Porsche Cup C6 Bank : Pilotos elogiam pista de Portimão no 1º dia em Portugal
Os treinos privados do primeiro dia da Porsche Cup C6 Bank em Portugal revelaram um forte entusiasmo global pelo desafiante traçado do Algarve. A categoria, que celebra em 2025 o seu 20º aniversário, realiza quatro provas em solo português, com a primeira a contar para o campeonato de sprint, este fim de semana em Portimão.
FOTOS Rafael Gagliano/Porsche Cup C6 Bank
Adaptação e desempenho
Após a última passagem da Fórmula 1 em Portugal, onde Lewis Hamilton venceu dois GP, o regresso ao Autódromo Internacional do Algarve representa uma novidade para a maioria dos pilotos da Porsche Cup.
Com duas sessões opcionais para a Carrera e outras duas para a Challenge, os pilotos tiveram a oportunidade de acumular quilometragem valiosa. Estes ensaios são cruciais para otimizar o desempenho dos carros de competição e para a adaptação física ao exigente traçado de 4.684 metros, conhecido pelas suas subidas, descidas e curvas cegas.
Sensações fortes e desafio físico
Vários pilotos compararam a experiência de pilotar no Algarve à sensação de andar numa montanha-russa, evidenciando o caráter único e desafiante da pista.
A temperatura, na casa dos 30ºC, típica do início do verão europeu no sul de Portugal, adiciona um fator extra de exigência tanto para os equipamentos quanto para os pilotos.
Estes fatores serão ainda mais evidentes na sexta-feira, com os últimos treinos livres. No sábado, a pista abre diretamente para as sessões de qualificação, começando pela Carrera. A primeira corrida do fim de semana, também para a categoria 992, está agendada para as 17:40 (hora local).
Inversão de Grelha
Após a cerimónia de pódio, o vencedor sorteará o numeral 6, 7 ou 8, determinando a inversão de grelha para as corridas de domingo.
O que eles disseram:
“A pista é muito desafiadora e com bastante curvas cegas. Nas primeiras voltas você sente um frio na barriga, a impressão que você tem é que as descidas são muito íngremes, ainda preciso me ambientar mais, porém é uma estrutura incrível e um traçado maravilhoso, espero que a gente continue em progressão para um grande final de semana”
Miguel Paludo
“Primeiramente estou muito feliz de estar aqui, mais um circuito que não conhecia e estou participando. É uma pista muito técnica, temos que cuidar bastante dos track limits e é um traçado excelente. Agora é focar nos próximos treinos, acredito que por ser o primeiro contato foi um treino muito positivo, viramos muito bem e é analisar o que precisamos melhorar para manter esse bom momento na categoria”
Marçal Muller
“As primeiras impressões é que essa pista é completamente diferente do que temos no Brasil, mesmo comparado com algumas pistas dos Estados Unidos que já tive oportunidade de correr. É um padrão muito peculiar, com áreas de escape grandes e muitas ondulações na pista, acredito que é um dos circuitos mais difíceis que já andei. Ela é muito legal porque tem muitas subidas, descidas e curva cegas pra direita e esquerda, exigindo que a gente trabalhe muito o equilíbrio do carro para assentar a traseira. Para um primeiro dia foi muito bom, acredito que todo mundo deve estar adorando, ainda mais por ser uma pista que já correu a Fórmula 1 e só tem a melhorar.”
Caio Chaves
“Pista extremamente técnica e desafiadora, precisa ter muita coragem para guiar e me lembrou até meus tempos de motovelocidade. A curva zero você chega em quarta marcha, joga o carro e precisa confiar, pisando no acelerador e indo na zebra de fora, mas com cautela porque temos track limits. Se tiver coragem demais não vira e se faltar técnica também não funciona, então é preciso equilibrar. Validamos bons acertos no carro e estamos evoluindo, mexendo de forma coerente para começar os treinos livres de amanhã muito bem.”
Gerson Campos
“Eu gosto muito desse estilo de pista e achei muito legal, a sensação que temos é que estamos pilotando um carrinho de montanha russa. Subimos, descemos, tem curvas de todos os jeitos e é uma pista que ao mesmo tempo que é técnica, é muito agressiva. Estou muito feliz por ter andado bem, cheguei a vir treinar no circuito um mês atrás e já fui muito bem, agora acredito que vamos estar bem posicionados no final de semana. Sem dúvida alguma é a melhor pista que já andei e muito divertida.”
Marcos Regadas
“O circuito é fenomenal, nunca tinha andado em uma pista desse estilo com subidas, descidas e curvas fechadas. Estou muito empolgado e as expectativas são positivas, praticamente ninguém andou aqui e acredito que será uma etapa muito emocionante e com grandes alterações no grid.”
Rouman Ziemkiewicz
“Gostei muito da pista. Já tinha feito um treino aqui com a Mclaren há alguns anos, mas não dá para dizer que serviu como referência. É uma pista muito prazerosa de se guiar, bastante técnica e que é uma verdadeira Montanha Russa: cheia de subidas, decidas e curvas cegas que são muito desafiadoras. É um traçado e um relevo muito diferente das pistas que estamos acostumados a guiar no Brasil”
Christian Hahn
“De todas as pistas que já andei, por mais que não conheça tantas pistas na Europa, essa é uma das mais sensacionais. O Autódromo é uma montanha russa, o nível técnico que exige é bem acima do que estamos acostumados e tem uma estrutura fantástica. É a primeira vez que estou aqui e fiz um pouco de simulador para começar me habituar com o traçado. De cara o que senti é que essa já se tornou uma das minhas pistas favoritas, as subidas, descidas, curvas cegas deixam tudo mais emocionante e acredito ser um dos circuitos mais desafiadores.”
Nelson Marcondes
“Ontem quando estava chegando de avião, nós tínhamos a vista do mar e a pista me lembrou exatamente isso. O circuito é maravilhoso, cheia de ondas, subidas, descidas e mesmo na reta ela é cheia de movimentos. Acredito que seja esse o segredo, entender onde tirar o pé, onde colocar o carro e onde acelerar.”
Chico Horta
“Essa é uma pista sensacional, na minha opinião é uma das melhores pistas que já andei e te desafia o tempo inteiro com curvas de baixa e curvas de alta, tem pontos que você precisa frear pouco para ganhar velocidade, subidas e descidas com curvas cegas. Te desafia bastante, mas é uma sensação muito boa. Estamos felizes com o resultado do dia também, a ideia era passar o maior tempo que conseguíssemos na pista, porque o fundamental agora é nos acostumar com a pista e o carro, ainda mais em uma pista que ainda não andamos. O preparo físico é um fator que vai fazer diferença, está muito quente e quem tiver o melhor preparo vai conseguir se concentrar melhor e ter batimentos mais estáveis e isso pode ter sim gerar um resultado melhor.”
Gustavo Zanon
“A pista é insana, parece uma montanha russa. Ela é inacreditável do que é larga e do que aceita. É só o primeiro dia e estamos longe de tirar conclusões, mas é muito divertida de pilotar.”
Eduardo Menossi
“Nós tivemos nossa primeira experiencia na pista depois de dois meses parado, então, é sempre bom voltar e consegui ter uma boa adaptação. Nós tivemos um problema no carro e no final do treino consegui me encaixar melhor. Estou muito contente e muito feliz por voltar as corridas, agora em dose dupla.”
Matheus Comparatto
“A pista eu já conheço algum tempo, corri em 2019, mas não de Porsche Cup, e tenho alguma referência. Algarve é uma pista fantástica, em termos de estrutura e layout é uma das maiores da Europa. Estou muito feliz de estar de volta em Portugal, passei muitos momentos aqui, mas claro que com um carro que nem da Porsche que é muito mais rápido tem uma questão de nos adaptar a velocidade, mas quanto mais performance o carro tem, mais prazeroso é de guiar. O primeiro contato foi bom, apesar de ter pegado um pouco de trânsito para fechar uma volta ideal, mas a princípio está tudo dentro dos parâmetros. Hoje estamos focando para entrar em sintonia com o carro depois de dois meses parado, mas estou me sentindo muito bem e tem tudo para ser um ótimo final de semana e muito disputado, acredito que essa etapa será uma das mais acirradas do calendário e estou animado.”
Thiago Vivacqua
“Essa pista é incrível, acredito que tanto eu quanto os outros pilotos devem estar falando que parece uma montanha russa, porque de fato nas primeiras voltas você sente um frio na barriga até acostumar. Estou gostando muito da experiência e estou adorando o autódromo, a estrutura já é maravilhosa e a pista nem se fala.”
Antonella Bassani
“O Porsche é um carro muito quente e como aqui em Portimão as temperaturas estão mais altas a gente precisa estar com o preparo físico em dia para não prejudicar a performance. Estou muito animada para correr nessa pista, fizemos o Track Walk ontem e já senti que seria uma pista diferente e muito legal, treinei bastante no simulador e estou com as expectativas muito altas para essa etapa. Nesse primeiro contato com a pista eu já adorei, nunca tinha andado em nada parecido e gostei muito. Ainda estou me adaptando, mas o resultado foi muito positivo e será muito desafiador. Tem que ter coragem e os treinos vão ser bons para nos acostumar.”
Cecília Rabelo
“Primeira vez na pista de Portimão e estou bastante ansioso, tudo que é novo sempre acaba sendo mais complexo, mas treinamos muito no simulador. O calor é alto e bem abafado, mas é questão de se adaptar e é muito bom estar de volta.”
Rafa Brocchi
Horários
Sexta-feira, 27 de junho (hora portuguesa)
10:30 – 11:15 – Treino livre 1 (Carrera)
11:25 – 12:10 – Treino livre 1 (Challenge)
15:45 – 16:30 – Treino livre 2 (Carrera)
16:40 – 17:25 – Treino livre 2 (Challenge)
Sábado, 28 de junho (hora portuguesa)
10:00 – 10:12 – Qualificação (Carrera Rookie)
10:17 – 10:29 – Qualificação (Carrera Sport)
10:34 – 10:46 – Qualificação (Carrera)
10:51 – 11:01 – Qualificação (TOP 10 Carrera)
11:06 – 11:18 – Qualificação (Challenge Rookie)
11:23 – 11:35 – Qualificação (Challenge Sport)
11:40 – 11:52 – Qualificação (Challenge)
11:57 – 12:07 – Qualificação (TOP 10 Challenge)
18:35 – 19:03 – Corrida 1 Carrera (25 min + 1 volta)
19:15 – 19:43 – Corrida 1 Challenge (25 min + 1 volta)
Domingo, 29 de junho (hora portuguesa)
13:05 – 13:33 – Corrida 2 Carrera (25 min + 1 volta)
13:45 – 14:13 – Corrida 2 Challenge (25 min + 1 volta)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI




















