WEC Silverstone: Toyota lidera treinos livres

Por a 17 Agosto 2018 17:16

Poderia o EoT (Equivalente of Technology) ser uma solução para oferecer aos modelos não híbridos da categoria LMP1 maior competitividade face aos Toyota TS050. Poderia, mas pela amostra dada logo no primeiro treino livre, os Toyota estão muito longe dos outros carros da categoria e não custa muito adivinhar que a vitória no final das 6 Horas de Silverstone terá o nome da Toyota, não sendo difícil, também, dizer que Fernando Alonso será o eleito para a vitória.

Para já, o TS050 Hybrid mais rápido foi o número 7 pilotado por Mike Conway, deixando o outro Toyota, com Sebastien Buemi ao volante, a 0.275s e o primeiro LMP1 não híbrido, o Rebellion R13/Gibson, pilotado por Gustavo Menezes, a 1,027s.

A primeira sessão de treinos livres foi demasiado atribulada, com um primeiro período de bandeira vermelha a interromper o treino devido ao acidente de Bruno Senna em Copse. Meia hora perdida e o retomar da ação com uma quinzena de minutos adicionado ao tempo total para não prejudicar as equipas, acabou por redundar em nova bandeira vermelha devido ao óleo espalhado no “The Loop” pelo ByKolles ENSO CLM P1/01 – Nissan.

O quarto tempo mais rápido foi rubricado pelo outro Rebellion, mas a mais de 3,2 segundos. O melhor dos SMP BR1 foi o carro pilotado por Jenson Button, sendo de destacar o facto do carro usar, pela primeira vez na temporada 2018-2019, a versão de elevada carga aerodinâmica.

Na categoria LMP2 foi liderada pelo Oreca da TDS pilotado por Loic Duval, seguido do carro da Jackie Chan com Gabriel Aubry ao volante. O terceiro foi o Signatech Alpine com André Negrão aos comandos.

Entre os GT’s, o melhor da categoria GTE Pro foi o Ford GT de Olivier Pla, seguido do outro Ford GT, pilotado por Andy Priaulx. A diferença entre os dois carros da Chip Ganassi foi de 0,671s. O terceiro classificado foi o Porsche 911 RSR de Gianmaria Bruni. Os dois Aston Martin Vantage que, uma vez mais, viram o seu Balance of Performance (BoP) revisto, não foram além do sexto e do sétimo tempos, ainda melhor que os BMW M8 GTE da MTEK que não foram além de nono (com António Félix da Costa) e décimo. Entre o BMW número 82 e o M8 GTE número 81, ficaram os melhores da categoria GT AM, com Mateo Cairoli a ser o mais veloz com o Porsche 911 RSR da Dempsey-Proton.

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