Fórmula E, Félix da Costa: “Não vou baixar os braços”

Por a 12 Maio 2019 10:06

Não foi um desfecho feliz para António Félix da Costa, que terminou na sexto posição final na corrida do Mónaco da Fórmula E, que significariam oito valiosos pontos para o campeonato, mas viria posteriormente a ser excluído da prova devido a utilização indevida de energia durante a corrida desta tarde.

Se na qualificação voltou a ser bem notório a diferença de performance do grupo 1 para os restantes grupos, com Félix da Costa a ser o mais rápido deste grupo 1 (onde constam os cinco primeiros do campeonato), tempo que no computo dos quatro grupos daria apenas o 9º lugar da grelha ao piloto luso. Apesar disso Félix da Costa entrou em pista como sempre ao ataque e de imediato iniciou uma boa recuperação, ultrapassando vários adversários, até ao 6º lugar final.

Entre lutas e batalhas acabaria por suceder uma situação inglória para o português, que na última volta viu acionado o modo de potência de 225kw (limite legal são 200kw). Com esta situação, apesar de não ter ganho qualquer vantagem pois a corrida estava já definida, o piloto da BMW seria excluído da prova, perdendo oito importantes pontos no campeonato.

No final AFC afirmava que “é um pouco dececionante perder estes pontos assim. Não foi sequer um erro, foi um botão acionado a 300 metros da meta, que em nada alterou o resultado. Já aconteceu com vários pilotos e muitas vezes sem qualquer penalização, mas os comissários decidiram assim. Há que aceitar, regras são regras, é apenas frustrante que não sejam sempre aplicadas do mesmo modo a todos. De qualquer forma saio daqui do Mónaco em 4º do campeonato e mantenho-me na luta. Não vou baixar os braços e vamos para a próxima corrida com vontade de vingar este mau dia.”

No meio deste “circo” a vitória na corrida do Mónaco acabou por sorrir a Jean Eric Vergne, seguido de Oliver Rowland com Felipe Massa em 3º a obter o seu primeiro pódio na Fórmula E. No campeonato Vergne passa a liderar com 87 pontos, seguido de Andre Lotterer com 86 e Robin Frjns com 81. Félix da Costa é agora 4º na tabela de pontos com 70, portanto tudo em aberto nesta ponta final de temporada da Fórmula E, com Portugal bem representado na luta do titulo de uma das mais importantes categorias do automobilismo mundial. A próxima prova da Fórmula E tem lugar em Berlim no dia 25 de Maio.

Campeonato Formula E após nove corridas 2018/2019:

  1. Jean Eric Vergne – 87 pontos
  2. Andre Lotterer – 86 pontos
  3. Robin Frijns – 81 pontos
  4. António Félix da Costa – 70 pontos
  5. Lucas di Grassi – 70 pontos
  6. Mitch Evans – 69 pontos
  7. Jerome D´Ambrosio – 65 pontos
  8. Oliver Rowland – 59 pontos
  9. Daniel Abt – 59 pontos
  10. Sam Bird – 54 pontos
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado