GP Espanha F3: Rafael Câmara vence terceira corrida do ano

Por a 1 Junho 2025 11:12

Entre corridas Sprint e Feature, o brasileiro Rafael Câmara conquistou em Espanha a sua terceira vitória na temporada de 2025 da FIA Fórmula 3, controlando dois reinícios do Safety Car para converter a sua pole position num saboroso triunfo. Théophile Nael conquistou a P2 para a Van Amersfoort Racing, enquanto Alessandro Giusti completou uma ultrapassagem na última volta e assegurou o P3 para a MP Motorsport, o seu primeiro pódio no ano.

Câmara fez uma boa partida, mas Nikola Tsolov não, demorou a ganhar velocidade e caiu para oitavo quando chegaram à curva 1. O líder do campeonato manteve a liderança, à frente de Laurens van Hoepen e Nael, em segundo e terceiro, respetivamente, enquanto os três primeiros construíam uma diferença confortável para Tuukka Taponen, em quarto, no final da primeira volta.

O contacto entre Roman Bilinski e José Garfias provocou a entrada do Safety Car na volta 3, com a dupla a tocar-se na curva 4 e a parar. Com os carros libertados, a corrida recomeçou na Volta 8 e, depois de uma excelente partida da P10 da grelha, Martinius Stenshorne ganhou a P4 a Taponen na primeira curva. O dia do finlandês piorou na volta seguinte, quando abrandou e caiu para o fundo do pelotão.

Alessa-ndro Giusti subiu para os cinco primeiros e rapidamente se tornou quarto, com uma ultrapassagem a Stenshorne na primeira curva na Volta 11. Os três primeiros continuaram a afastar-se do pelotão de perseguição e tinham dois segundos de vantagem à volta 14, enquanto van Hoepen e Nael continuavam dentro do alcance do DRS na luta pela liderança. Mais atrás, Tsolov voltou aos cinco primeiros com uma passagem DRS sobre Stenshorne na volta 17. Ivan Domingues repetiu a manobra na volta seguinte para despromover o piloto da Hitech TGR para a sétima posição.

Na 18ª volta, o contacto entre Nicola Lacorte e Brando Badoer fez com que o piloto da PREMA Racing ficasse preso na gravilha da Curva 1, fazendo com que o Safety Car fosse novamente chamado.

A corrida recomeçou na Volta 21 e van Hoepen estava sob pressão de Nael na luta pelo pódio. O francês fez uma corajosa ultrapassagem por fora na Curva 1 para subir para segundo.

A luta entre os dois permitiu que Câmara escapasse para a estrada e saísse do alcance do DRS, conquistando a terceira vitória de 2025 para a TRIDENT.

Nael completou um forte fim de semana para a VAR ao terminar em segundo e, após uma ultrapassagem na última volta na Curva 1, Giusti conquistou o seu primeiro pódio na F3 em P3. Van Hoepen terminou em quarto para a ART, à frente de Tsolov em P5. Domingues foi sexto com Tim Tramnitz em P7. Noah Stromsted, Martinius Stenshorne e Callum Voisin completaram os pontos, depois de uma penalização de tempo por limites de pista ter feito cair James Wharton, da ART, na ordem de classificação.

Desta forma, Câmara aumenta a sua liderança no Campeonato de Pilotos e chega aos 105 pontos. Nikola Tsolov mantém-se em segundo e passa para 79 pontos em segundo, com Tim Tramnitz em terceiro com 70. Noah Stromsted é quarto com 56 pontos, enquanto Tuukka Taponen completa os cinco primeiros com 51 pontos.

A TRIDENT lidera com 176 pontos na classificação das equipas, à frente da Campos Racing na P2, agora com 130.

A MP Motorsport está logo atrás com 126 pontos, com a Van Amersfoort Racing a terminar um grande fim de semana em quarto lugar com 106 pontos.

A Rodin Motorsport e a ART Grand Prix estão empatadas com 90 pontos.

O Campeonato FIA de Fórmula 3 tem uma pequena pausa antes de retomar a ação com a 6ª ronda no Red Bull Ring em Spielberg, de 27 a 29 de junho

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Formula 3
últimas Autosport
formula3
últimas Automais
formula3
Ativar notificações? Sim Não, obrigado