James Thompson: “Nordschleife no WTCC? É uma pista icónica mas a segurança… se calhar sou eu que estou a ficar velho”

Por a 26 Junho 2014 09:15

Os pilotos do WTCC foram no fim de semana passado brindados por uma notícia que a todos surpreendeu pela positiva, já que está confirmada a inclusão do Nurburgring Nordschleife no calendário do WTCC no próximo ano, no que se pode considerar um regresso do histórico circuito alemão, que volta assim a receber um ‘Mundial’ FIA, depois de em 1983 ter recebido o antigo Mundial de Resistência.

O mais entusiasmado era Tom Coronel: “É uma excelente decisão, pois é uma das pistas mais desafiantes que existe para um piloto de corridas. Corremos em circuitos citadinos e ‘normais’ e relativamente ao Nordschelife falamos duma pista absolutamente inacreditável. Estou muito feliz por esta notícia até porque para mim é perfeito, pois conheço muito bem a pista, já lá bati recordes e andei com carros muito variados. Imaginam o que é fazer ali uma volta com este tipo de carros do WTCC? Wow!”, disse.

Já Tiago Monteiro é de opinião que “é muito bom para o WTCC” no que é corroborado por Gabriele Tarquini: “É inacreditável, só espero não estar muito velho para me lembrar de todas as curvas”. Norbert Michelisz, piloto húngaro da Honda diz que “é a melhor notícia que podia ter tido relativa ao WTCC”. O único que apresenta algumas reservas é James Thompson, piloto da Lada: “É uma pista icónica e com uma pilotagem muito interessante, mas pessoalmente tenho algumas dúvidas relativamente à segurança, mas se calhar sou eu que estou a ficar velho…”. O seu companheiro de equipa, Robert Huff, que no passado fim de semana se desdobrou precisamente entre as 24 Horas de Nurburgring (que fica a cerca de 1 hora de Spa) e o WTCC disse que “É um grande presente para todos no WTCC”

Tendo em conta a especificidade do circuito, há forçosamente mudanças a fazer no formato do WTCC e o detalhe será trabalhado entre a FIA, Eurosport Events e equipas. François Ribeiro, diretor de operações da Eurosport Events propõe a realização de “uma única corrida de 120 km, com uma paragem nas boxes”. Usando uma combinação do Nordschleife original e do circuito convencional, uma volta terá 25,378 km, pelo que será possível realizar uma corrida de cinco voltas. Os pilotos adoram a ideia, com a possibilidade de serem vistos por 250 mil espectadores, em combinação com uma excelente cobertura televisiva. A pista também é usada pela indústria automóvel para testar e para recordes de carros desportivos. Como o WTCC é acerca de ‘carros verdadeiros e corridas verdadeiras’, a prova vai ser ótima para imagem das marcas envolvidos no campeonato”, concluiu.

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