Duarte Pires e a decisão da Single Seater Series no Algarve Classic Festival
A Single Seater Series regressa a Portimão com corridas decisivas e vários regressos, numa jornada que pode coroar Duarte Pires como campeão.
A Single Seater Series, única competição de monolugares em Portugal, regressa ao Autódromo Internacional do Algarve entre 24 e 26 de outubro, para duas corridas decisivas inseridas no renovado Algarve Classic Festival. Depois da incursão inédita em Espanha, em setembro, o paddock fervilha de novidades e regressos importantes num fim de semana que promete forte emoção competitiva.
O evento algarvio acolhe o desfecho de uma temporada equilibrada e simbólica, pois foi neste mesmo circuito que a época começou. Agora, o traçado de Portimão volta a ser palco das decisões.
Duarte Pires destacado e perto do título
Dominador da temporada, Duarte Pires lidera confortavelmente a Divisão A, destinada a monolugares com asas, depois de vencer quatro das seis corridas disputadas — duas delas precisamente em Portimão — ao volante do seu Tatuus FR 2000. O piloto da G Tech é o principal favorito às vitórias e pode já selar as contas do título da classe PTR4 neste fim de semana.
Entre os adversários, destaca‑se João Silva, da House Racing, que regressa após ausência de última hora em Valência. “O monolugar é habitualmente muito competitivo no traçado algarvio”, sublinha a equipa, apontando à recuperação de terreno.
Regressos importantes e novas estreias na grelha
Outro nome de volta ao paddock é Rui Silva, que prossegue o seu percurso de aprendizagem ao volante do Tatuus FR 2000, naquele que será o seu terceiro fim de semana de competição com o monolugar italiano.
O multifacetado Nuno Caetano, conhecido pelas participações na Pikes Peak Hillclimb International e no Grande Prémio de Motos de Macau, também se junta ao pelotão, conduzindo o Tatuus FR 2000 anteriormente pilotado por André Pardal, autor de uma vitória no Estoril e de três pódios adicionais esta época.
Já o já consagrado campeão da classe FUN, Christopher Kirby‑Higgs, fará a estreia de um recém‑adquirido Tatuus FR 2000, deixando temporariamente de lado o habitual Funspeed FS 2019 “Made in Portugal”. Esta primeira corrida servirá de adaptação ao monolugar que marcou a era da Fórmula Renault 2.0, com o projeto nacional da Funspeed Racing Engineering a regressar mais tarde numa nova fase competitiva.
Clássicos e nostalgia no paddock
Entre as máquinas mais emblemáticas, o piloto da RodaClássica, Carlos Tavares, regressa com o seu histórico Chevron B47 – Toyota Novamotor, um Fórmula 3 dos anos 1970. O modelo distingue‑se pela regulamentação da época, que limitava a potência a 160 cv e introduzia um restritor de 22 mm na admissão, equilibrando performance e custos.
Também de volta após ausência em Espanha, Fernando Laranjo, líder da classe HTG, volta a alinhar com o Mygale PNC2001, desenvolvido para a mítica Fórmula Novis by Ford, que marcou o automobilismo nacional no início dos anos 2000.
Divisão F: Francisco Olho Azul quer manter o pleno
Na Divisão F, dedicada a monolugares sem asas, Francisco Olho Azul mantém-se invicto, somando seis vitórias consecutivas e o título da classe ZT (Zetec). Apesar da conquista antecipada, o piloto quer continuar a vencer nas derradeiras corridas do Algarve.
Tiago Neves, que se estreou na categoria no Estoril Summer Party, regressa com o Mygale SJ99, determinado em alcançar o pódio nas duas provas. Também Carlos Gaspar voltará a competir com o Van Diemen RF04 da House Racing, após a estreia em julho, enquanto Dalmo Pereira Jr terá a sua primeira participação no Algarve com o Van Diemen 1600 da classe KT (Kent), preparado pela Speedy Motorsport.
Programa de fim de semana e acesso ao público
A sessão de qualificação decorre na manhã de sábado, antecedendo a primeira corrida, marcada para as 15h05. A segunda prova realiza‑se no domingo às 14h40.
A entrada é gratuita para crianças e jovens dos três aos dezasseis anos, e o festival complementa-se com desfiles de clubes e corridas históricas. Mais informações e bilhetes estão disponíveis em algarveclassicfestival.org.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






