Kia Picanto GT Cup: Boas estreias, parabéns a todos e até Vila Real!

Por a 14 Maio 2018 23:27

Depois de Lourenço Raposo Magalhães, de regresso à competição após 16 anos de ausência, ter feito o primeiro dia de prova, no segundo foi a vez de José Supico ‘aterrar’ em Braga apenas com o conhecimento virtual do traçado da Rampa da Falperra. O 8º lugar da geral, a sensivelmente cinco segundos de Manuel Gião, deixam-no otimista para o futuro: “Faço um balanço muito positivo. Entrei com as expetativas muito em baixo e a verdade é que saio daqui satisfeito com a minha prestação. As duas primeiras subidas foram muito lentas porque ainda não tinha o traçado na cabeça, mas na última passagem soltei-me mais e adorei a sensação de curva e contra-curva na serra. Nunca tinha experimentado e foi fantástico! Ainda não consegui absorver a grandeza disto tudo. Foi o primeiro passo e estou a adorar. O carro está inacreditável e a Kia tem vindo a fazer um grande trabalho. Acho que é um projeto que está a descolar e que vai dar alegrias a muita gente.”

A fazer as vezes de Henrique van Udden, o outro vencedor do Kia Racing Opportunity com quem irá partilhar o Picanto GT Cup em todas as provas do Troféu, Rui Silva leva também “um saldo positivo” desta prova, apesar de não ser um adepto de rampas: “A Falperra é uma prova muito gira, mas é muito difícil ficar a conhecer o seu percurso em cinco minutos, além de representar um risco bastante elevado. Quero chegar ao final da temporada sem qualquer dano, por isso procurei, acima de tudo, ficar a conhecer melhor as reações e o comportamento do carro. Agora é preparar tudo a fundo para Vila Real.”

Segundo classificado na categoria Júnior, o piloto de 23 anos admite que muito mudou desde que venceu o concurso promovido pela Kia Portugal, em parceria com a CRM Motorsport e o Circuito do Estoril: “Sem dúvida que tudo aconteceu muito depress de terça a sexta-feira. Tive que falar com a namorada para mudarmos as férias, procurar garantir alguns patrocínios, arranjar hotel e preparar o equipamento. Agora sinto-me mais ambientando, em casa, cada vez mais à vontade com os pilotos e criando laços de amizade.”

LUTA A TRÊS

A evoluírem claramente na confiança e conhecimento do Picanto, Nuno Caetano, Leonor Espinhal e João Santos ficaram separados por menos de dois segundos, o que atesta a proximidade entre todos os participantes no Troféu.

Para o residente no Reino Unido Nuno Caetano, um piloto para quem a velocidade estonteante não é novidade, pois já várias vezes disputou a mítica prova TT Ilha de Man, nas motos, a competição tem tudo para dar certo: “Foi um bom teste e uma boa experiência. Encarei esta prova com o objetivo e conhecer o carro e não cometer erros. Diverti-me ao volante e isso é o mais importante!”, destacou.

Conversar com “pilotos experientes” ajudou Leonor Espinhal a baixar o seu tempo e a cumprir os dois objetivos definidos para esta segunda corrida, “não ficar em último” e “baixar dos 3m00s”: “Estou muito feliz porque superei claramente as minhas expetativas. Revi os vídeos on board, mas foi de facto estar à conversa com o Manuel Gião e outras referências o que me ajudou verdadeiramente a baixar os tempos. Estou, sem dúvida, a confiar muito mais no carro e parece-me que a nossa relação está cada vez melhor”, referiu a piloto.

Igualmente afetado pelas paragens no decurso desta edição da Rampa da Falperra, João Santos referiu o impacto do arrefecimento da temperatura dos pneus no resultado final: “O dia começou de forma positiva, com o tempo a melhorar e algumas alterações nas pressões dos pneus do carro a deixarem-me mais confortável com o seu comportamento. Mas na segunda corrida o carro estava a escorregar muito, o que me fez perder algum tempo. Ainda assim, estou globalmente satisfeito com o fim-de-semana, bom para aprender o comportamento do carro e o que poderemos fazer nele até Vila Real”, enalteceu o piloto do concessionário Kia “Corvauto”.

GUILHERME DAL MASO QUER REPETIR EXPERIÊNCIA

Com apenas 16 anos e sem qualquer experiência prévia no automobilismo, Guilherme Dal Maso estreou-se na 39ª Rampa da Falperra com uma belíssima prestação, tendo impressionado pela sua maturidade ao volante numa prova marcada pela flutuação das condições climatéricas: “Fui evoluindo à medida que as condições se iam alterando e a verdade é que acabei o dia a tirar 30 segundos à minha primeira passagem. Neste momento, o que que mais me interessa é aprender. O carro está perfeito e divertido, tudo o que nós experimentámos até agora funcionou e não houve nenhum incidente, portanto gostei desta experiência e espero repeti-la”.

Pensado precisamente para que os jovens possam iniciar ou continuar as suas carreiras, Guilherme Dal Maso enalteceu ainda o trabalho realizado pelos parceiros no desenvolvimento do Kia Picanto GT Cup: “Penso que é um carro muito divertido de conduzir e que nos permite adaptar-nos à sua condução à medida que vamos evoluindo. Sou completamente novo neste mundo e acho que o carro é perfeito para isto. Não é por ficar em último que vou ficar triste ou desistir de correr. Fiquei bem comigo e com o carro, e isso é o mais importante”.

Para João Seabra, diretor-geral da KIA Portugal, o arranque do KIA Picanto GT Cup não poderia ter sido melhor: “Lutas muito próximas entre todos os participantes, carros inteiros e muito público na estrada dão-nos a certeza de termos acertado no formato misto do Troféu, com passagens por duas rampas e pelos mais emblemáticos circuitos nacionais. O grande ambiente que se viveu no Village Kia Picanto GT Cup deixa-me ainda confiante quanto ao espírito com que os nossos pilotos estão a encarar estas corridas, evidenciando grande desportivismo e muito fair-play. Ver os Júniores tão próximos dos Pros e os Pros tão próximos dos Júniores, em pista e fora dela, é um motivo de grande orgulho. Muitos parabéns e até Vila Real!”, concluiu o diretor-geral da Kia Portugal.

Num fim-de-semana sem qualquer problema mecânico, Tiago Raposo Magalhães, por seu turno, agradeceu o “incansável apoio da Kia neste projeto”, disponibilizando quadros de reconhecida qualidade técnica que garantissem, juntamente com a CRM Motorsport, que nada falharia na assistência aos pilotos e equipas do Troféu nesta primeira prova do campeonato: “Felizmente, nada, além de consumíveis — óleo e gasolina —, foi necessário substituir nos carros, querendo por isso dar os parabéns a todos os pilotos pela mentalidade com que encararam esse desafio e a todos os parceiros que nos ajudaram a tornar este projeto em realidade. Obrigado!”

Classificação Corrida 2:

1 – #141 Manuel Gião (GUEST), 2:47.746s

2 – #127 Hugo Araújo (1º PRO), +0.327s

3 – #138 Filipe Serra (PRO), +0.724s

4 – #133 Hugo Marcos (PRO), +2.636s

5 – #139 Francisco Esperto (PRO), +3.126s

6 – #136 Mariano Pires (1º JÚNIOR), +3.608s

7 – #129 Francisco Marrão (PRO), +4.375s

8 – #132 José Supico (PRO), +5.510s

9 – #131 Rui Silva (JÚNIOR), +6.615s

10 – #130 Nuno Caetano (PRO), +9.636s

11 – #140 Leonor Espinhal (JÚNIOR), +10.112s

12 – #128 João Santos (PRO), +11.547s

13 – #135 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR), +17.527s

Classificação Corrida 1:

1 – #141 Manuel Gião (GUEST), 2:48.217s

2 – #131 Henrique van Uden (1º PRO), +0.829s

3 – #127 Hugo Araújo (PRO), +2.509s

4 – #138 Filipe Serra (PRO), +3.118s

5 – #132 Lourenço R. Magalhães (PRO), +4.183s

6 – #136 Mariano Pires (1º JÚNIOR), +6.944s

7 – #129 Francisco Marrão (PRO), +7.031s

8 – #139 Francisco Esperto (PRO), +7.101s

9 – #133 Hugo Marcos (PRO), +7.105s

10 – #128 João Santos (PRO), +10.022s

11 – #130 Nuno Caetano (PRO), +12.980s

12 – #135 Piero Dal Maso (PRO), +15.699s

13 – #140 Leonor Espinhal (JÚNIOR), +18.025s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado