O mito do Nordschleife

Por a 27 Maio 2017 09:16

O Nürburgring Nordschleife continua a ser o traçado mais temido e ao qual os pilotos, quase sem exceção dão mais reverência. Atualmente com os seus mais de 25 Km, o seu passado e a sua história encerram história e ‘estórias’ que davam para encher vários livros. E uma das mais interessantes ‘estórias’ são os recordes.

Durante muito tempo alguns pilotos de F1 tentaram boicotar a corrida, e não demorou muito até que conseguissem ‘banir’ o circuito para a F1. Por isso mesmo, o recorde pertence a um sport protótipo e apesar de Jacky Ickx ter vencido a corrida de 1983 do Mundial de Endurance realizada no Nordschleife, num Porsche 956, ainda é do seu colega de equipa, Stephen Bellof, o recorde oficial do Nordschleife, uns estonteantes 6m11.13s. Durante os treinos não oficiais para o Grande Prémio de F1 ali realizado em 1974, Niki Lauda registou 6m58.2s no seu Ferrari 312B3.

Mas em abril de 2007, Nick Heidfeld pilotou no Nordschelife um BMW Sauber F1.06 de F1, mas a BMW avisou logo que o carro estava limitado por razões de segurança, com pneus duros, altura máxima e velocidade máxima de 275 km/h.

Heidfeld fez três voltas no Nordschleife e versão curta da pista de Grande Prémio, portanto com 24.433 km de maneira a que não se fizessem comparações com o recorde. A versão oficial do registo obtido foi 8:34, trinta segundos mais lento que um Porsche 996 turbo do VLN, mas ali havia gato.

Heidfeld desacelerou para filmagens em Schwedenkreuz na primeira volta, Kesselchen na segunda e Döttinger Höhe na última. Mas os adeptos cronometraram os pontos em que Heidfeld rodou normalmente e reposto o tempo perdido, a ‘olho’, depois de muitas contas, diz-se nos ‘mentideros’ que o registo do F1 é semelhante ao recorde de Bellof. Os adeptos que respeitam esse recorde admitem que o BMW F1 teria feito.. 6m12!

A revista Road & Track escreveu que o registo de Heidfeld terá ficado nos 5:57 ou 5:58 só para o Nordschleife, o que bateria a barreira dos seis minutos pela primeira vez na história, mas esse valor foi encontrado medindo a velocidade em algumas curvas e com isso calculou-se o tempo. De acordo com a revista F1 Racing de Junho de 2006, engenheiros da BMW estimaram que o BMW-Sauber F1.06 poderia fazer 5m15.8s no Nordschelife e uma média de 237 km/h. E hoje como seria?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. Speedway

    27 Maio, 2017 at 11:43

    Circuitos como este nunca mais poderão ver corridas de F1, uma vez que a paranoia securitária é o cavalo de batalha das corridas desde há muitos anos.
    Já nos anos 70 quando os F1 lá corriam, os pilotos, que hoje lançam laudes e elogios ao circuito, o criticavam abertamente e corriam lá de má vontade (os Stewarts, Laudas, por exemplo e outros)! E não foi o acidente do Lauda que acabou com ele. A pista já estava condenada, seria apenas uma questão de mais ano, menos ano.
    E não só este, o antigo SPA era ainda mais empenhativo que o Nurburgring, e aconteceu-lhe ainda pior, cortaram-no todo e fizeram o mini SPA de hoje, mas que não é nada ao pé do que era o antigo traçado. E há muitos outros exemplos por esse mundo fora. As únicas pistas que nunca viram o seu traçado alterado foram…as ovais norte americanas ! E mesmo nestas não se pode cortar tanto para dentro nas curvas como antigamente!

Deixe aqui o seu comentário

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado