Vila Real, Kia Picanto GT Cup: Grande estreia em circuito

Por a 24 Junho 2018 09:18

Noutros artigos já falámos dos principais protagonistas da Kia Picanto GT Cup, mas no plantel houve muito mais para contar.

Na primeira corrida da Kia Picanto GT Cup, e nos lugares imediatamente atrás do pódio terminaram Francisco Marrão e Hugo Marcos. A partir da 7ª posição da grelha, o piloto vilarealense sacou de todos os coelhos da sua cartola para fazer uma grande corrida: “Foi excelente. Ainda tenho alguma confiança na travagem e a verdade é que mesmo com os cronos e os livres não é fácil obter uma volta limpa. Na corrida, a situação é distinta. Temos de lutar com o que temos e o que conseguimos para tentar fugir ao adversário. Portanto, torna-se uma corrida renhida. Fico ainda mais satisfeito por ter sido uma prova limpa, com muitas disputas. O grupo está de parabéns, tal como a CRM Motorsport e a Kia Portugal. Este Troféu é excelente e eu estou maravilhado com isto”, fez notar o piloto da Speedy Motorsport.

Já um extasiante Hugo Marcos queixou-se da forma como o acidente de Filipe Serra viria a influenciar o seu resultado numa pista “fantástica” onde se sente cada vez mais à vontade: “É giríssimo andar neste circuito com carros à frente e atrás. Mas também constatar, ao mesmo tempo, que houve excelente fair-play entre todos os pilotos. É um circuito em que só ultrapassas se só houver colaboração do piloto da frente, senão tem tudo para dar asneira. Acho que os carros são muito divertidos de conduzir aqui no limite, tendo aguentado perfeitamente os 20 minutos da corrida com uma boa gestão dos pneus e dos travões. A caixa mais curta também assenta aqui que nem uma luva e adorei o público vilarealense, sempre ao rubro. Infelizmente a saída de pista do Filipe Serra obrigou-me a desviar-me dele, provocando, no processo, que o carro entrasse momentaneamente em ‘safe mode’. Sem potência por alguns instantes, fiquei à mercê do Francisco Marrão e do Mariano Pires, acabando mesmo por perder um lugar para o primeiro. Ainda tentei ir buscá-lo, mas já não fui a tempo”, explicou o Youtuber do CarOnline.TV, apoiado pela Tarkett no Troféu monomarca.

Apesar de ter recuperado um lugar face à qualificação, o segundo melhor “Júnior” Mariano Pires fez uma corrida algo conservadora. Assim que se apercebeu da prestação de Rui Silva, optou por gerir o resultado e preservar a sua viatura para mais uma tentativa de amealhar a pontuação máxima na corrida de domingo: “Estou satisfeito com o resultado, já que a Q1 não tinha corrido como esperado. Nos treinos livres estávamos muito rápidos, mas uma má escolha da pressão dos pneus e na afinação do carro fez com que tivesse perdido completamente a confiança na qualificação. Saí de 8º e ganhei uma posição, mas como vi que o Rui Silva estava na frente, a lutar por primeiro à geral e pela vitória na minha categoria, decidi não arriscar e segurar antes o 2º lugar”, referiu o piloto do carro nº 33 preparado pela Veloso Motorsport.

Concluíram a prova atrás dele Francisco Esperto, que não evitou um violento toque, felizmente sem consequências de maior além de uma “direção desalinhada”, e Nuno Caetano, cujo calor e pressão dos pneus dificultaram a sua tarefa ao volante: “Penso que a corrida foi muito civilizada, o que é, desde logo, um ponto a favor. Mas também muito gira. Sofremos, obviamente, com o calor, e a título pessoal penso que fui com as pressões erradas para a temperatura em causa. De meio para o fim comecei a sentir alguma dificuldade para controlar o carro. Mantive a posição e melhorei bastante o tempo face à qualificação, apesar das condições mais desfavoráveis, portanto gostei imenso. O carro continua a comportar-se exatamente como deve, ou seja, a ser muito giro de se conduzir, e o circuito é absolutamente fantástico, portanto foi uma aposta excelente que tanto a Kia Portugal, como a CRM Motorsport, fizeram quando delinearam o calendário desportivo. Amanhã penso que a corrida será mais complicada devido ao calor, mas as expetativas mantêm-se inalteradas: acabar a prova, aprender, melhorar um bocadinho mais o tempo se conseguir e trazer o Kia Picanto GT Cup de volta sem mácula”.

Também a realizar a sua estreia aos comandos do Kia Picanto GT Cup, o jovem Tiago Teixeira encerrou o top 10. Terceiro classificado na categoria “Júnior”, superou um trio de pilotos “muito cuidadosos”, a começar por João Santos, 11º classificado:

“Correu bem. Arranquei com algum receio de toques inicialmente, sendo ultrapassado por alguns pilotos, o que fez com que andasse sozinho durante a maior parte da corrida. Amanhã arranco de 8º e vou ver se pelo menos consigo manter essa posição”, explicou o piloto do concessionário Kia “Corvauto”.

JOSÉ SUPICO DESTACA BARREIRAS SUPERADAS

À procura de ganhar mais confiança, José Supico destacou o objetivo de “conseguir fazer a descida de Mateus a fundo”. Apesar de andar “mais sozinho”, ultrapassou essa “barreira” e superou outras zonas do traçado em que confessou estar a levantar o pé: “Ainda me estou a habituar ao carro e nunca tinha andado a estas velocidades. Mas gostei muito. Ontem estava muito cabisbaixo e agora estou muito mais satisfeito”, referiu.

Também “a curtir” a solo esteve uma bem-humorada Leonor Espinhal: “Melhorei um bocadinho e sinto-me mais confiante, mas continuo com receio de estragar a mecânica. Amanhã vou tentar andar mais próxima dos pilotos que rodam imediatamente à minha frente”, vincou.

GRANDE ESPÍRITO

Enaltecendo o comportamento dos pilotos e a forma como encararam esta primeira corrida na desafiante Circuito de Vila Real, João Seabra mostra-se entusiasmado com o interesse crescente no Troféu e o grupo que compõe o plantel do Kia Picanto GT Cup: “Não podia estar mais satisfeito com o nível dos nossos pilotos, bem como a forma como têm respondido aos mais diversos desafios. A ida a Vila Real angariou a maior lista de inscritos do ano e os novos elementos que se juntaram ao Troféu depressa incorporam o espírito do Kia Picanto GT Cup. Nesta primeira corrida tivemos disputas fortíssimas com muito fair-play à mistura, espírito fundamental em qualquer competição automóvel”, salientou o diretor-geral da Kia Portugal, para quem o vencedor não passou despercebido.

“Quero agradecer a todos os concorrentes e deixar uma palavra de apreço especial ao jovem Rui Silva. É mais um produto do Kia Racing Opportunity, cujo talento tem vindo a ser confirmado nesta competição, e que hoje atingiu, provavelmente, o melhor resultado da sua ainda curta carreira desportiva. Parabéns!”

Para Tiago Raposo Magalhães, a primeira corrida do Kia Picanto GT Cup em Vila Real é já “um clássico que ficará na memória”, dada a qualidade das ações que tiveram lugar em pista. “Só tenho, mais uma vez, que enaltecer o comportamento dos nossos fantásticos pilotos, que souberam lidar, de forma exemplar, com a pressão desta estreia do Troféu em circuitos e proporcionar ao público presente uma grande e animada corrida”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado