Robert Kubica: “Uma maneira suave de voltar às corridas”

Por a 4 Abril 2017 09:29

Robert Kubica admite que as memórias do acidente que sofreu no Grande Prémio do Canadá de 2008 o deixaram reticente em voltar às provas de circuitos. Isto apesar de terem sido as lesões contraídas noutro acidente, nos ralis em 2011, a ditarem o seu afastamento da F1, quando era apontado como uma das grandes esperanças da modalidade.

Kubica não conseguiu vingar nos ralis e acabou por regressar às provas de circuito em 2016, disputando as 12 Horas de Mugello e algumas outras provas de resistência para além de uma prova do Renault Sport Trophy. Este ano foi convidado pela ByKolles para participar no FIA WEC, depois de um teste bem sucedido no Bahrain. E foi no Prólogo de Monza que o polaco falou finalmente de como a sua carreira sofreu uma alteração abrupta.

“Atravessei um período difícil na minha vida. Primeiro decidi ir para os ralis, mas isso não correu como esperava. Acabei por parar e voltar à ‘estaca zero’. Dei um passo atrás por causa da minha recuperação do acidente, porque as provas de circuito lembraram-me muito o que fazia antes”, admite Robert Kubica. O polaco considera que os tempos da F1 foram os momentos altos da sua carreira, pois é o pináculo do automobilismo e que nunca imaginava que as pessoas se lembrassem tanto dele passados tantos anos. “Para ser honesto fiquei surpreendido pela quantidade de pessoas que conheci no Bahrain e que lembrava da F1. É algo que, certamente, acaba por me proporcionar sentimentos mistos”, afirma ainda Kubica, ciente de que os tempos da F1 já passaram e que agora está pronto para uma nova realidade nas corridas de endurance.

O polaco considera que inicialmente não esperava conseguir guiar um LMP1, devido às dimensões do ‘cockpit’ destes protótipos e ao facto do volante ser do lado direito. “Não queria tentar algo em que não estivesse totalmente seguro de conseguir guiar, pelas lembranças e pelos riscos”, afirmou Kubica. “O teste no Bahrain acabou por ser uma boa experiência. Não fiz muitas voltas, mas desde o começo consegui um bom andamento. Na altura deixei claro que se lhes interessasse, se estivessem contentes em ter-me no carro, porque não aceitar correr. Por isso, para mim isto é uma maneira suave de voltar às corridas, especialmente numa categoria na qual não tenho experiência”, acrescentou.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado