Feature Race da Fórmula 3 com bandeira vermelha em Spa

Por a 27 Julho 2025 09:42

Mais uma frustrante corrida que não foi corrida em Spa! A corrida principal de Spa-Francorchamps foi interrompida com bandeira vermelha após duas interrupções causadas por condições meteorológicas muito adversas. Sem nenhuma volta completada, não foram atribuídos pontos, de acordo com o Regulamento Desportivo da Fórmula 3.

A volta de formação começou atrás do Safety Car, mas ainda em condições de chuva torrencial. James Headley fez um pião em Eau Rouge após ‘aquaplanar’ para fora da pista, enquanto à frente, Brando Badoer colidiu com a traseira de Tim Tramnitz. Isso deixou o piloto da PREMA Racing com danos que o tiraram da corrida e levou à bandeira vermelha. Depois de esperar que as condições melhorassem, a corrida foi retomada sob o Safety Car, mas houve mais ação quando Tasanapol Inthraphuvasak fez um pião ao tentar evitar o seu companheiro de equipa Nikola Tsolov antes da Curva 8.

O piloto tailandês tentou voltar à corrida, mas ficou preso num corretor, exigindo que o seu carro fosse recuperado.

A corrida foi então interrompida mais uma vez com bandeira vermelha e, pouco depois, foi anunciado que não seria retomada. Como nenhuma volta de corrida foi completada antes da paragem final, nenhum ponto foi atribuído.

Classificação do campeonato

Rafael Câmara leva uma vantagem de 28 pontos para Budapeste, mantendo a liderança do Campeonato de Pilotos com 126 pontos, à frente de Nikola Tsolov, em segundo lugar, com 98. Tim Tramnitz é terceiro com 93 pontos, Mari Boya é quarto com 85 e Martinius Stenshorne completa os cinco primeiros com 80 pontos.

A TRIDENT lidera a classificação das equipas com 232 pontos, à frente da Campos Racing com 221. A MP Motorsport segue em terceiro com 164, à frente da Van Amersfoort Racing com 124 e da ART Grand Prix com 119, em quarto e quinto lugares, respetivamente.

O paddock da FIA Fórmula 3 segue imediatamente para Budapeste para a penúltima ronda da campanha de 2025 no Hungaroring.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. Pity

    27 Julho, 2025 at 10:27

    A FIA e a Liberty têm de repensar a programação em países onde a probabilidade de chuva forte é maior. Na Austrália foi a F2 a ver a corrida principal ser cancelada, hoje foi a F3. Num programa tão preenchido como o da Bélgica, não há nada a fazer, mas eu tenho uma solução para o futuro, basta haver flexibilidade:
    Hoje em dia pode-se confiar na meteorologia, pelo que já se sabia que, hoje e àquela hora, a chuva seria intensa. Porque não inverter as corridas? Fariam sábado a Future e, caso fosse possível, fariam domingo a Sprint. Pilotos e equipas seriam menos prejudicados com a anulação duma Sprint do que com a duma Future.
    Em alternativa, fariam uma programação menos preenchida. Se houvesse mais espaço entre as várias corridas, seria menos complicado adiar uma delas, reprogramando os horários.

Deixe aqui o seu comentário

últimas Formula 3
últimas Autosport
formula3
últimas Automais
formula3
Ativar notificações? Sim Não, obrigado