Iberian Historic Endurance ‘brilhou’ em Jarama

Por a 3 Abril 2017 11:53

O maior ‘Historic Festival’ de Espanha, recebeu no passado fim de semana o segundo evento do Iberian Historic Endurance. Com uma grelha de 43 viaturas, as vitórias foram para o De Tomaso Pantera do alemão Lieck/Kelleners e dos portugueses Bastos Rezende/Pais do Amaral, em Porsche 911, na segunda corrida

Desta feita, o Iberian Historic Endurance partilhou o evento Jarama Classic com a Peter Auto, com cerca de 20.000 espetadores a passarem pelo circuito ao longo do fim de semana. A primeira corrida foi mais animada do que a qualificação antevia. Com o Gentlemen Driver a começar, o Pantera cai para a terceira posição. Assim o primeiro líder foi o Porsche 911 da dupla Chilena/Alemã. Já Bastos Rezende/Pais do Amaral fizeram um excelente início de corrida, saltando da 5ª para a 2ª posição e o Ford Escort de Miguel Ferreira subiu para o quarto lugar. O interesse do público no entanto focou-se na luta pela 6ª posição. Seis carros fizeram a delícia do público, incluindo cinco Porsche e o pequeno Diva GT que disputaram aguerridamente o lugar. Entre eles, encontrava-se a luta pelo melhor H1971 entre o Francês Raoux e o Espanhol Gutierrez. De seguida vinha a luta pelo melhor H1965, com John Sheldon a liderar e Carlos Barbot na sua traseira, ambos em Lotus Elan 26r durante os primeiros 20 minutos, até à troca de pilotos. Depois dessa troca, devido aos vários handicaps, foi o Porsche Andaluz de Alcala /Rodriguez que passou para a liderança, mas por pouco tempo, já que Ralf Kalleners vinha com um forte andamento com o seu Pantera, passando para a liderança mesmo antes do safety-car, devido a um Mini que ficou preso na gravilha em posição perigosa. No final, foi um sprint de duas voltas, com o Pantera Alemão a conseguir vencer. O segundo H1976 foi apenas 6º classificado com o Stephan Riederer com uma fantástica estreia ultrapassando Alcala/Rodriguez na última volta.

Na categoria H1971, Antonio Gutierrez foi primeiro da classe e segundo em pista, superando Alexis Raoux a escassos metros da meta, em carros idênticos. O terceiro classificado da categoria foi Alvarez de Manzano, uma surpresa com o seu Mini Cooper S. Na categoria H1965, Carlos Barbot acabou por se superiorizar, ao Jaguar de Javier Ortega com Luis Gama Rocha em terceiro, ao volante do bonito Lotus Cortina.

Por último, nos carros até 1300, onde um recorde de sete carros participaram, o Madrileno Alvarez de Manzano foi primeiro, com o Mini Português de Hipólito Pires / Tiago Raposo Magalhães segundo e o Ford Anglia de Antonio Castro, outro carismático ex-Piloto do campeonato de Espanha de GT, a estrear-se no HE com a terceira posição.

Segunda mais animada

A segunda corrida foi bem diferente, muito mais animada, com quatro líderes diferentes. O Porsche Chileno com Briones/Horn foi o primeiro líder, mas na segunda volta teve um problema mecânico deixando o Porsche 911 2.7 RS de Alcala/Rodriguez na liderança. No entanto, a dupla Madrilena Zorrila / Moreno queria ganhar junto do seu público e na 6 volta acabam por ultrapassar os Andaluzes. Após a troca de Pilotos, foi a vez dos Portugueses Bastos Rezende/ Pais do Amaral alcançarem o primeiro lugar da classificação. O Porsche preparado pela Garagem Aurora, partiu de 27º, mas fez uma prova consistente, recuperando lugares até à liderança a nove voltas do fim. Na segunda posição acabou por ficar o bonito Porsche de Zorrila/Moreno e em terceiro a equipa Andaluza com Alcala/Rodriguez.

Nos H1965, foi a lenda de Le Mans, John Sheldon, que venceu no seu Lotus Elan, com o magnifico Jaguar E-type de Javier Ortega segundo e Luis Gama Rocha em terceiro com o fiel Lotus Cortina. Já nos H1971, foi o Galego Jose Perez Fontan que ganhou, depois de uma prova espectacular lutando com o vencedor dos H1965. Já os Lisboetas Carvalhosa/Del Maso conquistaram mais um podium com o imaculado Porsche 911 S SWB e Hipolito Pires/ Raposo Magalhães surpreenderam ao volante do seu Mini com a 3ª posição. Com este resultado, a dupla da CRM Motorsport também ganhou a classificação até 1300, seguido pelo Madrileno Alvarez de Manzano  e pelo Ford Anglia de Antonio Castro.

A classificação mais importante do Iberian Historic Endurance, o Index de Performance, foi conquistada pelo Francês Vincent Tourneu, num excecional Porsche 356 Speedster.

Foto AMPaquete

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado