GT3: Saiba quais os novos carros que estão para chegar

Por a 28 Janeiro 2021 16:35

O próximo ano, se a pandemia não adiar por mais um ano, marcará para a regulamentação FIA GT3 um novo ciclo de homologações de viaturas. Isto, em poucas palavras, quer dizer uma fornalha de carros novos que podem sair para o mercado.

Apesar da categoria FIA GT3 respirar de uma saúde acima do comum, comparando com outras categorias do desporto motorizado, a verdade é que vivemos dias conturbados, em que a economia global tenta recuperar da mais profunda recessão em décadas e o futuro não parece risonho para os motores a combustão.

Para as marcas é cada vez mais complicado justificar avultados investimentos em projectos desportivos que não envolvam electrificação. Contudo, devido ao seu custo e complexidade, a “competição eléctrica” parece ainda estar bastante inacessível aos privados. Por outro lado, a competição-cliente cada vez tem mais peso dentro dos departamentos de competição das marcas, o que mantém a categoria FIA GT3 ainda e sempre atractiva para os construtores.

Não há nenhum construtor que goste de falar do que se passa dentro das suas quatro paredes, mas aqui fica um pouco do que já se sabe sobre os futuros GT3:

BMW

Com o fim da Classe 1 do DTM e o virar das costas à Fórmula E no final de 2021, a categoria GT3 passará a ser o topo da competição automóvel no seio da BMW. O ciclo de vida do M6 GT3 chegou ao fim e a BMW Motorsport está desde o ano passado a desenvolver em pista o novo M4 GT3. A entrega dos primeiros carros aos clientes está previsto apenas para 2022, mas não está fora da equação que o carro da casa de Munique se estreie a correr ainda este ano em provas em que a homologação FIA GT3 não seja um requerimento (ndr: 24H SERIES, Nürburgring Langstrecken Serie, etc).

Chevrolet

A General Motors nunca teve a vontade, ou a necessidade, de rumar à classe GT3. Contudo, com o fim expectável da categoria GTE, ou GTLM nos EUA, a Pratt & Miller, a pedido da Corvette Racing, iniciou o ano passado um estudo de exequibilidade para a construção de um GT3 com o modelo C8. A Pratt & Miller conhece bem a classe dos tempos em que colocou em pista os Cadillac ATS-V.R oficiais no Pirelli World Challenge. Se nesta primeira vez os seus carros nunca foram disponibilizados a terceiros, o futuro da Chevrolet na categoria GT3 passa também por ter um programa para o apoio aos clientes dentro de dois anos.

Foto Concept

Ford

Depois das várias negas que levou o último modelo GT, que a Ford não conseguiu homologar na classe GT3, pois a SRO Motorsports sempre considerou o carro um protótipo e não um verdadeiro Grande Turismo, a marca da oval azul está agora a avaliar a entrada com o Mustang. O interesse cresceu com a vontade da IMSA em terminar a categoria GTLM, podendo trocá-la por uma categoria para pilotos profissionais com carros da categoria GT Daytona, os GT3 portanto. Um GT3 permitia à Ford a entrada numa série de novos mercados, onde não está agora representada. O Mustang já tem uma versão GT4, mas isso parece não incomodar os homens de Detroit que sabem que um GT3 terá uma muito maior exposição.

Glickenhaus

A Scuderia Cameron Glickenhaus está envolvida actualmente numa série de projectos, sendo um deles a homologação do SCG 004C que se estreou no ano passado nas provas de “endurance” no Nürburgring-Nordschleife. Equipado com um motor V8 de 6.2 litros da Chevrolet, o carro norte-americano não tem ainda homologação GT3, o que o tornaria muito mais apelativo para potenciais clientes. Para conseguir homologar o SCG 004 GT3 na classe FIA GT3, o pequeno construtor de Jim Glickenhaus terá de construir 12 exemplares no primeiro ano de homologação e é obrigado a ter 20 carros fabricados nos dois primeiros anos, números que não são fáceis de alcançar.

Maserati

O lançamento do Maserati MC20 deveria coincidir com o anúncio do regresso da marca do tridente à competição automóvel. A versão de estrada foi apresentada, mais tarde no que previsto em 2020, mas não foi divulgada qualquer iniciativa desportiva do sucessor do grandioso MC12. O construtor italiano terá realizado um estudo para uma versão GT3 do MC20 com base no motor V6 twin-turbo, no entanto, devido à pandemia, o projecto terá sido atirado para uma gaveta. Dentro do novo grupo Stellantis será em breve discutido o futuro a dar às marcas no plano desportivo e certamente aí se decidirá se o MC20 GT3 verá a luz do dia.

Porsche

O actual 911 GT3-R tem como base o modelo 991 e por isso a Porsche já está a trabalhar numa versão GT3 do modelo 992, embora não haja uma data para o seu lançamento. Os novos regulamentos permitem o acesso a conceitos e componentes de outros modelos, como o RSR, o Cup ou o Clubsport, o que é do agrado dos engenheiros de Weissach. Está estimado que o desenvolvimento de um GT3 demora dois anos e para dar tempo aos seus clientes de amortizarem o último modelo, o novo Porsche da categoria GT3 deverá ganhar vida em 2023. Aliás, é essa a data que a Porsche dá para a chegada do novo carro aos seus clientes mais impacientes.

Toyota

A marca nipónica está, por agora, representada na categoria pela Lexus (ver em baixo), porém várias equipas japonesas têm pressionado a Toyota Racing Development  (TRD), no Japão, a construir um GT3 com base no popular modelo Supra. Na Europa, a Toyota Gazoo Racing Europe preparou e comercializa o Supra na versão GT4, tem o compromisso de defender as cores da marca no FIA WEC, mas tem estado a desenvolver no maior secretismo um outro carro de competição. Em 2012, Colónia desenvolveu um Toyota LFA GTE, que chegou a testar em Portugal, mas que nunca correu. 

Os que estão de saída…

Mas se uns entram, outros saem. A Bentley anunciou no final do ano passado que cessou o seu programa oficial e o apoio aos seus clientes na classe GT3, o que significa que iremos, a partir de agora, ver menos Continental GT3s a competir. Quem também se prepara para sair de cena é a Lexus. O RC F GT3 nunca foi um caso de sucesso na Europa e não foi por acaso que a Lexus Europe retirou os apoios à competição. O carro sobrevive, no entanto, com resultados bastante interessantes nos EUA, Japão e Tailândia. A rival Nissan também desapareceu dos palcos internacionais. Todavia, os imponentes GT-R Nismo GT3 têm ainda uma presença representativa nos campeonatos nipónicos Super GT e Super Taikyu e foi por isso que a Nissan introduziu em 2020 uma versão “Evo” de um carro que vai para a sétima temporada.

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