FÓRMULA E, XANGAI: “NÃO CORREU BEM”, LAMENTA FÉLIX DA COSTA, APÓS A 13.ª POSIÇÃO; VITÓRIA DE MAXIMILIAN GÜNTHER (DS PENSKE)

Por a 31 Maio 2025 13:10

O piloto alemão Maximilian Günther, da DS Penske, venceu a ronda 10 do Mundial de Fórmula E, e o primeiro ePrix do fim de semana em Xanghai, China. Português António Félix da Costa, da Porsche, 17.º na qualificação, depois de dois primeiros lugares nos treinos livres, foi 13.º e baixou de terceiro para quarto no campeonato. Este domingo, às 08h05 em Portugal Continental, segundo corrida.

Por José Caetano

A competitividade da Fórmula E não pára de surpreender até os próprios pilotos. O português António Félix da Costa, da Porsche, depois de protagonizar os melhores registos nos treinos livres para o fim de semana do campeonato em Xangai, China (1.09,280 m no primeiro, 1.08,749 m no segundo), não conseguiu melhor do que a nona posição no Grupo A da qualificação (1.10,431 m), a 0,492 s do mais rápido, o alemão Maximilian Günther, da DS Penske, não conseguindo apurar-se para a fase de duelos que “arruma” as primeiras quatro linhas das grelhas de partida e atribui as “poles”, arrancando apenas de 17.º para o ePrix deste sábado, que representou a ronda 10 do Mundial. “Estranho”, escreveu o piloto nas redes sociais, espantado com a súbita perda de ritmo do 9XX Electric!…

“Hoje, não correu bem! Voámos durante as duas sessões de treinos livres, em que conseguimos mesmo as voltas mais rápidas, mas nunca encontrámos o equilíbrio de que precisámos durante a qualificação e conseguiu apenas o 17.º tempo. Já na corrida, mesmo arrancando muito de trás, até estávamos bem, entrada no ‘top-10’ muito rapidamente, mas a estratégia não funcionou de acordo com o programado. É frustrante, mas temos outra corrida já este domingo, provavelmente com chuva, e temos de reagir”, disse Félix da Costa no fim de ePrix em que foi somente 13.º e, por isso, não pontuou, o que representou a perda de posição no Mundial (baixou de terceiro para quarto). Pascal Wehrlein, o parceiro de equipa, e campeão em título, terceiro na qualificação, terminou a corrida em 12.º e também recuou de segundo para terceiro na classificação do campeonato…

Maximilian Günther, da DS Penske, foi o protagonista do dia. O piloto alemão, pela segunda vez nesta Época 11 (primeira em Jeddah, na Arábia Saudita), arrancou da “pole position” e venceu ePrix que teve a paragem obrigatória nas boxes (Pit Boost) para carregamento das baterias dos monolugares elétricos (quarta “pole” e sétima vitória na categoria). A equipa conseguiu mesmo uma “dobradinha”, com o francês Jean-Éric Vergne a terminar na segunda posição, após volta final magistral (ganhou duas posições!). Taylor Barnard, da McLaren, acabou em terceiro (quinto pódio em 10 corridas na primeira temporada no Mundial) e passou Wherlein e Félix da Costa na classificação de pilotos.

O comandante do Mundial, Oliver Rowland (Nissan), conseguiu a quinta posição e manteve vantagem muito confortável na classificação do campeonato: soma mais 86 pontos do que Barnard. A marca nipónica também continua a liderar as tabelas das equipas e dos construtores.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. Pity

    31 Maio, 2025 at 13:42

    A Porsche esteve muito mal, até em consumo de energia.

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado