o nível mundial a que a competição está obrigada. Para além disso, o diferendo com Lynk & Co levou à retirada dos 5 carros da grelha, numa decisão que não ficou devidamente esclarecida. A maior festa do ano acabou por ser em Vila Real e mesmo assim, a organização portuguesa avisou seriamente a DSE que seria preciso mais esforço da sua parte para se continuar a realizar a ronda no Circuito Internacional de Vila Real.
A DSE realçou o seu foco na competição de Turismos 100% elétricos, o ETCR, enquanto trabalha no desenvolvimento de uma nova competição dos TCR. “Afastando-se do atual formato do WTCR, a DSE e a WSC procurarão desenvolver uma competição que promova a participação internacional ainda mais do que o WTCR é atualmente capaz de fazer, mas ainda utilizando os regulamentos técnicos existentes do TCR”, pode ler-se no comunicado do promotor deste competição.
A FIA, através do Presidente da Comissão de Carros de Turismo, Alan Gow, confirmou que “existe necessidade de identificar e avaliar qual é o melhor e mais sustentável futuro para as corridas de carros de turismo como parte do portfolio da FIA”. Gow acrescentou que o “objetivo seria manter um título mundial de carros de turismo com motor convencional e assegurar que a competição seja forte e prestigiosa”.
Todos os pormenores serão revelados mais tarde “no caso do formato proposto ser aprovado pela FIA”, avançou a DSE, que garante ainda que está a estudar um novo formato da competição de TCR a nível mundial de apenas um evento anual. O ETCR mantém-se inalterado em 2023.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Cágado1
14 Outubro, 2022 at 10:47
Os campeonatos do mundo de turismos têm alternado ciclos aúreos com outros menos conseguidos. Era claro que este vinha já há algum tempo a ser mantido com ‘respiração ligada a ventiladores’, Tenho muita pena, pois não há competição automóvel que eu goste tanto como um bom campeonato de turismos.
joaolmoraisgmail-com
15 Outubro, 2022 at 10:39
Concordo inteiramente. Nós tempos áureos do WTCC eram as melhores corridas e o melhor campeonato FIA. Tive a sorte de os ver no Estoril em Portimão e Vila Real. Esperemos que no futuro tenhamos novamente boas corridas.