24h Le Mans: Fernando Alonso dilata liderança do Toyota TS050 Hybrid #8

Por a 17 Junho 2018 10:46

Depois de várias horas de liderança constante do Toyota ‘errado’, à passagem da sexta hora, Sebastien Buémi colocou o Toyota TS050 Hybrid #8 na frente da corrida e desde aí as coisas têm sorrido a Sebastien Buemi/Kazuki Nakajima/Fernando Alonso, já que a diferença tem vindo a aumentar aos poucos.

Embora os responsáveis da equipa não se cansem de dizer que ganha o carro que ‘calhar’ – e acreditamos piamente que sintam a questão dessa forma – a verdade é que todos sabem que o alcance de um triunfo destes sendo o carro de Fernando Alonso será bem maior. Para o Mundial de Endurance, para as 24 Horas de Le Mans, embora já duvidemos se o será também para a Toyota, pois para muitos, a confirmar-se o triunfo do carro do espanhol, será o triunfo ‘dele’ e a palavra Toyota será escrita muito menos vezes.

De qualquer das formas, isto é Le Mans e o minuto e pouco de avanço que o #8 tem face ao #7 nada significa neste momento. Pode criar mais pressão do lado dos homens do #7, mas nada mais do que isso. Uma coisa temos a certeza, a cada minuto que passa, os responsáveis e todos os elementos da Toyota ficam um pouco mais nervosos, pois até aqui, algo sempre correu mal. Mas com dois carros na frente, tudo indica que a Toyota, finalmente, vai ser a segunda marca nipónica, depois da Mazda, a vencer em Le Mans. Será da mais elementar justiça, depois de tudo o que sucedeu nos últimos anos, e do que a Toyota tem feito pelo endurance. Quando todos os outros ‘fugiram’, a Toyota deu o corpo às balas…

De resto, a Toyota luta contra si própria desde o início da corrida, a luta entre os dois carros tem sido interessante, neste momento há uma tendência que aponta um pouco mais para o carro #8, mas faltam três horas e meia. 1m17.034s era a margem quando escrevemos este artigo…

A 11 e 12 voltas, respetivamente estão os dois Rebellion, agora com o #1 de Andre Lotterer / Neel Jani / Bruno Senna na frente do #3 de Thomas Laurent / Mathias Beche / Gustavo Menezes. Por sua vez estes dois carros estão separados por 22.735s.

O #11 SMP Racing BR1 e o #5 Manor-Ginetta ainda rodam, no final do pelotão, com uma ‘enormidade’ de voltas de atraso, mas o #10 DragonSpeed ‘ficou’ na 20ª hora, como já tinha terminado para o #10 (Ben Hanley / Renger van der Zande / Henrik Hedman DragonSpeed/BRE-Gibson BR1), #6 (Oliver Rowland / Alex Brundle / Oliver Turvey CEFC TRSM Racing Manor Ginetta-Mecachrome G60-LT-P1); #17 Stephane Sarrazin / Egor Orudzhev / Matevos Isaakyan SMP Racing ART BRE-AER BR1) e #4 Oliver Webb / Dominik Kraihamer / Tom Dillmann (ByKolles Racing Team ENSO CLM-Nissan P1/01), este, o primeiro, devido a um violento acidente. As restantes categorias num artigo à parte…

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