António Félix da Costa: “Foi uma corrida de loucos, mas em condições normais teríamos lutado pelo pódio”

Por a 18 Maio 2014 16:03

António Félix da Costa terminou a sua segunda corrida no DTM no 11º lugar depois de ter realizado uma boa qualificação, que lhe permitiu arrancar para a corrida da terceira posição, depois de ter visto um adversário ficar sem os seus cronos devido a irregularidade técnica. Na corrida, perdeu uma posição após a partida, mas depressa a recuperou, e durante boa parte da corrida teve sempre em boa posição para lutar pelos lugares do pódio. Só que uma tentativa de ultrapassagem demasiado optimista levou a perder posições, acabando por recuperar algumas, mas a chuva que teimava em não se definir (aumentar ou parar) acabou por baralhar por completo a classificação da corrida, com o piloto português a terminar num inglório 11º lugar final. 

Com uma estratégia de ataque nas primeiras voltas, de imediato se percebeu que o piloto da BMW estava bastante rápido, sendo que a chuva apareceu e vários pilotos pararam para mudar para pneus de chuva, com António Félix da Costa a ser um deles. Até aqui tudo parecia estar a funcionar em pleno para as cores portuguesas, o problema foi a 2ª paragem extra para o piloto de 22 anos, pois o regulamento assim obriga a que se pare depois de um terço da corrida cumprido.

No final da corrida, o 11º lugar não espelha em nada o andamento de António Félix da Costa, que explica: “foi uma corrida de loucos, a uma certa altura nem eu próprio lá dentro sabia o lugar que estava, acabou por ganhar quem partiu de trás com pneus de chuva ou parou antes e todos nós que estávamos no grupo da frente a lutar pela vitória, acabámos por cair na classificação. Hoje não era o nosso dia, venceu quem arriscou na estratégia de pneus e não quem estava rápido, as corridas por vezes são mesmo assim”, revelou o piloto de Cascais, que mostra no entanto satisfação pela com a sua performance deste fim de semana: “voltámos a estar muito rápidos, quer a seco quer à chuva e acredito que em condições normais teríamos lutado pelo pódio. Estou rápido, sinto-me contente na BMW e sei que estamos no bom caminho. Ainda este ano vamos ter motivos para festejar!”, revelou com a garra que lhe é reconhecida. Numa corrida verdadeiramente atípica, o vencedor inesperado acabou por ser o alemão Christian Vietoris (Mercedes), que partiu apenas de 16º mas com uma estratégia de risco acabou por sair premiado desta 2ª ronda do DTM. No 2º lugar terminou o campeão em título Mike Rockenfeller, em Audi, com o Italiano Edoardo Mortara, também em Audi, a fechar o pódio.

A próxima corrida da época do DTM tem lugar daqui a quinze dias no circuito de Hungaroring, em Budapeste, uma pista em que António Félix da Costa saiu vencedor em 2012 e 2013 na GP3 e na World Series, portanto a motivação é alta para o desafio que se segue.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado