24H Le Mans, John Elkann: Vitória da Ferrari “serve de exemplo para todos nós”

Por a 12 Junho 2023 10:08

50 anos depois a Ferrari regressou à classe principal do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), tendo mostrado potencial nas primeiras corridas da temporada, mas foi nas 24 Horas de Le Mans que triunfou, batendo-se com a Toyota quase até ao final da mítica prova.

Foram 24 horas de emoções fortes na equipa italiana, que tinha dado provas da sua velocidade com a conquista das duas primeiras posições da grelha de partida, havendo apenas a dúvida se os novos 499P aguentariam o enorme desgaste que a prova francesa proporciona. Todos os construtores e equipas privadas tiveram problemas numa corrida caótica e entusiasmante, tendo a Ferrari triunfado no final.

Reagindo à vitória nas 24 Horas de Le Mans, o presidente da Ferrari, John Elkann, assumiu ser um dia inesquecível para a estrutura de Maranello, partilhando o triunfo com todos os tifosi.

“Este foi um dia inesquecível que eu gostaria de dedicar a todos na Ferrari” disse Elkann. “Ao fim de 50 anos voltamos a competir na mais alta categoria de corridas de resistência que tem um lugar no coração da nossa história e da história de todos os desportos motorizados. Estamos realmente orgulhosos de ter levado a Itália mais uma vez ao degrau mais alto do pódio em Le Mans, celebrando no melhor estilo possível o centenário da corrida mais importante do seu género no mundo”.

O responsável da Ferrari salientou ainda que o triunfo em Le Mans tem de servir de exemplo para todos. “Esta vitória que Antonello Coletta, Amato Ferrari e toda a equipa, desde os nossos mecânicos aos nossos pilotos, alcançaram hoje em condições tão difíceis – devido às 24 horas de duração, ao clima imprevisível e à impressionante força dos nossos concorrentes – serve de exemplo para todos nós. As emoções que proporcionaram aos nossos tifosi num grande dia que reúne o passado, o presente e o futuro, lembram também da importância de encontrar a coragem e a humildade para melhorar sempre. Cheio de entusiasmo e alegria, gostaria de agradecer a todos os nossos colegas que nos deram esta vitória extraordinária: um sucesso que celebramos com todos os nossos tifosi e com o nosso país”, concluiu.

Foto: Philippe NANCHINO/ MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dannyricfanclub
dannyricfanclub
10 meses atrás

Espero que a Scuderia – que é uma estrutura diferente da que ganhou Le Mans, a qual consiste numa parceria da Ferrari com a AF Corse – e, em especial, o Fred Vasseur, aprendam com o «exemplo». Andam há 16 anos sem conseguir o título de pilotos, e a Ferrari AF Couse ganhou Le Mans à primeira!
É que, se isto continua assim, o interesse dos tifosi vai desviar-se da F1 para a Endurance. Eu, pelo menos, vibrei bem mais com a vitória de ontem do que com qualquer das vitórias da Scuderia dos ultimos 16 anos.

canam
canam
10 meses atrás

Claro que ganhar na F1 não tem nada a ver com ganhar Le Mans. São mundos diferentes. Mas durante as décadas de 50, 60 e inicios de 70 do século passado o mundial de Marcas era até mais importante para o Comentador do que a F1. Mas as coisas mudaram muito e não sei se para melhor.
As corridas de resistência são para marcas, não para pilotos que se diluem. E o regresso com vitória ontem foi por isso muito importante para a marca que personifica ela própria o desporto automóvel de velocidade.

joaolmoraisgmail-com
joaolmoraisgmail-com
10 meses atrás

Esperamos sinceramente que seja uma verdadeira inspiração e um bom exemplo a seguir.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado