Carrera 80 estreia com alma no Jarama Classic: onde o passado acelera no presente
A temporada de 2025 da competição ibérica Carrera 80 arranca com duas corridas no programa do Jarama Classic, apresentando uma grelha de partida variada e uma série de carros que nos remetem para o auge das competições de Turismos e GT entre a segunda metade da década de 1970 e o início da de 1990.

O Circuito de Madrid Jarama – RACE é o palco simbólico e talvez o que melhor representa o espírito da Carrera 80. O circuito foi inaugurado oficialmente em 1967, pondo fim a um período de três décadas sem circuitos permanentes em Espanha e marcando o início de uma nova etapa para o desenvolvimento do automobilismo espanhol. Desenhado por John Hugenholtz, o Circuito del Jarama recebeu os primeiros grandes duelos ibéricos de velocidade, foi palco das emblemáticas provas de Turismos nos anos 1980 e viu nascer a nova geração de corridas de carros GT no final dos anos 1990, além de ter assistido em primeira mão ao crescimento da dinâmica dos troféus monomarca na Península Ibérica.
Esta edição do Jarama Classic conta com nomes históricos do automobilismo espanhol, como Jaime Puig, multivencedor do Iberian Historic Endurance, que estreia um Venturi 400 Trophy – um carro construído em 1993, mas que em 1998 venceu a categoria GT3 do Gran Premio Repsol – GTR Euroseries / 4 Horas de Jarama. Outro nome importante do automobilismo espanhol, com um vasto currículo no desporto, Jesús Díez Villarroel, estreia-se na Carrera 80 ao volante de um Porsche 944 Turbo. Regressam também Jaime Artajo de Nó e Jaime Artajo Navarrete, nomes bem conhecidos do automobilismo madrileno, com um BMW E30 325.
Entre os participantes locais, destacam-se pilotos conhecidos da competição ibérica, como Lucas González e Jorge Lopez, que regressa com o seu Porsche 968 CS – modelo que deu corpo à saudosa Copa Porsche 968 CS em 1993 – e os portugueses Cláudio Vieira/Lucas Vieira, com o seu espetacular Porsche 911 RSR, Manuel Moura Teixeira, com um Porsche 911 RS, e Pedro Poças, com o seu habitual Porsche 924. Todos estes carros estão preparados pela Aurora Motorsport, o braço desportivo da histórica Garagem Aurora portuguesa. Completando a classe GT COPA, embora não conduza um GT propriamente dito, está Teo Antonio com o seu BMW E36 325i.
Nos Turismos, os BMW E30 M3 prometem animar o numeroso público esperado, com Paulo Lima ao volante do exemplar preparado pela RP Motorsport – vencedor das duas corridas do ano passado – a enfrentar a concorrência do modelo idêntico da RodaClássica, que o francês Denis Gibaud partilhará com o antigo campeão nacional português Francisco Carvalho.
Ainda na categoria de Turismos, onde os carros japoneses sempre foram um farol, há a registar a presença de Dan Jimenez e da dupla Juan Alonso/José Antonio Zorrilla, com os seus aclamados Honda Civic, conhecidos pela fiabilidade e bom desempenho, bem como de João Neves com um Toyota Starlet, este na classe até 1400cc, ao qual se junta o Datsun 1200 de Guillermo Velasco e Francisco Freitas.
Nas classes GR1/N contam-se os dois Ford Escort RS2000 da dupla João Mira Gomes / Nuno Afoito e de Ricardo Pereira, que em 2024 fez excelentes exibições. Na categoria para os carros em especificação Grupo 2, juntam-se os Volkswagen Golf MKI de Javier Basagoiti e da dupla portuguesa Rui Moura/António Duarte, que deverão travar uma renhida disputa entre e não só, dado o modelo germânico ser um carro particularmente equilibrado para provas deste género.
Esta temporada, o uso de pneus slicks será liberalizado, sendo para isso aplicado uma paragem obrigatória nas boxes com duração mínima de 115 segundos invés dos 60 segundos para aqueles que optarem por usar os habituais pneus semi-slick.
Para Diogo Ferrão, o CEO da Race Ready: “Este será o início de uma nova fase da Carrera 80. Para além da grande diversidade de modelos e preparações, a introdução de pneus slick e semi-slick com diferentes handicaps — tal como acontecia no Historic Endurance — irá aumentar o factor estratégico das corridas, com algumas equipas a optarem por mais aderência em troca de paragens mais longas, e outras por menos aderência para ganhar tempo nas boxes. O resultado já é positivo, com um aumento de 30% na grelha em comparação com Jarama em 2024, aproximamo-nos dos 20 inscritos.”
No circuito dos arredores de Madrid, o programa do fim de semana começa oficialmente com uma sessão de qualificação às 10h00 de sábado, que será seguida pela primeira corrida de 40 minutos da temporada, marcada para as 14h40 do mesmo dia. A segunda corrida está agendada para as 15h45 de domingo (hora local), com transmissão em direto nas redes sociais da Race Ready.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






