assinaturas

FPAK aplica medidas disciplinares a Luís Barros e Gustavo Moura

Por a 7 Janeiro 2017 15:25

A FPAK aplicou uma medida disciplinar a Luís Barros por eventos sucedidos na última jornada da Legends Cup no Algarve Classic Festival. A federação resolveu suspender efetivamente a licença desportiva do piloto da Trofa por dois anos, além de aplicar uma multa de 5000 euros.

Recorde-se que, logo após cortar a meta, Barros interferiu na luta que seguia à sua frente pela categoria FEUP 3 do Desafio Único, entre Luís Delgado (cujo carro era preparado pela AMOB Racing de Luís Barros) e Hélder Moura (adversário deste na luta pelo título da divisão integrada na Legends Cup). A estes faltava completar a última volta, enquanto Barros já tinha recebido a bandeirada de xadrez.

Curiosamente, Gustavo Moura, cuja câmara do seu carro tinha filmado toda a cena, do incidente que resultou na pena agora atribuída a Luis Barros, foi também ele alvo de uma medida disciplinar, mas por motivos completamente diferentes, que se explicam facilmente. Em 2013, Gustavo Moura tinha-se envolvido num incidente na prova do Desafio Único no Estoril Motorsport Festival, e esse incidente só teve resolução disciplinar em 2015, tendo na altura ao piloto sido atribuída uma pena suspensa de dois anos.

Mais recentemente, no Algarve, o piloto teve um incidente numa das suas corridas, com um piloto espanhol, do qual foi considerado culpado e daí resultou uma pena de multa, normalmente a menos gravosa das sanções, mas que teve o efeito de despoletar a pena suspensa que vigorava desde a sanção que foi alvo em 2015. Portanto, a pena de dois anos de suspensão que era suspensa, tornou-se agora efetiva. O comunicado FPAK pode ser lido na íntegra aqui. e o vídeo onboard do carro de Gustavo Moura pode ser visto abaixo.

assinaturas

22
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
ze-do-pipo
Membro
ze-do-pipo

Luís Barros deveria ter sido afastado definitivamente da competição. Mas 2 anos é melhor do que nada. Agora quanto a Gustavo Moura algo não bate certo… Vejamos: 1. Ou o Autosport/Paulo Manuel Costa se enganou na data de 2013??? Ou a ser verdade a data de 2013, foram “desenterrar/inventar” algo para o penalizar… O que não abona nada à actuação da FPAK!

atuaprima
Membro
atuaprima
ze-do-pipo
Membro
ze-do-pipo

Gostaria de salientar que não sou amigo de Gustavo Moura nem o conheço. Por mim foram “desenterrar” um facto antigo. Atentemos às datas: esse incidente aconteceu a 24.10.2013, o Acórdão está datado de 28.10.2015 (2 anos para analisar um facto destes…). Moura estava sujeito a 1 a 5 anos de suspensão, e passo a citar “que a pena de dois anos de suspensão a aplicar, aos Arguidos deverá ser suspensa na sua execução por igual período”. Se neste incidente Moura fosse arguido, de algum modo culpado pelo sucedido, aí compreendia a penalização dado ainda estar dentro do prazo. Mas, segundo… Ler mais »

ze-do-pipo
Membro
ze-do-pipo

Quando digo “neste” quero dizer no incidente mais recente. Pelo que li no Acórdão em 24.10.2013 Moura foi “agressor”, mas no incidente mais recente Moura não terá sido arguido mas, apenas e só, vitima.

ernie
Membro
ernie

O caso do Sr. Luis Barros é vergonhoso. Deve ter visto muitos vídeos do Sr. Michael Schumacher e achou que podia fazer ainda melhor que ele.

Pascassio
Membro
Pascassio

Muito bem visto ! Que grande porco, esse Luis Barros!

ernie
Membro
ernie

Caro pascacio, não chame porco ao Sr. Luis de Barros, porque há uns anos fui banido do Autosport por me referir ao Sr. Michael Schumacher como Schwein (que é porco em alemão), e agora paira novamente sobre mim a ameaça de ser novamente banido por usar a figura de estilo “meter as patas pelas mãos” em relação ao Autosport tendo sido apelidado de mal educado e desrespeitador de quem trabalha. É por causa desse temor que sinto em relação ao “lápis azul”, e note-se que não quero fazer analogia com a censura de outros tempos, porque não é nenhuma autoridade… Ler mais »

ze-do-pipo
Membro
ze-do-pipo

Muito bem dito “ernie”! Adjetive-se, e fortemente as ações, e classifique-se os autores das mesmas como Senhores! As pessoas caracterizam-se e definem-se pelas suas acções. Os porcos (da espécie suína) têm direito ao seu bom nome, não há necessidade de os insultar ao compará-los com os da espécie humana. Quanto ao Autosport, compreendo e sou da mesma opinião, de que devemos evitar insultar as pessoas. Pelo menos oficialmente, embora oficiosamente o mereçam.

Kimi Iceman
Membro
Kimi Iceman

Acho que nem o Schumacher se lembraria de uma coisa destas.
Com 51 anos já devia ter algum juízo.

ernie
Membro
ernie

Completamente de acordo, por isso eu disse que o Sr. Barros ainda tentou fazer melhor que o Herr Schumacher e acho que conseguiu.
Caro iceman7, não estranhe esta coisa de eu tratar todos por Senhor, é só porque o Sr. Abreu ameaçou que me bania do Site por ser malcriado, e como em tempos ele já me baniu por me referir ao Sr. Schumacher como Shwein, eu agora tento ser mais educado, e respeitoso.

rfz
Membro
rfz

Não concordo consigo (embora entenda o seu argumento) pois tratamos alguém por senhor a um individuo que tem consciência do que faz, que possui algo (neste caso seria possuir valores e fair play…), que é cavalheiro. Ora este individuo não mostrou nada disso, pelo contrario e como tal tratar por senhor a um individuo que tem uma postura reles e desonesta é uma ofensa a quem pauta as sua atitudes com correcção, honestidade e decência!!

ernie
Membro
ernie

Voçê não percebeu que há uma grande carg de sarcasmo no meu comentário, mas deixe lá. Se lhe explico ainda sou banido. E para provar que estou de acordo consigo, tome lá um thumbs up. Cumprimentos.

rfz
Membro
rfz

este rafeiro sem caráter do barros devia ter sido banido para sempre do automobilismo!!!

ernie
Membro
ernie

Thumbs up. Mas não devia chamar rafeiro ao Sr. Barros, porque noutra encarnação (outro nick) fui banido do site pelo Sr. Abreu por chamar Schwein (porco) a Herr Schumacher. Por estar novamente sob a espada de Damócles, ou seja: sob ameaça de ser novamente e definitivamente atirado pela porta das traseiras, decidi tratar todos por senhor, independentemente se são uns javardos ou não (para os observadores, esclareço que javardo é um javali, o que não é exactamente um porco). De qualquer maneira, não acho de bom tom aplicar o termo rafeiro a este caso, porque os animais lá por não… Ler mais »

Kimi Iceman
Membro
Kimi Iceman

Há algum video no YouTube? Gostava de ver como foi.

legorfindir
Membro
legorfindir

Encontrei este, não é relativo ao texto mas mostra como é o Barros.

https://www.youtube.com/watch?v=IZsaCfLsu18

ze-do-pipo
Membro
ze-do-pipo

Por acaso, esse vídeo é precisamente o relativo ao tal incidente.

legorfindir
Membro
legorfindir

O texto refere interferência na luta entre Luís Delgado e Helder Moura.
Neste video apenas se vê o contacto entre o Gustavo Moura e o Luis Barros.

ze-do-pipo
Membro
ze-do-pipo

Tem toda a razão “legorfindir”, eu não tinha percebido. Quer então dizer que para além do que se vê Barros fazer a Gustavo Moura no vídeo, terá eventualmente havido algo mais feito a Hélder Moura? É isso? Agora ainda fiquei mais curioso…

ze-do-pipo
Membro
ze-do-pipo

Este vídeo. Onde o Barros já tinha cortado a meta, e o Moura estava na última volta.
http://autoracing.sapo.pt/luis-barros-suspenso-por-2-anos-e-gustavo-moura-multado/

kanen27
Membro
kanen27

Lus Barros fica com pena suspensa durante 2 anos ou não pode participar em qq competição durante 2 anos?

ze-do-pipo
Membro
ze-do-pipo

Se dizem que “resolveu suspender efetivamente a licença desportiva do piloto”, ou seja, o que está suspenso é a licença desportiva e não a pena, logo não poderá participar em provas durante 2 anos.

últimas LEGENDS CUP
últimas Autosport