Quem foi o ‘Melhor Piloto de Le Mans’ dos 40 anos do AutoSport?

Por a 24 Novembro 2017 17:51

Os leitores do AutoSport escolheram e o Ricardo Grilo explica e relembra os melhores pilotos da história dos 40 anos do AutoSport, em Le Mans

As 24 Horas de Le Mans são uma corrida de ‘equipa’, e os resultados surgem sempre como consequência do esforço e qualidade dos pilotos em pista e do seu apoio nas boxes, mas há sempre alguns que ao longo da história, se destacam. Tom Kristensen reuniu, naturalmente, a maioria das preferências…

Escolher e ordenar os 10 melhores pilotos de Le Mans desde 1977 é um exercício que terá sempre algum carácter de subjetividade, mas não deixa de representar um exercício interessante. Neste caso particular, a escolha dos melhores, cruzando a frieza dos números com as nossas simpatias pessoais acabou resultar numa lista lógica, justa e bem equilibrada que aqui apresentamos, começando pelo 10º classificado. Não por uma questão de suspense, pois ele já foi quebrado mais acima, mas simplesmente porque queremos guardar o melhor para o fim…

Tom-Kristensen---Audi-(8)

Piloto da Audi de longa data, Frank Biela começou por ser um dos Ases do campeonato alemão de superturismos (DTM) antes de ser chamado, para surpresa de alguns observadores, ao novo programa de protótipos de Le Mans. Se o primeiro pódio em Le Mans 1999 pareceu fruto do acaso, logo no início de 2000 Biela venceu as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans, acompanhado de Emanuelle Pirro e Tom Kristensen. Melhor ainda, nos dois anos seguintes confirmou o triunfo francês com o mesmo trio. De “outsider” passou a favorito por mérito próprio. Sempre com Pirro (mas agora com Marco Werner) iria vencer ainda mais duas vezes a clássica francesa, em 2006 e 2007. E, em menos de uma década, o antigo piloto de turismos passou a ser um dos grandes nomes da endurance.

Em seguida, os leitores escolheram Marco Werner, um antigo adversário de Pedro Lamy na Fórmula 3 alemã. Nascido em Dortmund há 51 anos, Werner iria tornar-se conhecido no mundo da endurance devido ao inesperado triunfo com o Kremer K8 nas 24 Horas de Daytona de 1995. Depois orientou a carreira para o DTM e apenas foi chamado ao programa LMP da Audi em 2002 tendo vencido o ALMS em 2003 e 2004. O primeiro triunfo em Le Mans aconteceu em 2005, repetindo-se nos dois anos seguintes. Hoje retirado da competição de topo, continua a brilhar em provas secundárias. Em 2016 venceu no Le Mans Classic com um magistralmente bem pilotado Porsche 936.

Em seguida temos “os olhos de piloto” de Eduardo Freitas, ou seja, Yannick Dalmas. Com efeito, o piloto francês que agora é conselheiro do Director de Corrida do WEC foi um dos mais versáteis e competentes pilotos da sua geração. Inteligente e dotado de grande sentido táctico, conseguiu um feito notável, ao vencer por quatro vezes as 24 Horas de Le Mans pilotando para quatro equipas e marcas diferentes: Peugeot, McLaren, Porsche e BMW.

WRI2_Jacky-Ickx-4

No 7º posto surge um dos grandes nomes da endurance: o irrascível porém extremamente competente Bob Wollek. Com uma personalidade muito vincada, talvez fosse – a par com Jacky Ickx – um dos pilotos que menos dúvidas teria sobre as suas capacidades. Largando desde cedo os fórmulas em detrimento da endurance, construiu uma carreira a pulso que o levou a vencer todas as grandes clássicas da endurance… excepto as 24 Horas de Le Mans.

Mas, apesar do desaire, Wollek era um grande especialista da prova francesa, onde participou por 30 vezes, comandou por muitos quilómetros e conseguiu subir ao pódio por cinco vezes.

Já no ocaso da carreira, com mais de 55 anos, os jovens pilotos da Porsche admiravam-se a olhar para a telemetria de Wollek. Nenhum conseguia acompanhá-lo nas curvas lentas. Infelizmente iria morrer pouco depois, aos 56 anos de idade, atropelado enquanto praticava ciclismo perto do circuito de Sebring.

O sexto colocado na lista é o grande Hans-Joachim Stuck, filho de Hans Stuck, antigo piloto de GP da Auto Union. A par de uma carreira em turismos e monolugares, entre 1972 e 1998, Stuck participou 18 vezes nas 24 Horas de Le Mans. Foi um dos grandes pilotos do tempo dos Grupo C, onde apostara a sua carreira depois de perceber que com 1,94 m de altura não encaixava nos Fórmula 1 típicos dos anos 80. Gostava particularmente do Porsche 962C que considerava ter a combinação perfeita entre potência e apoio aerodinâmico. Ao volante deste modelo venceria por duas vezes em Le Mans, batendo também o recorde da volta em 1985, ao qualificar o seu Porsche à média de 251.815 km/h. Uma marca que se manteve imbatível durante 32 anos!

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Simpático, discreto, divertido e excelente piloto, Emanuele Pirro surge no 5º lugar desta lista. Estreou-se cedo em Le Mans, com apenas 19 anos de idade, na edição de 1981. E detestou a experiência, pois achou tudo uma loucura, confirmando os seus receios quando assistiu ao acidente mortal de Jean-Louis Lafosse. Posteriormente foi piloto de Fórmula 1 (com 40 participações em GP) e um grande especialista em Turismos.

Regressaria a Le Mans apenas em 1998, com o seu amigo “Dindo” Capello no Mc Laren de Thomas Bscher. No ano seguinte, voltou a convite da Audi, subindo ao pódio com um dos novos R8R. Le Mans mudara muito e já não era a insensatez do passado. E Pirro tomou-lhe o gosto. Com Biela, Kristensen ou Werner iria triunfar por cinco vezes subindo ainda por mais quatro vezes ao pódio. Além de ter conseguido dois títulos absolutos no ALMS.

Tendo cumprido 75 primaveras na passada semana, Derek Bell foi outro dos grandes nomes de Le Mans onde alinhou por 26 vezes entre 1970 (Ferrari 512 S) e 1996 (McLaren). E é o 4º colocado na nossa lista. Com Jacky Ickx construiu uma dupla quase imbatível que, curiosamente, apenas se juntava para a prova maior da temporada. Venceram por 3 vezes em conjunto. Depois, com Holbert e Stuck vieram mais dois triunfos, com os Porsche 962C oficiais. No final da carreira, já agraciado como “Membro do Império Britânico”, ainda sonhou vencer em Le Mans com o seu filho Justin. Falhou por pouco, ainda assim conseguido um pódio na edição de 1995.

1973_11

No terceiro posto desta lista encontra-se o piloto recordista de participações em Le Mans, o francês Henri Pescarolo. Na realidade, Pescarolo fez um pouco de tudo no desporto automóvel dos ralis à Fórmula 1, mas foi na endurance que melhor pode exprimir as suas capacidades. Participou em Le Mans entre 1966 e 1974 ao serviço da equipa Matra, tendo como resultado três triunfos e um violento acidente nos ensaios de 1969 que o deixou gravemente ferido (as barbas escondem as marcas das queimaduras). Depois de um período com resultados mais discretos em que colaborou com Jean Rondeau, em 1984 Pescarolo sentou-se ao volante de um Porsche 956 da equipa Joest e venceu mais uma vez as 24 Horas de Le Mans. Embora tenha passado pela Lancia e pela Jaguar, foi com a Courage que o francês continuou a marcar presença até 1999. Depois criou a sua própria equipa que lutou por um triunfo em Le Mans até 2012, tendo como melhor resultado dois segundos lugares em 2005 e 2006.

No segundo posto desta nossa lista os leitores colocaram “Mr Cool” um piloto com uma personalidade muito especial que durante muito tempo foi o recordista de triunfos em Le Mans. Referimos, claro, o belga Jacky Ickx que também foi o responsável pelo fim da partida “tipo Le Mans” ao recusar-se a correr para o carro na edição de 1969. Onde iria vencer com o Ford GT40 de John Wyer. Dividindo a endurance com a Fórmula 1, regressaria aos triunfos em 1975, novamente na equipa de Wyer e acompanhado por Derek Bell. Depois seria contratado pela Porsche onde venceu quer no Mundial de Marcas, quer no Mundial de Sport, quer nas 24 Horas de Le Mans, incluindo a mítica cavalgada de 1977 que o levou de último até ao primeiro lugar absoluto, ao volante do Porsche 936 com as cores da Martini. Não terá sido por acaso que foi o primeiro piloto a ver atribuído o título de cidadão honorário de Le Mans.

D.-Capello-(ITA),-T.-Kristensen-(DAN),-A.-McNish-(GB),-Audi-Sport-Team-Joest,-Audi-R15.-Circuit-des-24-Heures

E o que dizer do piloto que os leitores do Autosport elegeram como o Melhor de sempre em Le Mans?

Estreou-se ao volante de um protótipo no Japão, em 1992, ao volante de um Toyota TS-010 de Grupo C. Mas depois só cinco anos mais tarde voltaria a pegar no volante de outro protótipo… para vencer a edição de 1997 das 24 Horas de Le Mans!

Dois anos depois, desistiu quando o seu BMW V12 LMR comandava a prova. A passagem para a Audi ajudou ao resto: vencedor por seis vezes consecutivas entre 2000 e 2005 (uma delas ao volante de um Bentley), voltaria a vencer em 2008 e em 2013, somando 9 vitórias absolutas na maior corrida do mundo. E mais uma extra, nos 1000 km de Le Mans de 2003. Capaz de rodar durante os seus “stints” em ritmo tão regular como elevado, por vezes parecia ter capacidades sobre-humanas, tal era a sua superioridade em pista. Como corroboração da sua competência, com seis triunfos, detém também o recorde de vitórias nas 12 Horas de Sebring. O seu nome é, como já adivinharam, Tom Kristensen, justamente denominado “Mr Le Mans”. Ou traduzindo por extenso, o melhor piloto de sempre em Le Mans.

Top 10

Pilotos Le Mans/Nome

1-Tom Kristensen

2-Jacky Ickx

3-Henri Pescarolo

4-Derek Bell

5-Emanuele Pirro

6-Hans-Joachim Stuck

7-Bob Wollek

8-Yannick Dalmas

9-Marco Werner

10-Frank Biela

Kristensen

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so23101706
so23101706
6 anos atrás

É extremamente injusto não figurar aqui o Allan McNish.

FormulaTwo+1
Reply to  so23101706
6 anos atrás

Totalmente de acordo!

can-am
can-am
6 anos atrás

Piloto de Le Mans é uma coisa. Piloto de Endurance é outra.Porque le Mans é só uma prova dum conjunto vasto que forma o campeonato. Há pilotos que ganharam muitas provas do mundial e que nunca ganharam em Le Mans. Neste tipo de provas o papel do piloto está diluído por 2 ou por 3. É muito difícil ter certezas. Na minha opinião o Kristenssen está longe de ser o melhor, embora também aqui nunca se podem comparar pilotos de épocas diferentes. Mas as vitórias que ele obteve foram quase todas muito fáceis ou pelo menos em anos onde a… Ler mais »

josemj
josemj
6 anos atrás

Concordo em grande parte com o comentário do membro CAN-AM, principalmente sobre a facilidade das muitas vitórias de Kristenssen, correndo em várias oportunidades pela melhor equipe, com pouca concorrência real. A frase “Nada que se possa comparar aos anos 60 e inícios dos 70 onde havia 4 ou mais construtores a lutar pelas vitórias e a competitividade era muito maior” é absolutamente verdadeira e perfeita, e eu ainda acrescentaria a baixa confiabilidade nas décadas citadas. O fato de que a confiabilidade aumentou muito, facilitou muito o aumento de vitórias e até títulos dos pilotos pertencentes as grandes equipes nos últimos… Ler mais »

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