WEC: ‘Dobradinha’ Toyota nas 6 Horas de Spa

Por a 6 Maio 2017 19:35

A Toyota somou a sua segunda vitória consecutiva no Campeonato do Mundo FIA de Endurance ao impor-se nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, que este sábado se disputaram no famoso circuito belga. Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima impuseram-se aos comandos do TS050 Hybrid # 8, diante do TS50 de Mike Conway e Kamui Kobayashi.

Não obstante ter obtido a ‘pole-position’, a Porsche não teve argumentos para contrariar a superioridade da Toyota, que alinhando com LMP1 com mais apoio aerodinâmico em dois dos seus três carros acabou por ser muito mais rápida que a rival. Brendon Hartley, Timo Bernhard e Earl Bamber foram os melhores da Porsche no 919 Hybrid # 2, apesar de no começo da prova ter sido André Lotterer, autor da ‘pole’ a liderar. Depois o desgaste dos pneus acabou por relegar para o quarto posto o Porsche # 1 – que o alemão dividiu mais uma vez com Neel Jani e Nick Tandy.

Em LMP2 a discussão foi, praticamente desde o início, um duelo entre o Oreca # 26 da G-Drive e o Oreca # 31 da Vaillant Rebellion, que o primeiro acabaria por levar a melhor, em grande parte devido aos grandes turnos de condução de Alex Lynn, que dividiu o protótipo com Roman Rusinov e Pierre Thiriet. Isto apesar dos esforços de Bruno Senna para reverter a situação. O pódio da categoria foi completado pelo Oreca # 38 da Jackie Chang DC Racing. Isto numa prova onde os Signatech Alpine cedo se atrasaram com vários problemas.

Já em GTE Pro a Ferrari levou a melhor sobre a concorrência e de forma clara, impondo-se com o 488 # 71 de Sam Bird e Davide Rigon, que bateu o carro # 51 de James Calado e Alessandro Pieguidi, enquanto o último lugar do pódio sobrou para o Ford GT # 66. Em GTE AM a vitória de Pedro Lamy, Paul Dalla Lana nunca esteve em causa, mesmo com uma penalização no primeiro terço da corrida, impondo-se claramente diante do Porsche 911 GT3-R # 77 da Dempsey Proton, de Christian Reid e Matteo Cairolii, enquanto a terceira posição foi para o Ferrari 488 # 61 da Clearwater.

Classificação final

1º Buemi/Davidson/Nakajima (Toyota TS050 Hybrid) 173 voltas

2º Conway/Kobayashi (Toyota TS050 Hybrid) a 1,992s

3º Bernhard/Bamber/Hartley (Porsche 919 Hybrid) a 25,283s

4º Jani/Lotterer/Tandy (Porsche 919 Hybrid) a 1m25,438s

5º Sarrazin/Kunimoto/Lapierre (Toyota TS050 Hybrid) a 2 voltas

6º Rossiter/Webb (CLM01 NISMO ) a 12 voltas

7º Rusinov/Thiriet/Lynn (Oreca 07 Gibson) a 13 voltas

8º Senna/Prost (Oreca 07 Gibson) a 13 voltas

9º Tung/Jarvis/Laurent (Oreca 07 Gibson) a 13 voltas

10º Piquet/Beche/Heinemeier-Hanson (Oreca 07 Gibson) a 14 voltas

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
6 anos atrás

Finalmente a Toyota a rentabilizar o investimento nesta competição. Será que é desta que finalmente leva no bolso a prova de Le Mans?

ze-do-pipo
ze-do-pipo
Reply to  RogerM
6 anos atrás

A Toyota está mais forte e competitiva este ano, não parece apostar apenas em Le Mans, mas também tem menos oponentes, e atualmente menos competitivos. Talvez por isso, me parece que é este ano que a Toyota vai ganhar em Le Mans. Mas ninguém se esquece do que aconteceu o ano passado…

Fernando Cruz
Fernando Cruz
6 anos atrás

Grande recuperação de Senna no início, chegando ao comando depois de partir de nono. Ele e Lynn foram as grandes figuras da prova na classe LMP2, a mais competitiva do WEC…

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado