WTCR: Gabriele Tarquini com ‘mão e meia’ no campeonato

Por a 28 Outubro 2018 08:06

Gabriele Tarquini venceu a última corrida do fim de semana de Suzuka, numa contenda com imensos toques, que terminou com o italiano a vencer e dessa forma assegurar uma vantagem de 39 pontos no campeonato de pilotos.

São muitos anos de corridas, muitas vitórias e muitos sucessos alcançados por Gabriele Tarquini, o “avô” do campeonato e que arrisca ser campeão no ano de estreia do WTCR se conseguir ficar em quarto nas três corridas de Macau. E tudo se resumiu a uma terceira corrida onde saiu de segundo, atrás de Kevin Ceccon, que depois da primeira vitória, deu à Alfa Romeo a primeira “pole position”.

A vantagem do Giulietta era tal que todos vaticinavam uma vitória fácil para Ceccon. Erro crasso! Tarquini arrancou melhor que Ceccon, roubou-lhe o primeiro lugar à entrada da primeira curva e, depois, deixou-o passar. Porquê? Porque o piloto do team Mulsanne Alfa Romeo cometeu um erro grosseiro ao não estar bem posicionado na grelha de partida, estando à frente do lugar onde deveria estar parado. Penalizado com cinco segundos adicionados ao tempo final, Tarquini desligou-se dessa luta e deixou-o ir em busca dos cinco segundos que lhe dariam a vitória. O italiano do Hyundai i30 N TCR não lho permitiu, mas Ceccon ainda conseguiu ficar em terceiro, depois de ter caído para quarto ao tentar defender-se de Tarquini na primeira curva.

Mas o Alfa Romeo estava tão veloz que o piloto do Team Mulsanne Alfa Romeo facilmente chegou a segundo e depois a primeiro com a ajuda do piloto da Hyundai. Atrás deste drama italiano, assistia-se a um drama francês. Yvan Muller não conseguia progredir e num final algo caótico, provocado por um Esteban Guerrieri, viu-se envolvido em várias lutas que acabaram com Pepe Oriola penalizado com um “drive through” por ter atalhado uma mão cheia de vezes a chicane e Guerrieri empurrado para fora na 130 R por Muller a fazer um verdadeiro show de “drift”.

Seria o canto do cisne para o Hyundai i30 N TCR de Muller, forçado ao abandono por problemas mecânicos. Com este abandono, Muller ofereceu a Tarquini uma vantagem de 39 pontos num campeonato que somente Tarquini pode perder. Tiago Monteiro fez a melhor corrida do fim de semana, terminando no 11º lugar, à porta dos pontos, ele que, em boa verdade, cumpriu a sua estreia no WTCR, já que nunca tinha participado em alguma prova da competição.

Corrida 3

1 Gabriele Tarquini Hyundai 11 Voltas

2 Aurélien Comte Peugeot +1.577

3 Kevin Ceccon Alfa Romeo +2.024

4 Mehdi Bennani Volkswagen +3.140

5 Aurélien Panis Audi +3.674

6 Robert Huff Volkswagen +13.728

7 Frédéric Vervisch Audi +18.296

8 Thed Björk Hyundai +19.963

9 Norbert Michelisz Hyundai +20.694

10 Jean-Karl Vernay Audi +23.015

11 Tiago Monteiro Honda +23.259

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