24 Horas de Le Mans: BMW com altos e baixos
Para a BMW, um desempenho promissor terminou em frustração. A BMW M Motorsport sentiu na pele a dureza da mais icónica prova de resistência durante a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans. Apesar de um desempenho sólido ao longo de boa parte da corrida, os Hypercar BMW M Hybrid V8 acabaram por ser vítimas de problemas técnicos que comprometeram um resultado que chegou a parecer promissor ao ponto de um Top 5 parecer garantido até à última fase da corrid.
As duas unidades BMW M Hybrid V8 da equipa BMW M Team WRT arrancaram de posições de destaque — quarto e sexto lugares na grelha — e mantiveram-se próximas do top 5 durante grande parte das 22 primeiras horas da corrida. Apenas o carro #20 sofreu uma penalização drive-through durante a noite.
No entanto, nas horas finais, surgiram problemas técnicos que comprometeram ambos os carros: o #15, guiado por Kevin Magnussen, Raffaele Marciello e Dries Vanthoor, sofreu uma falha no sistema de arrefecimento do conjunto híbrido.
O #20, de Robin Frijns, René Rast e Sheldon van der Linde, foi forçado a parar devido a um problema no motor.
Ambos os carros cruzaram a linha de chegada, mas apenas nas 18.ª e 19.ª posições, respetivamente.
Para Andreas Roos (Diretor da BMW M Motorsport): “Foi uma edição muito dura para a BMW M Motorsport. Os nossos quatro carros (ndr, Hypercar e LMGT3) mostraram-se competitivos durante toda a semana, tanto na qualificação como no ritmo de corrida. Infelizmente, tivemos problemas técnicos em três deles e até azar com o quarto, que atingiu um coelho. Apesar da frustração, conseguimos reunir muitos dados valiosos. O nosso objetivo continua a ser o pódio, e vamos trabalhar para lá chegar no futuro.”
Já Vincent Vosse (Diretor de Equipa, BMW M Team WRT), entende que oi um final dececionante: “Estávamos bem posicionados, mas a cerca de duas horas do fim tivemos problemas com os dois Hypercar. A equipa trabalhou incansavelmente durante meses para esta prova, e custa ver este desfecho. No LMGT3 estávamos muito bem — bons carros, estratégia acertada, bons pilotos — mas um problema elétrico no #46 e o incidente com o coelho no #31 acabaram com as nossas hipóteses. Temos de reagir rapidamente.”
Quanto aos pilotos, Robin Frijns (BMW M Hybrid V8 #20, 18.º lugar) “A corrida até começou bem. Sabíamos que os Ferrari seriam rápidos, e o Porsche #6 destacou-se logo. Penso que estávamos em posição para lutar pelo 5.º lugar, mas a penalização durante a noite complicou tudo. Depois tivemos problemas no motor que nos atrasaram cerca de 20 voltas. Venha a próxima.”
Raffaele Marciello (BMW M Hybrid V8 #15, 19.º lugar): “Claramente não foi o fim de semana que queríamos. É muito frustrante, tanto para nós como para o carro #20. Precisamos de fazer mudanças depois de dois anos dececionantes em Le Mans. Esperamos que Nürburgring seja diferente. Vamos dar o nosso melhor.”
Augusto Farfus (BMW M4 GT3 EVO #31, NT): “Le Mans é mesmo assim: dizem que não se ganha Le Mans, é Le Mans que escolhe os vencedores. Talvez não conseguíssemos vencer, mas podíamos lutar pelo pódio. A equipa esteve excelente. Agora o foco está em Nürburgring, onde quero alcançar um grande resultado.”
Kelvin van der Linde (BMW M4 GT3 EVO #46, NT): “O incidente foi estranho. O carro desligou-se subitamente e fiquei sem direção assistida. Fui parar à escapatória, felizmente numa zona com muito espaço. É frustrante, porque liderámos durante horas. Mesmo sem o carro mais rápido, tínhamos boas hipóteses graças à consistência. Agora, é apontar a Nürburgring.”
FOTO MPSA/Phillippe Nanchino
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






