Porsche Sprint Challenge Ibérica: Manuel Alves, Dylan Pereira e AF & V Motorsport triunfam em Monteblanco

Por a 26 Maio 2025 17:02

A Porsche Sprint Challenge Ibérica (PSCI) teve uma estreia de sucesso no circuito de Monteblanco, com Manuel Alves (Lob Motorsport) e Dylan Pereira (AF & V Motorsport) a sagrarem-se vencedores nas corridas Sprint. Dylan Pereira, com o seu colega de equipa André Fernandes, também garantiu mais um triunfo para a AF & V Motorsport na corrida de Endurance.

Esta segunda ronda da PSCI, disputada no sul de Espanha, foi particularmente exigente para os 20 pilotos de quatro nacionalidades, que demonstraram um elevado nível de competitividade em corridas intensas.

Sprint Race 1: Manuel Alves suplanta oposição e vence com autoridade

Aos comandos do seu Porsche 992 GT3 Cup, Manuel Alves dominou quase por completo a jornada inaugural de sábado, sendo o mais forte na Qualificação 1 e liderando de início a fim a Sprint Race 1, obtendo ainda a volta mais rápida desta corrida.

O piloto da LOB Motorsport aproveitou da melhor forma a sua posição na frente da grelha para assumir o comando, embora enfrentando forte oposição por parte de Alejandro Barambio e de José Barros, que viriam a protagonizar um duelo intenso pelo 2º lugar.

A vantagem de Manuel Alves foi variando sem passar dos dois segundos até que, perto do meio da corrida de 20 minutos + 1 volta, Alejandro Barambio levou o 992 GT3 Cup da GT Corse a aproximar-se do líder, sobretudo quando os da frente começaram as dobragens aos mais atrasados, esboçando mesmo alguns ataques, embora sem sucesso, pois Alves aumentaria novamente e ritmo e cruzou a linha de meta com cerca de três segundos de vantagem sobre o espanhol que, entretanto tinha sofrido e evitado com êxito nova investida de José Barros, autor de uma excelente corrida, premiada com um terceiro lugar final.Os dois terminaram praticamente colados.

Os três primeiros reservaram idênticas posições no escalonamento da Categoria 2, com Manuel Alves a vencer, dentro desta categoria, o Grupo PROAM e Barambio a triunfar entre os AM.

Na Categoria 1, Rui Miritta foi dono e senhor da corrida, dominando por completo. de princípio a fim. O piloto da Monteiros Competições concluiu a corrida com um avanço substancial sobre o seu colega de equipa Nuno Inocêncio, segundo colocado, conquistando assim o primeiro triunfo da temporada, a que adicionou a vitória no Grupo GD. O espanhol Pablo Hernández levou o 991.1 da RGB Racing Team ao 3º posto da categoria, sendo o vencedor no Grupo AM.

Francisca Queiroz conquistou de forma tranquila mais uma vitória na Ladies Cup, competição onde a jovem Maria Sánches Iglesias não pode protagonizar qualquer oposição, pois foi forçada a desistir no final da primeira volta, com problemas no Porsche 991.1 GT3 Cup da Monteiros Competições.

Sprint Race 2: ninguém parou Dylan Pereira!

O resumo da discussão do triunfo na Sprint Race 2 é muito espartano: Dylan Pereira saiu que nem um míssil da ‘pole’ e começou a ‘cavar’ uma diferença para os mais diretos adversários desde a volta inaugural e, rodando sempre mais rápido, volta a volta, chegou a ter um avanço superior a 9 segundos sobre Borja Garcia (GT Corse) e Manuel Alves que protagonizaram, de princípio a fim, a luta da corrida.

Os dois chegaram mesmo a curvar lado a lado e, voltaram a ter uma oportunidade de tentar incomodar Dylan Pereira quando, já na parte final da corrida, quando se cumpria a 9º volta, um incidente forçou a entrada do Safety Car que permaneceria em pista até ao esgotar dos 20 minutos regulamentares, saindo então para deixar um pelotão agrupado e feroz a discutir a corrida numa única volta!

Dylan Pereira não se deixou surpreender e fugiu aos demais, a caminho da sua 1ª vitória numa Sprint Race da PSCI 2025, comemorando ainda um duplo triunfo na Categoria 2 e no Grupo PROAM.

Borja Garcia defendeu bem o 2º lugar da geral e da categoria, forçando Manuel Alves a contentar-se com um duplo 3º posto nas duas frentes. O triunfo nas contas do Grupo AM foi assegurado por Jorge Ramirez (RCG Racing Team), 5º classificado da geral.

Na Categoria 1, Nuno Inocêncio alcançou a quarta vitória da temporada. Durante a corrida, foi intenso o duelo entre ele e Rui Miritta, mas a outorga do triunfo só viria a acontecer após a conclusão da mesma, com Miritta a ser desclassificado por decisão do Colégio de Comissários.

Assim, Inocêncio herdou a vitória, sendo ainda o melhor no Grupo GD, enquanto André Marques subia ao 2º lugar, saboreando a vitória no Grupo AM. Pablo Hernandez repetiu a dose da primeira corrida e voltou a ser 3º entre os Porsche 991 GT3 Cup.

Na Ladies Cup, Francisca Queiroz levou o Porsche 992 GT3 Cup da LOB Motorsport a mais uma vitória tranquila. Quanto a britânica Chloe Grant, foi forçada a abandonar à 8ª volta, mas, como realizou o número mínimo de voltas para se classificar, marcou a sua estreia na PSCI com um 2º lugar nesta taça.

Endurance Race: e vão duas vitórias para a AF & V Motorsport

A passagem da ‘armada’ a Porsche Sprint Challenge Ibérica pelo Circuito de Monteblanco teve o seu epílogo com a realização da Endurance Race. 50 minutos ao ataque dos quase quatro quilómetros de asfalto abrasivo, sob uma temperatura de 30 graus, davam conta de uma corrida que tinha tudo para ser animada. E foi…

A GT Corse colocou o seu Porsche 992 GT3 Cup, tripulado por Alejandro Barambio e Borja Garcia, na ‘pole’ tendo a seu lado a equipa 2 da AF & V Motorsport, com José Barros a correr com Nuno Baptista.

Logo atrás, na segunda fila, partia Manuel Alves, defendendo a solo a LOB Motorsport e a dupla da AF & V Motorsport, formada por André Fernandes e Dylan Pereira, que reunia a maior fatia de favoritismo, levando em conta o triunfo que tinha obtido em Portimão.

As voltas iniciais foram percorridas com Alejandro Barambio, Manuel Alves e José Barros sempre colados até que, na 10ª volta, Alves coloca o Porsche 992 GT3 Cup da LOB Motorsport na liderança e vê José Barros tentar uma manobra ‘musculada’ para suplantar Alejandro Barambio, com este a terminar aí a sua corrida na gravilha e Barros a perder o 2º posto que tinha conquistado momentaneamente com problemas no seu 992 que o levaram à box. O Porsche só voltaria à pista com Nuno Baptista muito mais tarde, a 4 voltas da frente da corrida, conseguindo, mesmo assim, recuperar até ao 9º lugar.

Manuel Alves comandou tranquilo, ganhando alguma distância para André Fernandes, enquanto Jorge Ramirez, autor de uma corrida muito eficaz aos comandos do Porsche 992 GT3 Cup da RGC Racing Team se instalava de forma sólida no 3º lugar.

A partir do minuto 20, abriu a habitual janela de 10 minutos para a obrigatória paragem nas boxes para troca de piloto, sem que tal provocasse muitas mudanças na frente da corrida, a não sero facto de Manuel Alves e Dylan Pereira, agora instalado no habitáculo do carro da AF & V Motorsport, terem saído das boxes separados por poucos segundos.

E, rapidamente, Dylan Pereira chegou à traseira do carro de Alves, suplantando o piloto português no final da 18ª volta, começando rapidamente a ganhar vantagem que, no final da corrida, seria de 12 segundos, dando assim uma vitória tão clara quanto justa à sua equipa.

Manuel Alves ofereceu tranquilamente à LOB Motorsport novo pódio no fim de semana, concluindo na 2ª posição. Entretanto, Jorge Ramirez perdia o 3º posto a apenas 5 minutos do fim, com problemas no seu carro, sendo, felizmente para a sua equipa, substituído no último degrau do pódio por Daniel Garcia, que também defende as cores da RCG Racing Team.

Destaque para a fabulosa exibição de Francisca Queiroz. A jovem portuguesa correu, como sempre, a solo e colocou o segundo carro da LOB Motorsport num fantástico 4º lugar da geral, conquistando ainda o terceiro triunfo do fim de semana na Ladies Cup. Impressionante o seu ritmo ao longo dos 50 minutos de competição!

A Monteiros Competições conquistou o triunfo na Categoria 1, através de Nuno Inocêncio, 6º da geral.

Agora, a Porsche Sprint Challenge Ibérica muda-se agora para Valência. A 3ª ronda de 2025 será disputada no Circuito Ricardo Tormo, nos dias 14 e 15 de junho.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Porsche Sprint Challenge Ibérica
últimas Autosport
psci
últimas Automais
psci
Ativar notificações? Sim Não, obrigado