O porquê da Red Bull colocar os seus jovens pilotos a correr no Japão
No inicio dos anos 90, a Super Fórmula chamava-se All-Japan Formula 3000. Era um ramo da série internacional Formula 3000, o que fazia com que os pilotos se interessassem muito.
Ao longo dos anos, a série foi evoluindo, até que em 1996 passou a chamar-se Formula Nippon. Pilotos como Ralf Schumacher ou Pedro de la Rosa venceram a Formula Nippon e depois progrediram para a Fórmula 1.
No início dos anos 2000, esta série começou a ser menos popular, com o aparecimento da GP2, passando a ser uma série mais virada para os pilotos japoneses. Mas, há já alguns anos que a Red Bull tem colocado muitos dos seus pilotos jovens por lá. Agora tentamos perceber o porquê.
Adaptabilidade
A única pista que a Super Formula visita, que está no calendário da Fórmula 1, é Suzuka. Todas as outras são território completamente desconhecido para os pilotos europeus. Assim, a Red Bull consegue testar a velocidade e o talento puro destes novos pilotos. Se um piloto conseguir adaptar-se bem numa pista completamente desconhecida, é uma clara mais valia.
Rivais experientes
Para muitos pilotos japoneses o pináculo do desporto motorizado é a Super Formula. Como existem muitas equipas de fábrica, um piloto consegue ser bem pago neste campeonato. Assim, os pilotos conseguem estar durante muito tempo na série. Podemos dar o exemplo de Andre Lotterer, que esteve 15 temporadas a correr aqui.
Por isso, para um piloto como o estónio Juri Vips, o desconhecimento das pistas será uma grande desvantagem. Mas, se Vips vencer estes ‘veteranos’, então é algo bom. Vencer por aqui pode dizer-nos mais sobre Vips do que se este vencesse na Fórmula 2, pois é uma série com muitos pilotos jovens.
Atrás da Fórmula 1, estes são os carros mais rápidos
A Fórmula 2 pode ser o caminho ‘oficial’ para a Fórmula 1, mas o carros da Super Formula têm menos potência que um F2, mas são muito mais leves e têm um chassis que gera mais downforce. Em Suzuka, os Super Formula são apenas oito segundos mais lentos que um Fórmula 1 – comparando os tempos das pole positions.
Parceria com a Honda
Apesar da parceria com a
Honda só ter começado em 2019, será sempre favorável ao fabricante japonês ter
um talento num carro com motor Honda na série japonesa.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI