FÓRMULA E, TÓQUIO: VANDOORNE VENCE, FÉLIX DA COSTA É 7.º
Por José Caetano, em Tóquio
O belga Stoffel Vandoorne, da Maserati, venceu a ronda 8 do Mundial de Fórmula E, a primeira corrida do fim de semana do campeonato de monolugares elétricos em Tóquio, Japão. O campeão da Época 8 não ganhava um ePrix desde o Mónaco-2022, a temporada do título.
Vandoorne e a Maserati impuseram-se numa corrida que a chuva tornou caótica e conseguiram-no de forma magistral, embora beneficiando da sorte que protege os audazes. Só 14.º na grelha de partida, o belga de 33 anos arriscou parar nas boxes para o carregamento obrigatório da bateria do Tipo Folgore muito precocemente e decidiu bem!
🟢GOING GREEN IN TOKYO🟢
The @Porsche Safety Car leads the way to start the race as the track is looking slippery.#TokyoEPrix pic.twitter.com/hCARPXcajm
— Formula E (@FIAFormulaE) May 17, 2025
Pouco depois, devido a problema no DS Penske de Maximilian Günther, o alemão que ganhou Tóquio-2023, precisamente com a Maserati, o diretor de corrida teve de ordenar a exibição da bandeira vermelha. No relançamento do ePrix, e com 20 voltas por cumprir, Vandoorne foi recuperando posições, acabando por assumir o comando quando os demais pilotos pararam nas boxes para o Pit Boost.
🔴Red flag is out🔴
The DS Penske of Günther has stopped on the edge of the track after losing power 🪫#TokyoEPrix pic.twitter.com/AXUo1LzLYH
— Formula E (@FIAFormulaE) May 17, 2025
Até à bandeira de xadrez, Vandoorne geriu a energia e a vantagem, ainda apanhou susto quando perdeu o controlo do Maserati, devido ao excesso de água na pista, chegando mesmo a tocar em muro no circuito, mas este incidente fê-lo perder só alguma da (muita) vantagem que tinha para o britânico Oliver Rowland, da Nissan, que controlou a primeira parte da corrida. Taylor Barnard, da McLaren, foi terceiro.
“Estou muito satisfeito com o resultado. A bandeira vermelha beneficiou-me, sim, mas arriscámos parar mais cedo e, depois, controlámos bem o que tínhamos para gerir, que não era pouco”, disse Vandoorne, que ganhou pela 4.ª vez em 95 ePrix na Fórmula E. O belga é 8.º no campeonato, com 44 pontos.
🟢We go green once again!🟢
The field bunches back up for a standing restart as Rowland get's us rolling.#TokyoEPrix pic.twitter.com/mrFEMTpE73
— Formula E (@FIAFormulaE) May 17, 2025
António Félix da Costa, no Porsche 9XX Electric, 11.º à partida, foi 7.º e consolidou a 2.ª posição no Mundial, mas perdeu mais 14 pontos para o 1.º, Rowland. Assim, cumprida a primeira metade da temporada, o português tem menos 60 pontos do que o britânico. Esta desvantagem ainda não é irrecuperável, mas piloto da Nissan vive o melhor momento de forma da carreira neste campeonato.
Back on top! 👏
49 races since his last victory, @svandoorne claims victory on the streets of Tokyo 🥳#TokyoEPrix pic.twitter.com/HVlXX0P85T
— Formula E (@FIAFormulaE) May 17, 2025
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





