Henrique Chaves lidera Campeonato

Por a 10 Junho 2019 09:00

Henrique Chaves concluiu a ronda de Spa-Francorchamps do International GT Open com mais um bom resultado, ao terminar no segundo posto, o que lhe permite liderar o Campeonato de Pilotos após o terceiro evento da temporada.

A jornada começou com mais uma qualificação extremamente disputada, com os onze primeiros a ficarem separados por menos de um segundo. O piloto de Torres Vedras esteve envolvido na luta pelas melhores posições da grelha de partida, ficando com o décimo lugar.

Determinado em recuperar de modo a poder estar de novo imiscuído na luta pelos lugares do pódio, ainda que tivesse de enfrentar um handicap na paragem para a troca de pilotos de cinco segundos, Henrique Chaves realizou um bom arranque e completou a primeira volta no sétimo posto.

O jovem português rapidamente começou a pressionar o sexto classificado, mas uma situação de Safety-Car, devido a um despiste de outro concorrente, colocou em pausa os seus ataques. Pouco depois, abria-se a janela de troca de pilotos e a Teo Martin Motorsport chamou imediatamente o McLaren 720S GT3 #59.

Apesar dos cinco segundos de handicap, a formação espanhola realizou uma boa operação de boxes e, quando a janela de troca de pilotos fechou, Martin Kodric estava no quarto posto. O colega de equipa de Henrique Chaves continuou a ganhar posições e quando cruzou a linha de meta estava no segundo lugar, assegurando o terceiro pódio da temporada do duo luso-croata. “Tivemos uma qualificação complicada, muito competitiva, e não ficámos com a posição na grelha de partida que desejávamos. Tínhamos de recuperar e, na primeira volta, consegui ganhar três posições, o que nos deixava numa boa situação para lutar por um resultado positivo. A equipa chamou-me às boxes no momento certo e isso permitiu-nos subir na classificação. O Martin fez o resto – realizou um bom turno, ascendendo a segundo e voltámos a subir ao pódio. Foi um resultado excelente”, apontou o piloto de Torres Vedras.

Um dia antes, Henrique Chaves também já tinha estado em alta, ao terminar a primeira corrida no terceiro posto, depois de uma performance notável numa pista difícil. Martin Kodric, o colega de equipa do português, qualificou o McLaren 720S GT3 #59 da Teo Martín Motorsport no nono posto, numa qualificação muito competitiva, com os onze primeiros a ficarem separados por menos de um segundo.

A prova foi iniciada com Safety-Car devido à chuva que se abateu sob o majestoso circuito desenhado nas Ardenas, prometendo dificuldades devido à pista traiçoeira que todos os pilotos tinham pela frente.

Martin Kodric completou a primeira volta na oitava posição, mas na oitava o asfalto de Spa-Francorchamps mostrou as suas dificuldades e o colega de equipa de Henrique Chaves não evitou um pião que lhe custou cinco segundos e um lugar.

Contudo, devido a uma penalização de outro concorrente, o croata entregou ao português o McLaren azul e branco no oitavo posto assim que a janela de troca de pilotos se abriu, estavam cumpridos trinta minutos de prova e doze voltas.

Com quarenta minutos de corrida pela frente, Henrique Chaves tinha como desiderato recuperar lugares e na décima nona volta era já quinto, continuando a ganhar tempo aos pilotos que se encontravam à sua frente.

Quando a chuva voltou, desta vez com mais intensidade, o piloto de Torres Vedras imprimiu um ritmo forte enquanto os seus adversários mais próximos sentiam dificuldades, subindo a terceiro no espaço de uma volta. A recuperação de Henrique Chaves acabaria com a entrada em pista do Safety-Car, devido ao agravamento das condições da pista.

Após mais uma subida ao pódio, o português mostrava-se satisfeito. “Foi uma corrida difícil com as condições da pista a mudarem, o que tornou a nossa vida muito complicada. No meu turno ataquei para ganhar posições, mas tive algumas dificuldades com pneus que sofreram bastante. Ainda assim, mantive um ritmo consistente e sem erros e conseguimos terminar na terceira posição, o que é um bom resultado e nos permite somar mais pontos para o campeonato“, apontou o piloto de Torres Vedras.

Desta forma e após três etapas da temporada de 2019 do International GT Open, Henrique Chaves soma três pódios – dois segundos lugares e um terceiro – estando na liderança do Campeonato de Pilotos juntamente com o seu colega de equipa com um ponto de vantagem para os segundos classificados. “Temos estado consistentemente na luta pelas posições do pódio, o que demonstra o bom trabalho que temos vindo a realizar desde o início da temporada. Estamos no comando do Campeonato de Pilotos, mas os nossos adversários são muito fortes e temos de continuar a evoluir o carro para continuarmos a bater-nos pelos lugares do topo”, concluiu o português. A próxima ronda da edição deste ano do International GT Open realiza-se no Red Bull Ring nos dias 13 e 14 de Julho

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas GT OPEN
últimas Autosport
international-gt-open
últimas Automais
international-gt-open
Ativar notificações? Sim Não, obrigado