CRÓNICA: Geração de ouro…

Por a 23 Setembro 2020 08:32

É absolutamente incrível que neste país se consiga tanto com tão pouco. Num curto espaço de tempo, António Félix da Costa tornou-se campeão da Fórmula E, que já é dos mais importantes campeonatos FIA, Miguel Oliveira assegurou o seu primeiro triunfo na classe Rainha do Mundial de Velocidade Motos, o MotoGP e agora Filipe Albuquerque venceu a segunda classe mais importante das 24 Horas de le Mans com Félix da Costa a acompanhá-lo no lugar intermédio do pódio. A Fórmula 1 regressa a Portugal em Outubro, o MotoGP em Novembro, e a pouco e pouco a imprensa generalista vai voltando a olhar para os desportos motorizados com outros olhos. Só me entristece um pouco é que para lá desta excelente fornada de pilotos, onde se inclui também Álvaro Parente, um pouco mais velho, seja difícil ver alguém a despontar. Nesse particular, quem está para já melhor posicionado e lançado é Henrique Chaves, que já podia estar, como já esteve, na ELMS, a crescer, mas não teve oportunidade de ir mais longe. Há outros nomes, que estão a ‘marcar passo’ em Portugal, Rafael Lobato, Kiko Mora, César Machado, Francisco Abreu, Armando Parente, e a história é sempre a mesma, não têm apoios para ir mais longe. E se neste momento estamos a viver estas alegrias com o Filipe Albuquerque, António Félix da Costa e Miguel Oliveira foi porque foram apoiados. Nos ralis está a ser difícil jovens despontarem, e na velocidade, estagnaram. Quanto a Le Mans, podemos estar descansados para mais, pelo menos, uma década, nas motos, vai haver mais e muito melhor, mas eu já estou a olhar para lá disso, e não vejo o que gostava…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mcrae
mcrae
3 anos atrás

É pena o Álvaro Parente não estar também a correr em Le Mans, é um piloto de topo. Nas motos, temos (e bem) o Miguel Oliveira mas mesmo assim continuam a não chegar os apoios para ajudar o Ivo Lopes a correr no Mundial, parece-me que é um piloto que também podia brilhar.
Como estes há muitos mais mas infelizmente os apoios em Portugal só chegam quando os pilotos até já nem precisam deles e, à custa disso, muitos ficam pelo caminho.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  mcrae
3 anos atrás

Álvaro parente já teve ém le mans e ha de voltar. Salvo erro pelo menos duas vezes.

O João Barbosa já participou bues vezes também

O mesmo com Tiago Monteiro.

E Pedro Lamy só não foi este ano porque não quiz. Telefonaram lhe a última da hora para participar e ele preferiu não ir.

Até o Rui aguas lá tivemos há uns anos.

Desde 97 que temos sempre portugueses lá e raramente é só um ou dois.

jonu
jonu
3 anos atrás

Totalmente de acordo. E fora aqueles que se perdem, logo nas formulas iniciantes ou que nem chegam a explorar pk senão for a ajuda lá de casa, nada podem fazer. O MO está a fazer um trabalho muito méritorio com a sua Academia, mas precisamos que outros também o façam. A federação com o governo tem de capitalizar estes triunfos (resultados e eventos) e apoios europeios que existem e criar meios de termos academias para pilotos à semelhança que os outros países tem.

can-am
can-am
3 anos atrás

Aquilo que o M. Oliveira fez no Moto GP corresponde a ganhar um GP de F1.
E isso está longe de acontecer no nosso automobilismo.

obernardo93
obernardo93
3 anos atrás

Quando a federação começar a dar apoios como lá fora dão aos pilotos vai melhorar, até lá continuam a encher os bolsos, tudo se paga a peso de ouro

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado