Fórmula 3: Nikola Tsolov domina e ameaça a liderança do campeonato

Por a 29 Junho 2025 10:32

Nikola Tsolov garantiu uma vitória esmagadora, depois de conquistar a sua segunda vitória da temporada de 2025.

Numa performance dominante, venceu a corrida principal de domingo em Spielberg. Partindo da pole position, o piloto da Campos Racing teve um arranque excelente, distanciando-se para vencer no Red Bull Ring pelo segundo ano consecutivo.

Martinius Stenshorne, da Hitech TGR, recuperou da P15 na grelha para terminar em 2º lugar, enquanto Tim Tramnitz protagonizou uma recuperação semelhante, saltando da 17ª posição para o último lugar do pódio pela MP Motorsport.

Filme da Corrida

Tsolov, partindo da pole position, teve um excelente arranque, mantendo a liderança à frente de Brad Benavides, que também partia da primeira fila. Noah Stromsted manteve a terceira posição.

No entanto, na volta 2, Benavides bloqueou os travões na Curva 3, colocando Stromsted logo atrás do carro da AIX Racing.

O piloto americano aguentou-se, mas esta batalha permitiu que Tsolov abrisse uma vantagem de 1,9 segundos. O piloto da TRIDENT acabou por assumir o segundo lugar com uma manobra pelo exterior na Curva 3, e o também estreante Ugo Ugochukwu seguiu-o para alcançar a P3.

O dia de Benavides piorou na volta 4, com Rafael Câmara, Callum Voisin e Brando Badoer a ultrapassá-lo, fazendo-o cair para P7.

Na volta 6, Ugochukwu estava gradualmente a diminuir a distância para Tsolov na frente, embora o piloto da PREMA estivesse sob pressão de Câmara, que havia ultrapassado o colega de equipa Stromsted na Curva 4 para P3.

A recuperação do líder do Campeonato continuou na volta seguinte, enquanto lutava para passar Ugochukwu e chegar ao segundo lugar, com o objetivo de perseguir o rival pelo título, Tsolov.

Stromsted foi o próximo a efetuar uma manobra na volta 9, passando Ugochukwu na Curva 4 para assumir a P3. Martinius Stenshorne estava a ganhar posições após largar em P15 e, com uma ultrapassagem a Voisin, estava em quinto até ao final da volta 11.

O piloto da Rodin Motorsport caiu para P10 na volta 13, perdendo quatro posições para Tim Tramnitz, Mari Boya, Théophile Nael e Charlie Wurz.

Batalha pelas posições do pódio

De volta à batalha pelas posições do pódio, Stromsted estava a lutar para manter Ugochukwu atrás, mas ao tentar uma manobra na Curva 3, o estreante da PREMA Racing perdeu para Stenshorne. O piloto da Hitech TGR usou então o DRS para passar Stromsted para P3, com Câmara em P2 agora à vista. A recuperação de Tramnitz também continuou na volta seguinte, arriscando pelo exterior de Ugochukwu na Curva 7 para assumir o quinto lugar na volta 16.

Na frente, Tsolov estava 4,6 segundos à frente de Câmara no início da volta 18, mas o brasileiro não estava numa confortável segunda posição, já que Stenshorne se aproximou do TRIDENT a uma distância de DRS. O piloto apoiado pela McLaren assumiu o segundo lugar na volta seguinte na Curva 1, enquanto Tramnitz aproveitou a saída de pista de Stromsted na última curva para assumir a P4 na reta principal. O dinamarquês perdeu então para Ugochukwu e Boya.

Boya iniciou a volta 21 de 26 tendo acabado de registar a volta mais rápida da corrida e mergulhou para o interior de Ugochukwu na Curva 3 para assumir o quinto lugar. Wurz foi o próximo a passar Stromsted, contornando o seu colega de equipa TRIDENT na Curva 7 para assumir a P7 na volta 22.

A luta pela última vaga no pódio aqueceu na volta 24, quando Tramnitz se aproximou da distância de DRS de Câmara para o terceiro lugar. O piloto da MP mergulhou para o interior do brasileiro para assumir a P3. As dificuldades de Câmara continuaram algumas curvas depois, quando Boya fez uma manobra audaciosa na Curva 9, relegando-o para o quinto lugar. Ugochukwu foi o próximo a passar o piloto da TRIDENT, desta vez na Curva 5, derrubando-o para P6. Mas na frente, Tsolov havia construído uma liderança de mais de seis segundos sobre Stenshorne e cruzou a linha para conquistar a sua sexta vitória na F3 da temporada de 2025, chegando a um ponto do líder do Campeonato, Câmara. Tramnitz segurou Boya para conquistar o último lugar no pódio, com Ugochukwu em P5 e Câmara em P6. Wurz terminou em sétimo em casa, com Stromsted em P8, enquanto Laurens van Hoepen conquistou a P9 à frente de Voisin em P10.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. JoaoLima

    30 Junho, 2025 at 8:46

    Tsolov foi desclassificado

Deixe aqui o seu comentário

últimas Formula 3
últimas Autosport
formula3
últimas Automais
formula3
Ativar notificações? Sim Não, obrigado