WEC, Prólogo, dia 1: Toyota começou bem e equipa de Albuquerque foi a mais rápida nos LMP2

Por a 12 Março 2023 10:16

A nova temporada do WEC arrancou com dois dias de testes coletivos na pista que será o palco do primeiro grande duelo do ano, o Sebring International Raceway. As 1000 Milhas de Sebring estão marcadas para a próxima semana, mas até lá o pelotão tem muito trabalho.

O desafiante piso de Sebring acolheu pela primeira vez os novos concorrentes da classe Hypercar do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, com exceção da Toyota e da Glickenhaus. O traçado norte-americano, com muitos ressaltos e piso que pilotos e máquinas dificilmente encontram noutro sítio, foi palco de alguns testes privados das marcas, mas fazendo oficialmente foi a primeira vez que todos estiveram juntos para a realização de 4 sessões de testes uma semana antes da corrida do mundial.

O Automobile Club de l’Ouest (ACO) tinha já revelado a lista de inscritos para as 1000 milhas de Sebring, com um total de 37 carros presentes na grelha, 11 deles da categoria principal Hypercar.

A Toyota Gazoo Racing, campeã mundial de construtores, traz um alinhamento de pilotos inalterado para 2023, mas enfrentará forte competição de seis outras marcas, incluindo a Porsche Penske Motorsport e a Ferrari AF Corse, que passam os seus ativos da equipa de fábrica da classe LMGTE Pro para a Hypercar em 2023. O novo Ferrari Ferrari 499P está inscrito no WEC 50 anos após o 312 P ter feito a sua última corrida na classe rainha.

A Peugeot TotalEnergies inscreve os dois Peugeot 9X8 Hybrid, enquanto as equipas norte-americanas da Cadillac Racing e Glickenhaus Racing terão bastante apoio a correr em casa.

Também a Floyd Vanwall Racing Team estará a competir em Sebring com o seu novo Vanwall Vandervell 680, Jacques Villeneuve ao volante e Esteban Guerrieri e Tom Dillmann.

Sem o novo Porsche 963 disponível para a equipa privada Hertz Team JOTA, a estrutura inscreveu um segundo Oreca 07 Gibson na classe LMP2 antes de passar a competir na classe Hypercar, sendo um dos 12 carros inscritos nesta categoria, mas sem António Félix da Costa ao volante em Sebring, sendo substituído por David Beckmann.

Ainda na classe LMP2, Filipe Albuquerque será um dos pilotos que compete no sábado nas 12 Horas de Sebring a contar para o campeonato IMSA e no domingo na primeira prova do WEC aos comandos do Oreca #22 da United Autosports, voltando a formar equipa com Philip Hanson e agora também com Frederick Lubin.

Entretanto, na classe LMGTE Am, onde pilotos profissionais e amadores partilham os carros, são 14 as inscrições divididas entre os Ferrari 488 GTE EVO, Aston Martin Vantage AMR, Porsche 911 RSR – 19 e apenas um Chevrolet Corvette C8.R.

Toyota começa forte

A nova era do mundial de resistência da FIA arrancou com a Toyota a liderar a tabela de tempos na primeira sessão de testes, com o carro #7, conduzido por José-Maria Lopez, Mike Conway e Kamui Kobayashi, a registar o tempo mais rápido em 1:48.208s e batendo o #8, de Ryo Hirakawa, Brendon Hartley e Sebastien Buemi, por apenas 0.085s. O terceiro lugar entre os Hypercar foi conseguido pelo Cadillac V-Series.R #2 com Alex Lynn, Earl Bamber e Richard Westbrook aos comandos. Foi Westbrook quem conseguiu o terceiro tempo mais rápido, enquanto Frederic Makowiecki alcançou o quarto tempo no Porsche 963 #5.

A Ferrari AF Corse fez a sua estreia com os dois Ferrari 499P e Alessandro Pier Guidi estabeleceu o quinto tempo mais rápido da sessão no carro #51. A fechar o pelotão dos Hypercar, ficaram os dois Peugeot 9X8, o Glickenhaus 007 e o Vanwall Vandervell 680 da Floyd Vanwall Racing Team.

Entre os LMP2 foi o companheiro de equipa de Filipe Albuquerque, Phil Hanson, que estabeleceu o melhor tempo da sessão, em 1:51.722s, batendo o regressado Robert Kubica no Oreca #41 da WRT por 0.030s.

Na classe LMGTE Am, com o registo de 1:59.913s Michelle Gatting foi a piloto mais rápida, ao volante do Porsche 911 RSR-19 #8, enquanto Alessio Picariello no Porsche 911 RSR-19 #60 foi o segundo mais rápido e ficou a apenas 0,022s.

United volta a liderar em LMP2

Na segunda sessão do teste coletivo do WEC, Earl Bamber levou o Cadillac #2 ao topo da tabela de tempos (1:48.429s), seguido dos dois Toyota – o #8 à frente do #7 – enquanto os Ferrari 499P #50 e o #51 fecharam o top 5 entre os Hypercar.

Já nos LMP2 voltou a ser Hanson o piloto mais rápido da sessão no Oreca #22 da United, sendo seguido pelo #63 da Prema Racing (D. Pin/M. Bortolotti/D. Kvyat) e o #41 da WRT.

Entre os LMGTE Am, acabou por ser uma sessão com diferenças curtas, mas foi novamente o Porsche da Iron Dames o carro mais rápido. Michelle Gatting terminou a sessão com o tempo 1:59.201s.

Hoje há mais duas sessões de testes marcadas.

RESULTADOS COMPLETOS, AQUI.

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