Quando os carros de corrida voam…

Por a 24 Abril 2017 14:29

Os carros de competição atingem tanta velocidade que por vezes voam, mais no passado do que na atualidade. No vídeo que mostramos podem ver-se alguns ‘carros voadores’ e também o que ajudou a tornar o nosso desporto mais seguro, quer para pilotos quer para o público.

O vídeo começa com o acidente mais mortal de Le Mans, que aconteceu em 1955, e onde morreram 83 espetadores, assim como o piloto francês Pierre Levegh que pilotava um Mercedes 307 SLR. Devido ao acidente a Mercedes retirou-se do desporto automóvel só voltando 25 anos mais tarde. A Mercedes volta a ser o centro das atenções 44 depois do acidente de Le Mans. Em 1999 três carros da Mercedes voltaram a voar em três dias seguidos. Mark Webber voou em dois destes acidentes que aconteceram igualmente em Le Mans.

Estes acidentes ajudaram na segurança quer em pista quer fora dela. Grades de proteção foram introduzidas para proteger os embates dos carros impedindo que cheguem à bancada. A NASCAR introduziu uma barreira de segurança (barreiras SAFER) que absorvem os impactos a alta velocidade e integram o equipamento de segurança do GP do Canadá de F1 deste ano. Os carros também têm várias melhorias para a segurança, como os cintos introduzidos em 1959, apêndices no tejadilho (flaps idênticos aos utilizados na aviação) que impedem o voo nos carros da NASCAR ou maiores ‘barbatanas’ nos LPM. Extintores a bordo ou células de combustível dão mais tempo aos pilotos de saírem dos seus carros. Graças aos voos do passado, os de hoje em dia são muito mais seguros, e a tendência será sempre serem mais.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Miguelgaspar
Miguelgaspar
7 anos atrás

A qualidade da Mercedes a vir ao de cima…

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

O Mark Webber deve ser o recordista, também levantou voo em Valencia em 2010 quando bateu num Lotus.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Minuto 1:43, escapou por um triz!

can-am
can-am
7 anos atrás

Estes protótipos da Mercedes Benz de 1999 eram realmente espectaculares. Carros bonitos e que enchiam o olho ao contrario dos atarracados e horriveis protótipos de hoje. Os carros voaram, tanto nos treinos como na prova devido a erros na concepção aerodinâmica, algo inusitado numa marca com o capital de experiência e de meios como a Mercedes. Nesta prova o Lamy, que fazia parte da equipa Mercedes,tinha todas as hipóteses de ganhar se a marca não decidisse retirar todos os carros ainda em prova depois do voo do Webber. Acabou por ganhar um protótipo aberto da BMW, que era o mais… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  can-am
7 anos atrás

Não só este, mas os protótipos dos anos 80 e 90 eram simplesmente espectaculares e de encher o olho. Carros como o Mazda 787B, Sauber C9 e Porsche 962.

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Os grupo C e os GT1 eram qualquer coisa… mesmo nada a ver com os prototipos de hoje.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado